O CEO da McLaren Racing, Zak Brown, deixou em aberto a possibilidade de Lando Norris e Oscar Piastri competirem pela equipe nas 24 Horas de Le Mans. A tradicional prova de endurance é parte do WEC (Campeonato Mundial de Endurance), categoria em que a McLaren fará sua estreia em 2027, na classe dos hypercars, após encerrar seu programa na Fórmula E no fim da temporada 2024/25.
No momento, Norris e Piastri estão focados na Fórmula 1, onde travam uma intensa disputa interna pelo título da temporada 2025. O destaque do campeonato tem sido a forma como a McLaren tem se portado com os competidores, permitindo que eles disputem o título, mas seguindo as regras Papaya.
Os dois pilotos estão separados por apenas 31 pontos no campeonato, restando oito etapas para o fim da temporada. Ainda assim, Brown não descarta uma troca entre os programas da equipe no futuro.
Muitos pilotos têm demonstrado interesse no WEC, principalmente com a possibilidade que os pilotos da Fórmula E tem de participar dos dois campeonatos. Com poucas provas ao longo do ano, o Mundial é uma alternativa para alguns competidores, que aproveitam programas das marcas para competir nas provas de resistência.
Porém, é necessário lembrar que o longo calendário da Fórmula 1, além da mania da FIA de conflitar algumas datas, impede o intercâmbio dos pilotos da F1 com outras competições. Como a própria Indy 500.
Em entrevista durante a transmissão da ELMS (European Le Mans Series) em Silverstone, o CEO da McLaren, que lançará um livro em novembro, revelou detalhes sobre a formação da equipe para o WEC. Brown adiantou que o time terá uma mescla de juventude e experiência em seus carros e que alguns pilotos já foram contratados, embora seus nomes ainda não tenham sido divulgados.
LEIA MAIS: McLaren confirma participação na classe Hypercar do WEC a partir de 2027
“[Queremos] experiência, com certeza, juventude e experiência”, disse o piloto de 53 anos. “Temos alguns pilotos contratados que obviamente ainda não anunciamos, e estamos perto de contratar os outros.”
“Acho que vamos adotar uma fórmula de dois pilotos em cada carro e depois trazer um terceiro para Le Mans e Catar, e talvez um reserva.
O dirigente também ressaltou que, para provas mais longas, como Le Mans (24 horas) e Catar (10 horas), será necessário ampliar o número de pilotos por carro. Já nas corridas mais curtas, a tendência é manter apenas duas vagas na escalação.
“Ao observar e conversar com os pilotos de algumas dessas corridas mais curtas, a maioria delas, achamos que uma formação de dois pilotos é o caminho a seguir.
“Obviamente, esse não é o caso em Le Mans, você precisa ter três, no Catar são 10 horas, mas nas outras corridas você pode nos ver com uma formação de dois pilotos [em cada carro].”
A possibilidade de contar com Norris e Piastri foi mencionada por Brown ainda no início da temporada, durante a etapa do WEC no Catar. Segundo ele, os dois pilotos da Fórmula 1 demonstraram interesse em disputar Le Mans no futuro.
“Conversei com eles [Norris e Piastri] sobre isso… No futuro, definitivamente será uma opção”, confirmou o CEO da McLaren.
A entrada da McLaren no endurance promete agitar o grid da categoria e, caso se confirme a presença dos pilotos da Fórmula 1 em Le Mans, a expectativa em torno da equipe Papaya será ainda maior.
O time de Woking está em várias categorias e algo que se fala muito é sobre a possibilidade de surgir algumas oportunidades entre os pilotos.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Your ability to distill complex concepts into digestible nuggets of wisdom is truly remarkable. I always come away from your blog feeling enlightened and inspired. Keep up the phenomenal work!