ColunistasFórmula 1LivrosRepost

LIVRO: O Enigma do Autódromo de Interlagos

O GP Brasil de 1977 ficou marcado pelos vários carros acidentados na curva três do antigo traçado de Interlagos. O recapeamento feito às pressas somado ao forte calor de janeiro com a largada ao meio dia fez o asfalto literalmente descolasse soltando pequenos pedregulhos, fazendo com que os carros literalmente andassem sobre bolas de gude naquele trecho. Nada menos que oito carros se acidentaram ali: Jochen Maas (McLaren), Clay Regazzoni (Ensign), Ronnie Peterson (Tyrrell), Vitorio Brambilla (Surtees), Jacques Laffite (Ligier), Patrick Depailler (Tyrrell), John Watson (Brabham) e finalmente Jose Carlos Pace (Brabham).

zt41fy

As efemérides desta conturbada prova acabaram virando enredo de livro. O enigma do autódromo de Interlagos escrito por Stella Carr narra as aventuras dos jovens Marcos, Elois e Isabel durante o GP em Interlagos tentando impedir o vilão Barata Voadora, que com sua estranha arma parecida com uma luneta criava um campo magnético invisível arrebentando os carros na curva três. Nem o acidente de Mario Andretti cuja Lotus pegou fogo no sábado escapou a autora que em sua ficção transformou o incidente no primeiro teste da arma do vilão, que prometia eliminar todos os carros da prova.

Voltando a realidade esta prova marcou a primeira vitória de Carlos Reutemann na Ferrari e a última apresentação de Jose Carlos Pace em Interlagos. Os acidentes na curva três foram o estopim para que a prova fosse disputada no ano seguinte no novo e moderno autódromo da Barra no Rio de Janeiro, vulgo Jacarepaguá.

A efeméride final ficou por conta do italiano Renzo Zorzi que conquistou o melhor resultado de sua carreira chegando em sexto lugar com seu Shadow. Apenas sete carros cruzaram a linha de chegada, graças a Marcos, Elois e Isabel que impediram Barata Voadora de concretizar seu plano maligno.

o_enigma_do_autodromo_de_interlagos_1258919507b
Fonte: @skoobnews
Mostrar mais

Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading