A Pirelli deixou Mugello com menos dados do que eram esperados para a sessão realizada na última sexta-feira (26) na Itália. A atividade tinha como objetivo comparar os compostos duros da próxima temporada, mas a chuva atingiu o circuito e atrapalhou o trabalho com os pneus de pista seca.
Quando a atividade foi programada, a fornecedora de compostos não esperava se deparar com dois dias de chuva no circuito, embora seja outono. Para o segundo dia de testes, a Ferrari disponibilizou Charles Leclerc e Zhou Guanyu, onde eles deveriam fazer a coleta de dados voltada para a comparação dos compostos duro da gama.
A programação do dia foi afetada pela chuva intermitente, que às vezes foi bastante forte, reduzindo o tempo de ação com os compostos slicks. Para não perder o dia, como a Pirelli estava munida de pneus intermediários e dos pneus de chuva extrema, eles foram colocados em ação.
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Pela manhã Leclerc completou apenas 25 voltas, todas com os intermediários – obtendo como melhor marca o 1m34s914. A tarde Zhou Guanyu também entrou na pista com os intermediários, mas também avaliou os de chuva extrema, antes de conseguir fazer algumas voltas com os pneus slicks. O piloto de testes chinês atingiu a marca de 75 giros, tendo como melhor tempo o 1m22s012.
Explicando os problemas da sessão e os próximos passos para os pneus de 2026, Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli, disse: “Infelizmente, o clima não ajudou. É uma pena, pois Mugello não é apenas um circuito maravilhoso, mas também muito exigente com os pneus, e teria sido útil ter uma programação consistente para definir os compostos mais duros”.
“Agora, teremos que finalizar o trabalho de análise dos poucos dados que coletamos nesses dias e cruzá-los com os das sessões anteriores para chegar às conclusões necessárias. Quanto aos compostos mais macios, ainda temos mais dois dias de testes no GP do México para finalizar a homologação.”
“Se quisermos ver os pontos positivos, pelo menos pudemos testar os pneus para chuva em uma pista real, coletados dados e insights que serão úteis para o desenvolvimento a médio e longo prazo. Por fim, gostaria de agradecer à Haas e a Ferrari pela cooperação nesses últimos dois dias.”
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