O assunto mais comentado deste sábado é a mudança de Carlos Sainz Jr, ainda nesta temporada para a Renault, assumindo o lugar de Jolyon Palmer. Em primeiro momento essa decisão pode parecer estranha aos espectadores do esporte, porém essa mudança já havia ocorrido em 2012 com Niki Heidfeld que foi substituído por Bruno Senna na Lotus Renault. Atualmente no grid dois pilotos também entraram no meio da temporada, em 2011 Daniel Ricciardo substituiu Narain Karthikeyan pela HRT e em 2007 Sebastian Vettel ocupou a vaga de Scott Speed na Toro Rosso.
O anúncio ainda não é oficial, porém essa dança das cadeiras, acabaria refletindo em outras decisões para 2018, como a mudança da McLaren para os motores Renault e a Toro Rosso usando os motores fornecidos pela Honda. Para a Renault essa mudança é bem significativa e eles teriam um time de peso com Nico Hulkenberg e o então piloto da Toro Rosso.
Se a mudança vir a ocorrer para o Grande Prêmio da Malásia, Pierre Gasly vai fazer dupla com o russo Daniil Kvyat.
Nenhuma decisão ainda foi tomada para a substituição de Carlos Sainz, porém a Honda tem tradição em exigir um piloto seu a ocupar um lugar na equipe quando ela passa a fornecer o motor para a mesma ou seja Nabuharu Matsushita pode ser liberado da função de piloto de desenvolvimento da McLaren e ir assumir um papel de piloto da Fórmula 1 no próximo ano. O grande problema é que Matsushita não tem pontos suficientes na sua superlicença para assumir o lugar na F1 e teria que ter um final mais forte na F2 para aumentar as suas chances.