AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Carlos Sainz surpreende ao faturar pole do GP da Cidade do México

Com a Ferrari dando sinais de bom desempenho, Carlos Sainz supera adversários para conquistar a sexta pole da carreira

Neste sábado (26) na Cidade do México, Carlos Sainz faturou a sua sexta pole na Fórmula 1. O espanhol que já vinha entregando um bom desempenho ao longo do fim de semana, estabeleceu a marca de 1m15s946, superando todos os adversários.

Sainz já tinha o marco da pole em sua primeira volta rápida, mas conseguiu melhorar ainda mais o seu tempo no final da classificação. Max Verstappen precisou superar uma primeira volta deletada, para conseguir se encaixar no segundo lugar com o tempo de 1m16s171.

Lando Norris inicia a segunda fila, por ter obtido o terceiro melhor tempo da sessão. Charles Leclerc foi o quarto colocado, com o outro carro da Ferrari.

A dupla da Mercedes conseguiu superar as dificuldades do início da classificação para formar a terceira fila, com George Russell em quinto e Lewis Hamilton em sexto.

Kevin Magnussen foi o sétimo colocado com a Haas, acompanhado por Pierre Gasly em oitavo. Alexander Albon começa a prova deste domingo na oitava posição, com Nico Hülkenberg em décimo.

Oscar Piastri e Sergio Pérez foram eliminados ainda no Q1, não colaborando com as suas equipes no final da sessão.

A Fórmula 1 retorna neste domingo, às 17h (pelo horário de Brasília) para a dispua do GP da Cidade do México.

Saiba como foi a Classificação do GP da Cidade do México

Depois dos treinos livres realizados no Autódromo Hermanos Rodríguez, a Ferrari e a McLaren mostraram um bom desempenho.

Quando ocorreu o início da classificação, a temperatura na pista estava na casa dos 44 °C, com 22 °C no ambiente, semelhante às condições enfrentadas no final da tarde de sexta-feira.

Q1

Rapidamente os pilotos eram enviados para a pista, grande parte do grid usando os pneus macios novos, mas a Ferrari optou por trabalhar com os pneus médios neste início de sessão.

Carlos Sainz obteve o tempo de 1m17s444, contra 1m17s887 de Charles Leclerc, liderando brevemente a tabela. Na sequência, Lando Norris superou a dupla da Ferrari, obtendo o tempo de 1m17s203 também de pneus médios. Oscar Piastri, no entanto, ficou apenas com a oitava colocação, pois cometeu um erro na sua volta, na sequência o piloto começou a perder espaço na tabela.

A Red Bull optou por não arriscar e liberou Max Verstappen com pneus macios. O holandês foi para a ponta anotando 1m16s998, superando Norris em 0s205.

Com todos os pilotos completando ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Verstappen, Gasly, Hülkenberg, Norris, Tsunoda, Sainz, Alonso, Lawson, Stroll e Albon.

Na zona de eliminação eram vistos: Russell, Ocon, Zhou, Piastri e Pérez.

A Pista continuava evoluindo e foi uma grata surpresa ver Gasly ocupando a terceira posição, com o tempo de 1m17s149 assim como Hülk que obteve a marca de 1m17s186. Piastri teve uma volta deletada por extravasar os limites de pista, na curva 12.

Norris saltou para a ponta da tabela quando passou a usar os pneus macios, cravando 1m16s505. Porém, seu companheiro de equipe foi eliminado já no Q1. O mesmo aconteceu com Sergio Pérez, que mais uma vez não conseguia avançar para o restante da classificação.

Colapinto também não obteve uma vaga, então coube a Albon representar o time no Q2.

Eliminados

16) Franco Colapinto – 1m17s558
17) Oscar Piastri – 1m17s597
18) Sergio Pérez – 1m17s611
19) Esteban Ocon – 1m17s617
20) Zhou Guanyu – 1m18s072

Q2

Com o início do Q2, Verstappen e Albon logo invadiram a pista. O holandês abriu a sessão com o tempo de 1m16s629, superando Sainz em 0s398, contra 1m17s090 do tailandês que figurava na terceira posição momentaneamente. Leclerc, por sua vez, começou o Q2 com uma volta deletada por extravasar os limites de pista na curva 2.

Após todos os pilotos completarem uma volta rápida, com exceção de Leclerc, os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Russell, Hamilton, Sainz, Gasly, Albon, Tsunoda, Lawson e Alonso.

Em uma nova saída, Verstappen melhorou o seu tempo para 1m16s514, para ser o segundo colocado. Leclerc fugiu de uma eliminação com o tempo de 1m16s641. Sainz fez o seu tempo na casa de 1m16s515, apenas 0s001 de diferença para Verstappen.

Novamente na curva 12, um piloto perdeu o controle do carro. Foi a vez de Tsunoda perder o controle do carro, quando arriscava mais uma volta rápida, tentando fugir de uma eleminação.

Alguns pilotos estavam tentando completar as suas voltas, quando o regime de bandeira vermelha foi instaurado.

Eliminados

11) Yuki Tsunoda – 1m17s129
12) Liam Lawson – 1m17s162
13) Fernando Alonso – 1m17s168
14) Lance Stroll – 1m17s294
15) Valtteri Bottas – 1m17s817

Q3

Logo de cara, os dez pilotos que avançaram para o Q3 foram liberados para a pista usando pneus macios novos. A temperatura da pista tinha caído um pouco, ficando na casa dos 36 °C.

Na primeira rodada de voltas rápidas, Carlos Sainz saltou para a ponta com 1m16s055, superando Leclerc em 0s360. Max Verstappen acabou com a sua volta deletada por cortar a curva 2, assim como fez Leclerc no Q2.

Russell se encaixou na terceira posição, com o tempo de 1m16s509, contra 1m16s651 de Hamilton. Norris aparecia apenas na quinta posição com a McLaren.

A nova saída para a pista aconteceu faltando três minutos para o final da sessão.

Carlos Sainz cravou a pole com o tempo de 1m15s946 estabelecido em sua última volta rápida pelo circuito. Verstappen apareceu no segundo lugar anotando 1m16s171, contra 1m16s260 de Norris.

Leclerc precisou se contentar com a quarta posição, seguido por Russell, Hamilton, Magnussen, Gasly, Albon e Hülk completando o top-10.

 


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo