O TL2 realizado nesta tarde de sexta-feira (01) foi muito mais proveitoso para as equipes, a atividade aconteceu em pista seca, com os times podendo avaliar os seus carros. Carlos Sainz conseguiu a primeira posição depois de anotar 1m28s942, estabelecendo o melhor tempo do dia.
Lewis Hamilton foi uma surpresa na atividade, o inglês conseguiu completar a sessão no segundo lugar, depois de anotar 1m29s105, separado por apenas 0s163 do piloto espanhol da Ferrari. A sessão foi bem agitada, principalmente por conta da demanda gerada após o TL1 ser atrapalhado pela chuva.
A dupla da Mercedes aproveitou os últimos minutos da sessão para trabalhar a troca de vácuo, se preparando para a classificação que será realizada no sábado, buscando obter o melhor resultado para a dupla que está correndo em casa. Lando Norris conseguiu o terceiro lugar com a McLaren, entretanto, o grid está bem variado e pelo o que foi visto nesta sexta-feira é difícil atestar os resultados dessa sessão.
A Red Bull começou a sessão forte, mas Max Verstappen foi empurrado para o quarto lugar, mesmo trabalhando com os pneus macios; Sergio Pérez também ficou bem apagado na atividade, obtendo apenas o sétimo melhor tempo. Charles Leclerc fechou a sessão no quinto lugar, atrás do seu rival. Fernando Alonso figurou entre as primeiras posições e obteve a sexta posição ao final do TL2.
George Russell conseguiu o oitavo lugar, ficando dentro do top-10. Daniel Ricciardo da McLaren e Lance Stroll da Aston Martin completaram o top-10.
A Fórmula 1 retorna neste sábado para a realização do TL3 e a disputa da classificação, com a primeira atividade do dia programada para começar às 08h (horário de Brasília).
Saiba como foi o TL2 da F1 na Inglaterra
Quando a atividade começou a pista tinha secado, desta forma era possível trabalhar com os pneus de pista seca. A temperatura na pista estava na casa dos 32°C, com 19°C no ambiente.
Rapidamente os carros foram enviados para a pista para que os times começassem a coletar os dados das novas peças que foram introduzidas em seus carros. Como perderam o TL1 por conta da chuva, os times precisavam também usar a atividade para avaliar os pneus, assim como realizar algumas voltas em modo de simulação de classificação e corrida, bem como os testes aerodinâmicos. Sainz rapidamente abriu a tabela de tempos com 1m35s345, mas cerca de dez minutos depois Charles Leclerc tinha registrado 1m29s639 com a pista evoluindo rapidamente.
A dupla da Ferrari estava avaliando os pneus macios, enquanto Fernando Alonso, Alexander Albon, Esteban Ocon e Nicholas Latifi estavam guiando com os pneus macios. Verstappen estava separado por mais de 0s246 do tempo obtido por Leclerc. Norris fora enviado por flow-vis espalhado nos dutos de freio, enquanto a Williams também realizava testes no carro de Albon, espalhando o flow-vis por toda a lateral do FW44, verificando a passagem do ar nessas novas peças. A Ferrari também estava realizando testes na asa traseira e novamente essa mistura com parafina era utilizada para marcar o rastro da passagem do ar.
Alex Albon keeping a low profile in FP2 😁#BritishGP #F1 pic.twitter.com/fEw3FK0A59
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Ao completar a décima volta com os pneus médios, Sainz melhorou a sua marca para 1m29s543, ocupando a segunda posição. A Williams tinha a vantagem de estar trabalhando com os pneus macios, mas a equipe de Grove tinha fornecido novas peças para o carro guiado pelo tailandês.
Com 20 minutos de atividade uma pausa ocorria, desta forma a pista estava mais vazia, desta forma os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Verstappen, Pérez, Hamilton, Alonso, Albon, Ocon, Norris e Tsunoda.
Quando Valtteri Bottas foi devolvido à pista, o finlandês passou a ocupar a sexta posição registrando 1m30s519, com os pneus macios. Russell era o sétimo colocado com 1m30s583. Magnussen que tinha começado a atividade avaliando os pneus duros, também começou a utílizou os pneus macios e desta forma abandonou a vigésima posição para ficar no sétimo lugar com 1m30s532.
Norris surpreendeu com um primeiro setor muito veloz, conseguindo superar o tempo de Leclerc para ficar com o primeiro lugar, registrando 1m29s118, também trabalhando com os pneus de faixa vermelha.
Após a sessão completar 30 minutos, os dez primeiros eram: Sainz, Norris, Leclerc, Alonso, Russell, Verstappen, Pérez, Stroll, Tsunoda e Bottas. Alguns pilotos cometiam pequenos erros pelo traçado, principalmente por atacar as zebras do traçado.
A Alpine promoveu uma grande mudança nos sidepods, mas de qualquer forma Alonso seguia apresentando uma grande performance. A Williams deu prosseguimento aos testes aerodinâmicos, enviando Albon com o flow-vis na parte inferior do assoalho do FW44. O efeito bouncing era sentido neste retorno aos autódromos, os times também estavam tentando testar configurações para amenizar essas questões.
O piloto espanhol da Ferrari anotou 1m28s942, permanecendo na liderança da atividade.
Nos últimos 20 minutos a McLaren vivia uma lambança nos boxes, o macaco usado para levantar o carro teve problemas, depois o mecânico tentou encaixar o pneu ao contrário – o time tentava devolver Lando Norris para a pista com os pneus duros para uma verificação em modo de simulação de corrida.
A bumpy pit stop for Lando 😮
Looks like the rear jack failed before the tyres were strapped on#BritishGP #F1 pic.twitter.com/caQ9hqlhFo
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A Mercedes parecia estar com um bom carro para a etapa, Hamilton conseguiu ocupar o segundo lugar, registrando 1m29s105 em uma avaliação com os pneus macios. A Red Bull também avaliou os pneus macios, mas Verstappen ficou apenas com o quarto lugar, enquanto Pérez era o sétimo colocado.
Nos últimos dez minutos de atividade os dez primeiros eram: Sainz, Hamilton, Norris, Verstappen, Leclerc, Alonso, Pérez, Russell, Ricciardo e Stroll. Os times já tinha iniciado as avaliações em modo de simulação de corrida. O grid estava bem variado, mesmo com todos os pilotos trabalhando em algum momento com os pneus macios, pois os times tinham que dividir os seus pilotos nas avaliações e coleta de dados.