Piloto favorito dos fãs da NASCAR, Chase Elliott fez uma ultrapassagem na última volta para reivindicar a vitória na etapa de Talladega da NASCAR Cup Series na tarde de domingo – tendo que superar um de seus melhores amigos, Ryan Blaney, para ganhar o primeiro lance automático para a próxima rodada dos Playoffs da divisão em 2022.
Faltando duas voltas, Elliott mudou da faixa inferior do circuito de 2,66 milhas para a parte superior e recebeu um grande empurrão de Erik Jones – o impulso suficiente para superar Blaney por uma diferença de 0,046 segundos na linha de chegada conquistando a quinta vitória na temporada, sendo o recordista da divisão principal em 2022.
O ex-vencedor da Daytona 500, Michael McDowell, ficou em terceiro, seguido por mais dois pilotos de playoffs, Ross Chastain, da Trackhouse Racing, e Denny Hamlin, da Joe Gibbs Racing.
Chastain (além de Aric Almirola, da Stewart-Haas Racing) liderou o maior número de voltas do dia – cada um na frente 36 voltas – em uma tarde que apresentou as maiores mudanças de liderança da temporada (57) feitas por 17 pilotos diferentes.
Embora tenha sido um final de superspeedway tipicamente dramático, a ação foi tranquila para os padrões de Talladega. Apenas um dos seis períodos de bandeira amarela foi para um acidente com vários carros. Dois foram programados para os finais de segmento e os outros dois para incidentes com um único carro. O último incidente, que deixou a definição para as duas voltas finais veio para o carro parado de Daniel Hemric na entrada dos boxes.
No campeonato de pilotos, Chastain está em terceiro lugar, seguido por Hamlin e Joey Logano, do Team Penske, que terminou em 27º no domingo. O atual campeão da NASCAR Cup Series, Kyle Larson – que terminou em 18º em Talladega – está em sexto lugar na classificação, seguido por Daniel Suárez, da Trackhouse Racing, e Chase Briscoe, da Stewart-Haas Racing, no oitavo lugar nesta fase dos playoffs.
Austin Cindric está empatado com Briscoe em pontos, mas leva desvantagem nos critérios de desempate. William Byron (-11), Christopher Bell (-33) e Alex Bowman (-54) completam o atual Round of 12.
Bowman não correu esta semana, pois está se recuperando de sintomas semelhantes a uma concussão após um acidente no Texas na semana passada. O proprietário da equipe, Rick Hendrick, disse que Bowman será reexaminado pelos médicos nesta semana na esperança de obter autorização para retornar à competição na próxima corrida.
Bell e Byron, que entraram na corrida de domingo abaixo da linha de eliminação, não conseguiram marcar muitos pontos em Talladega. Byron assumiu a liderança no primeiro estágio mas acabou terminando apenas em 12º. Já Bell rodou na entrada dos boxes na volta 100 e perdeu uma volta antes da conclusão do segundo estágio, o piloto da Joe Gibbs tentou se recuperar, mas acabou apenas em 17º
A próxima corrida da NASCAR Cup Series será no próximo domingo,, com a última prova em circuito misto da temporada. A corrida será especificamente no Roval de Charlotte.
Top-10 da etapa de Talladega:
1 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
2 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
3 – Michael McDowell (Front Row/Ford)
4 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
5 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
6 – Erik Jones (Petty GMS/Chevrolet)
7 – Todd Gilliand (Front Row/Ford)
8 – Daniel Suarez (Trackhouse/Chevrolet)
9 – Austin Cindric (Penske/Ford)
10 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)
Round of 12 após 2 de 3 etapas:
Chase Elliott (1 vitória – classificado)
Ryan Blaney +32
Ross Chastain +28
Denny Hamlin +21
Joey Logano +18
Kyle Larson +18
Daniel Suarez +12
Chase Briscoe +0
Austin Cindric -0
William Byron -11
Christopher Bell -33
Alex Bowman -34
Fonte: NASCAR.com