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Charles Leclerc confirma bom desempenho da Ferrari e conquista a pole para o GP de Las Vegas

Para o GP de Las Vegas, Charles Leclerc conquista a pole, separado por apenas 0s044 do companheiro de equipe. Sainz lida com punição no grid de largada deste domingo

Charles Leclerc conquistou a pole para o GP de Las Vegas, o monegasco estava apresentando um excelente desempenho por todo o fim de semana e conseguiu obter a 23ª pole da carreira ao cravar 1m32s726 neste novo traçado que está marcando presença no calendário.

O monegasco terá ao seu lado neste domingo Max Verstappen. Embora Carlos Sainz tenha obtido o segundo lugar, o piloto espanhol recebeu uma punição equivalente a perda de 10 posições no grid de largada, após a Ferrari precisar trocar a bateria do seu carro, afinal o equipamento ficou danificado depois do incidente com a tampa de um bueiro no TL1.

Verstappen até tentou brigar pela pole, mas não conseguiu melhorar a sua marca na sua segunda tentativa de volta rápida. O holandês abortou o seu último giro do Q3.

George Russell se estabeleceu na quarta posição, representando a Mercedes no Q3, pois Lewis Hamilton foi eliminado no Q2, junto com Sergio Pérez. O inglês e o mexicano seguem para Las Vegas em mais um embate pela vice-liderança do Campeonato.

Pierre Gasly foi o quinto colocado com a Alpine, enquanto Esteban Ocon foi eliminado no Q1. Destaque para a dupla da Williams que avançou para o Q3 e realizou uma excelente classificação, Alexander Albon faturou o sexto lugar, enquanto Logan Sargeant seguiu a performance do companheiro de equipe para obter a sétima posição.
Valtteri Bottas com a Alfa Romeo, seguido por Kevin Magnusse da Haas e Fernando Alonso da Aston Martin completaram o Top-10.

O início do GP de Las Vegas está programado para às 3h (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi a classificação do GP de Las Vegas

Quando a sessão teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 17°C, com 15°C no ambiente.

Q1

Por conta do traçado frio e por ser uma sessão classificatória, os competidores apostavam na utilização da gama mais macia de pneus. O tráfego na pista ficava intenso, logo no começo da sessão, com os pilotos buscando os melhores tempos. Apenas a dupla da Mercedes e Aston Martin aguardou um pouco mais de tempo para liberar os seus competidores.

Assim como nos treinos livres, Charles Leclerc não demorou para surgir na ponta da tabela de tempos, o monegasco registrou 1m34s898, acompanhado por Logan Sargeant que cravou 1m35s061, separado por apenas 0s0163 do piloto da Ferrari.

Verstappen foi um dos últimos competidores a fechar a volta, o holandês superou a marca de Sargeant ao anotar 1m34s987. A classificação seguiu, com Leclerc permanecendo na pista e no quarto giro do composto pode melhorar a sua marca para 1m34s072, enquanto Carlos Sainz subiu na tabela para ficar com o tempo de 1m34s787.

Enquanto a dupla da Mercedes, assim como Alexander Albon buscavam os seus tempos ainda na terceira volta do composto. Com todos os pilotos obtendo ao menos um giro rápido, os dez primeiros eram: Leclerc, Pérez, Hamilton, Norris, Sainz, Verstappen, Albon, Alonso, Sargeant e Magnussen.

Restando seis minutos para o final do Q1, estavam na zona de eliminação: Ricciardo, Hülkenberg, Gasly, Tsunoda e Russell. O piloto britânico estava com dificuldade para melhorar a sua marca, enquanto Tsunoda teve uma das suas voltas rápidas deletadas.

Foi apenas no quarto giro do composto que Russell obteve o tempo de 1m34s726, para finalmente figurar entre os dez primeiros colocados.

O cronômetro seguia em regressiva e com apenas 4 minutos para o final da sessão, alguns competidores utilizavam pneus novos para buscar uma marca melhor no Q1, tentando se livrar de uma eliminação.

Sargeant seguia fazendo uma boa sessão, ficando outra vez entre os dez primeiros colocados. Uma bandeira amarela pintou no final da sessão, mas vários competidores conseguiram melhorar as suas voltas.

A dupla da McLaren foi eliminada, com a passagem de Daniel Ricciardo que conseguiu avançar ao Q2. Desde o GP de Miami os dois carros da equipe não eram eliminados no Q1.

Quando a classificação foi encerrada, pilotos como Hamilton, Russell, Albon, Zhou, Gasly e Bottas passaram a ser investigados por não respeitar o delta de velocidade no final da classificação. Enquanto Stroll era investigado por não ter respeitado as bandeiras amarelas.

Eliminados

16) Lando Norris – 1m34s703
17) Esteban Ocon – 1m34s834
18) Zhou Guanyu – 1m34s849
19) Oscar Piastri – 1m34s850
20) Yuki Tsunoda – 1m34s447

Q2

No início do Q2, alguns competidores usavam os pneus macios usados, tentando poupar compostos para o final da sessão. Rapidamente os tempos começaram a aparecer na tabela de tempos, Fernando Alonso era o terceiro colocado, mas com o tempo de 1m42s897. Sergio Pérez tinha entrado na casa de 1m33s965, com Charles Leclerc ocupando o segundo lugar ao registrar 1m33s966.

Quando Alonso conseguiu de fato completar uma volta rápida, o espanhol superou não apenas Pérez, como a dupla da Ferrari, cravando 1m33s880 com pneus macios novos. Hülkenberg abortou a sua tentativa de volta rápida com os pneus macios velhos, para seguir aos boxes e preparar o carro para uma nova saída.

A dupla da Mercedes seguia a mesma tática do Q1 de preparar os pneus por mais de uma volta, antes de buscar o giro rápido pelo traçado.

Assim que todos os pilotos contavam com ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Verstappen, Hamilton, Pérez, Russell, Alonso, Albon, Gasly e Magnussen.

A tabela de tempos ainda estava em modificação nos últimos minutos de atividade. Aqueles pilotos que usaram pneus macios usados no começo da sessão, apostaram nos pneus macios novos quando o cronômetro que marcava o Q2 se encaminhava para o final.

Lewis Hamilton e Sergio Pérez foram eliminados, com a passagem da dupla da Williams ao Q3.

Lance Stroll perde cinco posições no grid de largada após ter realizado uma ultrapassagem em bandeira amarela.

Eliminados
11) Lewis Hamilton – 1m33s837
12) Sergio Pérez – 1m33s855
13) Nico Hülkenberg – 1m33s979
14) Lance Stroll – 1m34s199
15) Daniel Ricciardo – 1m34s308

Q3

No início do Q3, novamente os competidores apostavam no uso dos pneus macios. A temperatura na pista estava na casa dos 17°C.

Charles Leclerc era o pole provisório com a marca de 1m33s021, separado por apenas 0s022 de Carlos Sainz. O espanhol perderá dez posições no grid de largada pela troca da bateria que a Ferrari realizou em seu carro após o incidente com o bueiro.

Max Verstappen aparecia na terceira posição com a marca de 1m33s104, separado por 0s083 de Leclerc. Fernando Alonso era o quarto colocado, acompanhado por Pierre Gasly, Kevin Magnussen e George Russell. Alexander Albon, Logan Sargeant e Valtteri Bottas foram os únicos que aguardaram mais tempo nos boxes antes de buscar uma volta rápida no Q3.

Nos últimos quatro minutos para o encerramento do Q3, os competidores foram retornando ao traçado.

Com o cronômetro zerado, Charles Leclerc cravou 1m32s726, melhorando ainda mais o seu tempo, após melhorar a volta no segundo setor. Sem conseguir melhorar o seu giro, Verstappen abortou o giro, pois não teria a possibilidade de obter um tempo que fosse superior à sua volta.

Sainz ficou com o segundo lugar, mas é necessário lembrar de sua punição, desta forma Verstappen será promovido ao segundo lugar.

Russell representou a Mercedes na quarta posição, seguido por Pierre Gasly. Alexander Albon e Logan Sargeant ficaram com o sexto e sétimo lugar respectivamente. Bottas, Magnussen e Alonso completaram o grid.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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