Neste domingo (27) Carlos Sainz conseguiu reverter a pole em vitória no GP da Cidade do México. O espanhol até perdeu a liderança da corrida pouco depois da largada, mas conseguiu buscar Max Verstappen para retomar a ponta. Depois de ultrapassar o adversário, vimos o piloto da Ferrari fazer uma corrida segura, controlar a sua parada nos boxes e cruzar a linha de chegada com uma vantagem de mais de 4 segundos para Lando Norris.
A prova não passou ilesa de polêmica, novamente envolvendo Lando Norris e Max Verstappen, que travaram um duelo mais duro, quando o piloto da McLaren tentou uma manobra de ultrapassagem. No entanto, desta vez os comissários optaram por punir o holandês, que recebeu 20 segundos de penalização.
Norris ainda precisou passar algumas voltas da corrida atrás de Verstappen, até ter o caminho livre para avançar para o terceiro lugar. Depois da sua parada obrigatória, o piloto da McLaren foi administrando a corrida e trabalhando para se aproximar de Charles Leclerc. Nas voltas finais o britânico conseguiu a ultrapassagem para ocupar o segundo lugar.
Charles Leclerc ficou perto de formar uma dobradinha para a Ferrari, mas por conta de um erro, perdeu a traseira do carro e foi superado por Norris. Nas últimas duas voltas da corrida, Norris viu a sua volta rápida ser retirada por Leclerc, que parou mais uma vez para instalar um jogo de pneus macios.
Lewis Hamilton e George Russell também travaram uma disputa interna importante ao longo da corrida. Em um momento parecia até que Russell tinha um desempenho superior, mas conforme a prova foi se aproximando do final, o ritmo deles se inverteu, apesar de uma estratégia semelhante. O heptacampeão mundial então conseguiu superar o companheiro de equipe, para ficar com o quarto lugar.
Apesar das punições e do problema com o carro, Max Verstappen ainda conseguiu terminar a corrida na sexta posição, salvando alguns pontos para a Red Bull. Sem sinal nenhum de Sergio Pérez, o piloto mexicano teve um desenvolvimento pífio ao longo da corrida, se envolveu em um incidente com Liam Lawson e ainda tinha uma punição. Pérez foi o último colocado da corrida, tentando fazer a volta mais rápida, para roubar o resultado dos adversários – mas não funcionou.
Kevin Magnussen faturou o sétimo lugar para a Haas, seguido por Oscar Piastri que obteve o oitavo lugar com a McLaren, depois de uma prova de recuperação. Pierre Gasly obteve o décimo lugar com a Alpine, fechando o top-10.
A Fórmula 1 já retorna na próxima semana, desta vez com a disputa do GP de São Paulo, com a categoria no Brasil.
Saiba como foi o GP da Cidade do México
Carlos Sainz surpreendeu a todos, faturando a pole para a prova deste domingo. O espanhol confirmou o bom desempenho da Ferrari neste traçado. A primeira fila ficou com o espanhol e Max Verstappen. Lando Norris obteve a terceira posição para a largada, tendo Charles Leclerc ao seu lado.
Apenas Esteban Ocon precisou começar a corrida do pit-lane, pois a Alpine decidiu substituir as baterias (ES) e a central eletrônica (CE). Com a alteração acontecendo depois da classificação e além das mudanças permitidas para 2024, restou ao piloto começar a prova dos boxes.
Apostaram nos pneus duros para o início da prova: Liam Lawson, Valtteri Bottas, Franco Colapinto, Sergio Pérez, Zhou Guanyu e Esteban Ocon. O restante do pelotão apostava nos pneus médios.
Largada autorizada, Carlos Sainz e Max Verstappen foram batalhando pela primeira posição até a primeira curva. O holandês contou com uma reação melhor, conseguindo colocar o carro à frente do adversário, rapidamente. Lando Norris tentou brigar pelo segundo lugar, mas foi obrigado a recuar, aceitando o terceiro lugar.
Yuki Tsunoda foi atingido por Alexander Albon, ainda na reta principal. O piloto japonês estava realizando a ultrapassagem no tailandês, quando a roda do carro de Albon atingiu Tsunoda. Pierre Gasly também estava envolvido no incidente, pois fechou um pouco o piloto da Williams. O carro dos dois pilotos foi parar nas barreiras de proteção do circuito. O Safety Car logo pintou na pista para a limpeza do traçado, remoção dos carros e também para arrumar as barreiras.
LAP 1 / 71
Tsunoda spins into the barriers at Turn 1. Alex Albon is also out 😔
Both drivers are OK.
Verstappen made the better start on the front row and launches into the lead of the race! #F1 #MexicoGP pic.twitter.com/wFflNKGGRS
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LAP 5 / 71
Incredible pictures from the race start as Tsunoda and Albon collide, pitching the RB into the wall 💥#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/Awot8gfPfj
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Sergio Pérez era investigado, pois o seu carro ficou fora do colchete antes da largada.
LAP 4 / 71
“Just an update, our start is under investigation.” 📻
Checo’s weekend might be about to go from bad to worse 😩#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/HCk1cqtD1d
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Os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Norris, Leclerc, Hamilton, Russell, Magnussen, Hülkenberg, Gasly e Lawson. Verstappen comboiava os adversários.
A corrida foi retomada no início da sétima volta. Verstappen fez o possível para segurar Sainz e evitar o ataque do piloto da Ferrari. Mas Sainz tentou fazer o possível para manter contato com o adversário.
No giro seguinte o DRS foi ativado, possibilitando que os duelos fossem realizados. Pérez já tinha ciência da sua punição de cinco segundos, pela largada.
Durante a nona volta, Sainz recuperou a primeira posição, fazendo o uso do DRS. Enquanto Verstappen começou a sofrer com a bateria do seu carro, que estava descarregada no duelo com o piloto da Ferrari.
Na volta sequente, Norris tentou mergulhar para ultrapassar o holandês. O piloto da Red Bull jogou o piloto da McLaren para fora da pista. Na sequência, Norris devolveu a posição para Sainz, mas não para Verstappen. Poucos metros depois eles se tocaram e os dois foram ultrapassados por Leclerc.
LAP 20 / 71
Verstappen receives a second, separate 10-second time penalty for leaving the track and gaining an advantage during that earlier skirmish with Norris! ⚠️#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/MYZDDyJkOh
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A dupla da Mercedes estava colada em Norris e Verstappen, tentando duelar com os competidores que estavam à sua frente. Norris reclamava várias vezes da atitude de Verstappen e o caso passou a ser investigado pela direção de prova.
Na volta 13, Leclerc registrou o melhor tempo de volta, cravando 1m21s262. Verstappen foi púnico com 10 segundos por forçar Norris para fora da pista.
Os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Verstappen, Norris, Russell, Hamilton, Magnussen, Hülkenberg, Gasly e Lawson. Russell conseguiu concluir a ultrapassagem em Hamilton para se tornar o quinto colocado, depois de um duelo doméstico. Pérez já era o décimo primeiro colocado, próximo de entrar na zona de pontuação, enquanto Oscar Piastri era visto na décima quarta posição.
LAP 17 / 71
The two Mercedes are having a titanic scrap for P5 ⚔️
Russell re-takes the place from Hamilton, having dropped back at the start.#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/mt9qBmXy1D
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Completando 400 corridas na Fórmula 1, Fernando Alonso foi forçado a abandonar a corrida por conta de um problema no carro.
No giro 19, Sergio Pérez partiu para tentar a ultrapassagem em Liam Lawson. Os dois se tocaram, mas o piloto da Racing Bulls manteve o décimo lugar. Na sequência, o piloto mexicano perdeu desempenho, pois a lateral do seu carro ficou danificada.
LAP 19 / 71
You shall not pass! ❌
Perez tries to take the final points position from Lawson, but the RB stands firm! #F1 #MexicoGP pic.twitter.com/mAoZArzrpq
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Pérez também foi atacado por Lance Stroll e no embate entre eles, o mexicano colocou o canadense para fora da pista. Os comissários passaram então a investigar os incidentes que aconteceram nesta parte da prova.
Max Verstappen recebeu mais dez segundos de punição, por ter deixado a pista e ganhado vantagem. Desta forma, o piloto holandês teria 20 segundos para pagar de punição quando realizasse a sua parada nos boxes.
Foi durante a volta 21, que Oscar Piastri e Colapinto duelavam pela décima segunda posição. Depois de quase se tocarem, o piloto da McLaren conseguiu concluir a ultrapassagem no adversário. Sergio Pérez passou pelos boxes para substituir os pneus macios, por compostos médios.
Com 25 voltas, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Verstappen, Norris, Russell, Hamilton, Magnussen, Hülkenberg, Gasly e Lawson.
A Red Bull chamou Max Verstappen na volta 27 para substituir os pneus, deixando a passagem livre para Norris assumir o terceiro lugar. O holandês precisou cumprir a punição de 20 segundos, antes dos trabalhos do pit-stop iniciarem. O piloto foi devolvido na décima quinta posição, usando um jogo novo de pneus duros.
LAP 27 / 71
Verstappen pits – and serves his 20-second penalty.
The Red Bull re-emerges on the Hard tyre down in P15! #F1 #MexicoGP pic.twitter.com/kvpHBH0jfb
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Pouco depois, Ocon que tinha largado do pit-lane, ultrapassou Zhou, para ser o décimo terceiro colocado. Lewis Hamilton foi chamado aos boxes na volta 29, acompanhado por Pierre Gasly que também fez a sua parada.
A McLaren então fez a substituição dos pneus de Norris na volta 31. O britânico retornou atrás de Russell, mas com uma distância de 14 segundos separando-os, permitindo que ele andasse um pouco com pista livre.
Na volta seguinte foi a vez de Leclerc e Russell substituírem seus pneus, respondendo à parada do piloto da McLaren. Sainz então fez a troca de pneus na volta 33, conservando a primeira posição. Neste momento da prova os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Russell, Lawson, Piastri, Hamilton, Colapinto, Verstappen e Bottas. Entre os dez primeiros, Lawson, Piastri e Colapinto permaneciam usando os pneus da largada, pois começaram a corrida com os pneus duros.
LAP 33 / 71
Both Ferraris respond to Norris by pitting on consecutive laps – and the stops are good! 👍
The order remains Sainz, Leclerc and Norris with their likely only stop done. #F1 #MexicoGP pic.twitter.com/TMzia9u4Ob
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Enquanto Hamilton tentava superar os pilotos que estavam na sua frente, Piastri encontrou uma brecha para fazer a ultrapassagem em Lawson, ficando à frente do piloto da Racing Bulls, já que a batalha deles era bem real.
Chegando na volta 38, Sainz tinha mais de 7 segundos de vantagem para Leclerc, mas começou a reclamar do seu motor. Norris que era o terceiro colocado, tinha pouco mais de 4 segundos separando-o do monegasco. Hülkenberg fez a ultrapassagem em Valtteri Bottas, para ocupar a décima primeira posição.
LAP 38 / 71
Ferrari has well and truly entered the chat 👀
They’re on course for a second 1-2 in as many weeks, and here’s what that does to the Constructors standings right now! 👇#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/2fmGGNfsCd
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Foi apenas na volta 40 que Piastri e Lawson pararam. O piloto da Racing Bulls voltou atrás de Pérez, ocupando o décimo sétimo lugar. Instantes depois, o neozelandês superou o mexicano, por conta da diferença de pneus entre eles. Lawson continuou avançando.
A corrida seguiu e aconteciam alguns duelos no final do pelotão, pela diferença dos pneus. Como foi o caso de Piastri que buscou Gasly, para ocupar a décima posição.
Sergio Pérez realizou mais uma troca de pneus na volta 45, enquanto Zhou Guanyu foi chamado para fazer a sua troca obrigatória de pneus. Os pilotos contavam com um jogo de pneus médios para dar continuidade na prova.
Com 46 giros, existia uma ameaça de chuva pairando no radar. Alguns pilotos sinalizavam sobre algumas gostas de chuva na reta principal. As equipes começaram a verificar os pneus para essa condição, mas ninguém ainda seria chamado para os boxes.
LAP 45 / 71
It might not be sweat this time 😅
The radar says no rain due at the moment, but that the threat of showers is increasing… #F1 #MexicoGP pic.twitter.com/pDSShCVdgj
— Formula 1 (@F1) October 27, 2024
Norris então batalhava pelo ponto da melhor volta. O competidor da McLaren anotou a marca de 1m20s221, enquanto Leclerc também apertava o passo. Com essas condições de resultado, a Ferrari estava assumindo a vice-liderança do campeonato.
Depois de 47 voltas completadas com os pneus duros, o argentino foi chamado aos boxes na volta 49. O competidor foi devolvido apenas na décima quinta posição, uma volta atrás do líder, com mais de dez segundos para Ocon.
Chegando na volta 50, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Norris, Russell, Hamilton, Verstappen, Magnussen, Hülkenberg, Piastri e Gasly.
Três voltas depois, Hamilton perseguia Russell, buscando a quarta posição. Os pilotos da Mercedes foram liberados para duelar pela posição, mas precisavam evitar um toque.
Restando quinze voltas para o final, Piastri surgiu na oitava posição, com a ultrapassagem em Hülkenberg.
Na volta 59, Norris estava separado por menos de 1s2 de Leclerc, conseguindo garantir a aproximação no piloto da Ferrari, para tentar duelar pelo segundo lugar. Instantes depois, Hamilton quase conseguiu a manobra de ultrapassagem para superar o companheiro de equipe.
LAP 60 / 71
Norris has closed almost to within DRS range of Leclerc for second place!!
“We need your best driving now, let’s go.” is the call from Ferrari over the radio 📻#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/GlP1zXboAh
— Formula 1 (@F1) October 27, 2024
Durante a volta 62, além de registrar a melhor volta com 1m20s045, Norris começou a pressionar o monegasco. No entanto, pouco depois da Ferrari solicitar ao monegasco a sua melhor pilotação, na penúltima curva do circuito, Leclerc perdeu o controle da traseira do carro, extravasando os limites de pista e deixando a passagem livre para Norris obter a segunda posição.
LAP 63 / 71
LECLERC GOES WIDE OUT OF THE FINAL CORNER AND NORRIS IS INTO SECOND!!
The Ferrari is off the road and HOW has he not hit the wall?! Incredible car control to save it! #F1 #MexicoGP pic.twitter.com/Dy1Xm5J2fV
— Formula 1 (@F1) October 27, 2024
Finalmente, na volta 66, Hamilton obteve a quarta posição. Lawson e Colapinto se tocaram, a asa dianteira do piloto da Racing Bulls ficou danificada. O neozelandês então foi chamado aos boxes para substituir a asa dianteira e instalar um jogo de pneus macios.
Na penúltima volta, Leclerc e Pérez pararam para instalar os pneus macios e tentar buscar a volta rápida. O tempo naquele momento era de Lawson, depois do piloto da RB tirar a marca que era de Norris.
Carlos Sainz celebrou a sua quarta vitória da carreira, depois de uma excelente performance. Norris e Leclerc completaram o pódio. O piloto monegasco registrou a marca de 1m18s336 para ficar com o ponto da volta mais rápida.
Na penúltima volta, Leclerc e Pérez pararam para instalar os pneus macios e tentar buscar a volta rápida. O tempo naquele momento era de Lawson, depois do piloto da RB tirar a marca que era de Norris.
Carlos Sainz celebrou a sua quarta vitória da carreira, depois de uma excelente performance. Norris e Leclerc completaram o pódio. O piloto monegasco registrou a marca de 1m18s336 para ficar com o ponto da volta mais rápida.
And here’s the full race classification 👇#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/gqO3O9wjSF
— Formula 1 (@F1) October 27, 2024
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