ColunistasDestaqueDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Em atividade prejudicada por batidas, Charles Leclerc encerra TL2 em Abu Dhabi na liderança

As bandeiras vermelhas foram acionadas pelas batidas de Carlos Sainz e Nico Hülkenberg. Leclerc liderou a atividade, seguido de perto por Lando Norris

Os pilotos da Fórmula 1 retornaram ao traçado nesta sexta-feira (24) no entardecer de Yas Marina para a realização do TL2. A atividade foi bem prejudicada por duas bandeiras vermelhas que tiraram muito tempo de ação dos competidores.

A primeira paralisação foi ocasionada por Carlos Sainz nos primeiros dez minutos de atividade. Com a barreira de proteção danificada, os fiscais começaram o trabalho de reconstrução. A pista foi liberada outra vez quando restavam apenas 25 minutos de atividade, mas Nico Hülkenberg perdeu o controle do carro, roubando cerca de dez minutos da sessão.

Charles Leclerc obteve o melhor tempo da sexta-feira, faturando uma marca na casa de 1m24s809, com os pneus macios. Lando Norris ocupou a segunda posição, separado por apenas 0s043 do monegasco, também realizando o uso dos pneus macios.

Max Verstappen por sua vez foi o terceiro colocado, acompanhado por Valtteri Bottas e Sergio Pérez. Zhou Guanyu foi o sétimo colocado com o segundo carro da Alfa Romeo, enquanto Lewis Hamilton deu um salto para o top-10 no final da atividade. Pierre Gasly e Oscar Piastri foram nono e décimo, respectivamente.

A atividade é bem inconclusiva, os competidores tiveram pouco contato com a pista e a forma como o TL2 se desenhou, foi ainda pior para os pilotos que forneceram os seus carros para os jovens pilotos no TL1.

Os poucos minutos que restaram de atividade, foram usados para verificar a durabilidade dos pneus macios e médios, poupando os compostos duros que devem ser usados na corrida deste domingo.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 10h pelo horário de Brasília, para a realização do TL3.

Saiba como foi o TL2 do GP de Abu Dhabi

Depois da realização do TL1 com a presença dos jovens pilotos, o grid completo de 2023 assumiu os seus carros para participar do TL2. A Red Bull foi a única equipe no TL1 que não contou com nenhum dos seus pilotos titulares ao volante durante a primeira sessão de treinos neste traçado.

Quando a atividade teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 34°C, com 27°C no ambiente.

Com a liberação do traçado, rapidamente os pilotos entraram na pista. Grande parte do grid usava os pneus médios, a exceção era Valtteri Bottas (trabalhando com os pneus duros), enquanto Logan Sargeant trabalhava com os compostos macios. Aos poucos os primeiros tempos apareciam na tabela, Kevin Magnussen já rodava na casa de 1m26s413, separado por 0s040 de Max Verstappen.

Após dez minutos de sessão, Carlos Sainz perdeu o controle do carro na curva 3 provocando uma bandeira vermelha. O espanhol comentou que achava que era um ar sujo que tinha gerado turbulência, mas poderia ser o bump na pista. A sessão demoraria para ser reestabelecida pela necessidade de retirar o carro da barreira de proteção, além da necessidade de arrumar essa parte do circuito.

Neste momento da atividade os dez primeiros eram: Russell, Ricciardo, Stroll, Magnussen, Verstappen, Piastri, Leclerc, Tsunoda, Bottas e Sargeant.

O cronômetro seguiu em regressiva, enquanto os competidores aguardavam nos boxes o reestabelecimento da atividade. Os boxes foram liberados quando restava apenas 25 minutos para o final da sessão. Grande parte do grid retornou aos boxes usando os pneus macios, enquanto alguns competidores apostavam ainda no uso dos compostos médios.

No entanto, a sessão durou apenas três minutos em bandeira verde, pois na sequência Nico Hülkenberg acertou o carro na saída da curva 1. O incidente do alemão aconteceu por ter perdido a traseira.

A sessão foi reestabelecida uma segunda vez, mas restavam apenas 15 minutos para o encerramento. Logo na saída dos boxes os pilotos já se estranhavam no duelo por espaço e para tentar obter mais tempo de pista livre.

Oscar Piastri que utilizava os pneus macios, cravou 1m25s361, assumindo a liderança momentaneamente. Lando Norris por sua vez, acompanhava de perto o companheiro de equipe com a marca de 1m25s625 trabalhando com os pneus médios.

Restando 11 minutos para o final, Charles Leclerc estabeleceu uma volta na casa de 1m24s809, com pneus macios novos. Neste momento os dez primeiros eram: Leclerc, Bottas, Gasly, Zhou, Piastri, Ricciardo, Norris, Tsunoda, Russell e Albon. Ainda existia uma certa variação de pilotos usando pneus médios e macios, os compostos duros eram ignorados, provavelmente em uma tentativa de conservá-los para poder estabelecer as estratégias da corrida.

A atividade seguiu e algumas posições se alternaram. Norris optou por usar os pneus macios nos últimos minutos da sessão e cravou 1m24s852, separado por apenas 0s043 do monegasco da Ferrari.

Com o cronômetro quase zerado, Max Verstappen entrou na casa de 1m24s982, com o jogo de pneus macios novos instalados no final da sessão. Leclerc se manteve na liderança, acompanhado por Norris e Verstappen. O grid ficou bem variado e tivemos uma sessão que não deu uma conclusão dos desempenhos, justamente pelo pouco tempo de pista verde.

Para finalizar o dia, os competidores que estavam no traçado tiveram a oportunidade de treinar a largada.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo