ColunistasPostW Series

Chadwick domina prova da W Series na França e conquista 5ª vitória na temporada 2022

Mesmo largando do terceiro lugar pós-punição, Chadwick conseguiu saltar para a primeira posição e venceu mais uma prova

Jamie Chadwick sobrou mais uma vez neste sábado (23) a pilota britânica começou a corrida da terceira posição, mas na primeira volta já liderava a prova. Em Paul Ricard, Chadwick conquista a sua quinta vitória da temporada 2022, com 100% de aproveitamento da temporada até aqui.

Tivemos a ação de dois Safety Car na prova e na segunda relargada Beitske Visser viu a oportunidade de atacar Chadwick e buscar a primeira posição, mas a pilota da Jenner Racing realizou uma corrida segura, recuperou a ponta e disparou na ponta.

Chadwick se aproveitou então da disputa que ocorreu entre Belén García, Nerea Martí e Visser pelo segundo lugar, para abrir distância e dominar a prova.

O SC atrapalhou um pouco a fluidez da prova, mas colaborou para algumas disputas ao final da prova. Alice Powell ficou com o quinto lugar, enquanto Marta García precisou lutar diretamente com Fabienne Wohlwend até o final da prova, para garantir o sexto lugar. Os 15 minutos finais a prova foram intensos, Sarah Moore e Abbi Pulling entraram pela disputa do sexto lugar.

Jessica Hawkins completou o Top-10 vendo muitas das disputas que aconteceram a sua frente em posição privilegiada, conquistando então o décimo lugar. Bruna Tomaselli foi a décima primeira colocada.

Saiba como foi a prova da W Series na França

Jamie Chadwick tinha conquistado a pole na classificação que foi realizada na sexta-feira, mas a britânica foi investigada por ter cruzado a linha de saída do pit-lane. Punida com duas posições no grid, Jamie começou a prova do segundo lugar, desta forma Beitske Visser foi promovida para a primeira posição, dividindo a primeira fila Nerea Martí.

O calor era intenso quando as pilotas entraram em pista, a temperatura no asfalto passava dos 50°C. Acreditava-se que no final da corrida as pilotas enfrentariam mais dificuldade com os pneus, justamente por conta da degradação dos compostos, mesmo eles sendo pneus mais duros.

Largada autorizada, Visser saltou na ponta, mas Martí não teve a mesma reação e logo caiu para o quarto lugar. Jamie Chadwick atacou rival e ao colocar o carro de lado, ganhou a primeira posição. Chadwick mostrava mais uma performance dominante e a punição adquirida só deu mais garra para a pilota recuperar o primeiro lugar.

Antes da primeira volta ser completada, o Safety Car entrou na pista, neutralizando a corrida. Na largada Abbie Eaton buscou conquistar posições, mas acertou Marta Garcia e ficou com a suspensão do carro da Scuderia W danificado, abandonando a prova na sequência.

As pilotas precisaram passar pelos boxes para que o carro de Eaton fosse removido da reta principal, desta forma a corrida poderia ser reestabelecida.

O Safety Car deixou a pista quando ainda restavam cerca de 22 minutos de prova. Chadwick foi controlando a relargada, mas já tinha uma certa distância para Visser. Quando deu o pé na reta principal, Chadwick garantiu a liderança com quase um segundo de vantagem. Kimiläinen perdeu posições e caiu para a décima sétima posição, mas conseguiu se recuperar, após um incidente entre Bustamante e De Heus.

Em uma corrida curta, um novo Safety Car entrou em pista prejudicando o ritmo da prova, De Heus bateu forte em Chambers e o carro da pilota da Jenner Racing ficou com a suspensão traseira danificada.

Neste momento da prova as dez primeiras eram: Visser, B. García, Martí, Wohlwend, García, Pulling, Hawkins e Moore. Tomaselli era a décima segunda colocada.

A prova foi reestabelecida mais uma vez quando restavam cerca de 14 minutos para o final. Nesta segunda relargada Chadwick tentou mais uma vez controlar a liderança, mas Visser aproveitou o momento para atacar ainda mais a sua adversária. García acompanhava a disputa que acontecia na sua frente. Chadwick perdeu a liderança momentaneamente, mas atacou novamente Visser. Belén García viu a oportunidade para colocar o carro de lado e assumir a segunda posição. Na sequência Visser também foi atacada por Nerea Martí.

De Heus foi punida com um stop and go de 10 segundos. Nesta relargada aconteceram várias disputas, como a briga interna entre Marta García e Fabienne Wohlwend. Pulling também estava na disputa, buscando o sétimo lugar de M. García.

Kimiläinen tentava chegar ao Top-10, mas foi ultrapassada por Juju Noda, retornando para a décima terceira posição. Na sequência, quando Visser cometeu um erro extravasando os limites de pista, Nerea Martí viu a oportunidade perfeita para buscar a terceira posição.

Chadwick liderava com folga, a pilota estabeleceu cerca de 1s8 de vantagem para Belén García.

Na oitava volta da prova as dez primeiras eram: Chadwick, B. García, Martí, Visser, Powell, Wohlwend, M. García, Pulling, Moore e Hawlins.

Com a corrida se aproximando do final, Marta García passou a atacar a sua companheira de equipe, mas na sequência foi a vez de Pulling partir para cima da espanhola. Moore viu uma boa oportunidade para brigar pelo oitavo lugar e na sequência ganhou a posição de Pulling, enquanto tentava se aproximar de García.

Marta García se aproximava de Wohlwend nas curvas e era o momento que a pilota tentava buscar a sesta posição. Em um toque roda com roda, a espanhola fez uma nova investida e na sequência recuperou a sexta posição. Moore também dividiu curva com Wohlwend, tentando pegar a sétima posição.

A perseguição seguiu até o final, com Pulling ainda buscando uma manobra para cima de Moorne.

Chadwick recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição, conquistando a quinta vitória da temporada 2022, com mais de 2 segundos de vantagem para Belén García. Nerea Martí completou o pódio. Pulling não conseguiu fazer a ultrapassagem em Moore, então precisou se contentar com o nono lugar.

Resultado da W Series na França – Foto: reprodução

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Adblock detectado

O BP É UM PORTAL INDEPENDENTE E OS ANÚNCIOS AJUDAM NA NOSSA MANUTENÇÃO, SE POSSÍVEL DESABILITE O SEU BLOQUEADOR DE ANÚNCIOS!!!