AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Chefe de equipe da Sauber elogia performance ‘impecável’ de Bortoleto na Bélgica

Gabriel Bortoleto conquista mais dois pontos no GP da Bélgica e recebe elogios do chefe da Sauber, Jonathan Wheatley, após desempenho consistente durante todo o fim de semana

Gabriel Bortoleto deixou o GP da Bélgica com mais dois pontos no bolso e elogios da Sauber. O brasileiro teve um desempenho consistente e sólido ao longo de todo o fim de semana, se destacando nas classificações e nas duas corridas – Sprint e principal. Sua performance não passou despercebida pelo chefe de equipe, Jonathan Wheatley.

“Gabi mais uma vez teve uma performance impecável. Ele foi muito sólido durante todo o fim de semana, nos treinos, na sprint e durante a corrida de hoje. Terminamos em nono, o que significa pontos pela quinta corrida consecutiva, o que é uma grande conquista e um reconhecimento ao trabalho árduo de todos na fábrica e na pista.”

O início da corrida foi atrasado por conta da chuva e da falta de visibilidade. O atraso significativo colocou dúvidas sobre qual pneu deveria ser usado e como administrar o início da prova.

Nas voltas iniciais, o top-10 se manteve praticamente o mesmo desde a largada, com exceção das inversões de posição entre Lando Norris e Oscar Piastri, além do duelo que envolveu George Russell e Alex Albon.

As paradas começaram na volta 11, quando a Sauber acertou chamando Nico Hülkenberg aos boxes no mesmo giro que Lewis Hamilton. O alemão herdou algumas posições e entrou na zona de pontuação, ocupando o nono lugar.

A equipe então acatou o pedido de Gabriel Bortoleto para inverter a posição com Hülkenberg, para que o piloto tivesse a passagem livre. Falando com o engenheiro no rádio, Bortoleto levou ao time que estava mais rápido, a Sauber então analisou a situação de pista e permitiu a ultrapassagem na curva 5. A troca não colaborou para Bortoleto superar Liam Lawson, mesmo assim, conquistou mais dois pontos.

“Estou feliz por ter voltado ao top-10 hoje. As condições foram muito desafiadoras, uma largada molhada e depois a pista seca sempre tornaram as coisas imprevisíveis, mas mantivemos o foco, fizemos as escolhas certas e conseguimos levar o nosso carro para o P9”, comemorou Bortoleto depois da prova.

“De modo geral, estou muito feliz com o desenrolar da corrida, sinto que extraímos tudo o que podíamos do nosso pacote. Nosso ritmo sólido durante todo o fim de semana, e isso é um crédito para toda a equipe por me dar um carro que se comportou bem em todas as sessões. Claro, como piloto, você sempre quer lutar, mais alto no grid, mas este foi um resultado sólido e mais um passo decente.”

“Marcamos mais dois pontos, e isso me dá um impulso extra de confiança para a próxima rodada em Budapeste em apenas alguns dias. Sinto que estamos indo na direção certa e estou animado para continuar acelerando e concluir a primeira metade da minha temporada de estreia em alta”, comentou.

Com os dois carros entre os dez primeiros, a Sauber apostou em mais uma parada para Hülkenberg, na volta 32, quando ele estava separado por mais de cinco segundos de Pierre Gasly. A instalação do novo jogo de pneus médios, por conta da degradação acentuada, não ajudou o alemão para retornar aos pontos, mesmo com pneus mais frescos. Hülk precisou se contentar com o décimo segundo lugar em uma prova que foi muito travada, principalmente para o pelotão intermediário.

“A corrida de Nico acabou se mostrando desafiadora. À medida que seu ritmo começou a cair na segunda metade da corrida, ficou claro que a estratégia original de apenas uma parada o deixaria exposto, então decidimos pará-lo novamente. Infelizmente, ele retornou atrás de Ocon, o que significou perda de tempo no trânsito, e não conseguimos maximizar a estratégia como planejado”, comentou Wheatley.

“Esses são os tipos de decisões que são sempre mais fáceis de avaliar em retrospectiva, e vamos revisá-las, cuidadosamente, na fábrica. No geral, foi um fim de semana encorajador para a equipe, e vamos tentar levar esse bom ritmo para a Hungria”, seguiu.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading