O início das férias da Fórmula 1 já começa com confirmação. A Williams comunicou nesta segunda-feira (29) que acertou com Carlos Sainz, o espanhol guiará pelo time a partir de 2025 e estabelece um contrato de múltiplos anos.
O nome de Sainz foi ventilado em vários times, desde que a Ferrari confirmou a contratação de Lewis Hamilton para ocupar o assento do espanhol. Sainz foi cotado para a Sauber/Audi, mas também falaram sobre a possibilidade de ele guiar pela Mercedes, Red Bull e Alpine (motivado pelo retorno de Flavio Briatore). No entanto, o piloto estará no time de Grove em 2025, substituindo Logan Sargeant.
Sainz obteve um contrato de dois anos, com opção de extensão, desta forma o competidor estará ao lado da equipe no momento de mudança do regulamento, acompanhando essa alteração de perto. O projeto estabelecido pela Williams com liderança de James Vowles chamou a atenção do piloto de 29 anos.
No último fim de semana o empresário de Carlos Sainz e o seu pai (Carlos Sainz Sr.) foram flagrados nas instalações da Williams, alimentando o rumor que o martelo fora batido na Bélgica.
“Estou muito feliz em anunciar que estarei na Williams a partir de 2025”, disse Sainz. “Não é segredo que o mercado de pilotos deste ano tem sido excepcionalmente complexo por vários motivos e que levei algum tempo para anunciar minha decisão.”
“No entanto, estou totalmente confiante de que a Williams é o lugar certo para eu continuar minha jornada na F1 e estou extremamente orgulhoso de me juntar a uma equipe tão histórica e bem-sucedida, onde muitos dos meus heróis de infância guiaram no passado e deixaram sua marca em nosso esporte. O objetivo final de trazer a Williams de volta para onde ela pertence, na frente do grid, é um desafio que abraço com entusiasmo e positividade.”
“Estou convencido de que esta equipe tem todos os ingredientes certos para fazer história novamente e, a partir de 1º de janeiro, darei o meu melhor para levar a Williams adiante ao lado de cada membro da equipe.”
BREAKING: Carlos Sainz will join the team for ’25, ’26 and beyond 🤩
BIENVENIDO, CARLOS! 🤝
Read the full story ⬇️
— Williams Racing (@WilliamsRacing) July 29, 2024
Carlos Sainz correrá ao lado de Alexander Albon, dois competidores que tiveram vínculo com a Red Bull. O time renuncia a ter um jovem piloto ou abrigar mais um competidor para a preparação de um júnior da Mercedes. A ideia é fortificar a Williams e fazer com a equipe melhore a sua performance no grid.
“Quero agradecer a James Vowles e a todo o Conselho da Williams por sua confiança e determinação. Sua sólida liderança e convicções desempenharam um papel importante em minha tomada de decisão”, afirmou Sainz.
“Eu realmente acredito que o cerne de cada equipe bem-sucedida está entre seu povo e sua cultura. Williams é sinônimo de herança e corrida pura, as fundações do projeto que temos pela frente são muito fortes e estou realmente ansioso para fazer parte disso a partir do ano que vem.”
Sainz estreou na Fórmula 1 em 2015 pela STR (hoje Racing Bulls). O competidor era membro da academia de pilotos da Red Bull, mas não foi promovido ao time austríaco. O piloto assumiu uma vaga na Renault em 2017, durante as últimas etapas do campeonato para substituir Jolyon Palmer e se tornar companheiro de Nico Hülkenberg. Na sequência, Sainz guiou pela McLaren, permanecendo com o time em 2019 e 2020.
No ano da sua estreia com a McLaren, o piloto conquistou o seu primeiro pódio da carreira, durante o GP do Brasil de 2019. Em 2021, mudou-se para a Ferrari, substituindo Sebastian Vettel. O piloto espanhol venceu pela primeira vez na F1 com a equipe italiana, durante o GP da Inglaterra de 2022. Depois disso venceu o GP de Singapura de 2023 com maestria, se tornando o único piloto, a quebrar a sequência de vitórias da Red Bull. Sainz venceu em 2024 o GP da Austrália.
Sainz atualmente tem em seu nome 3 vitórias, 23 pódios e 5 poles.
Vowles disse: “Carlos se juntando a Williams é uma forte declaração de intenções de ambas as partes. Carlos demonstrou repetidamente que é um dos pilotos mais talentosos do grid, com pedigree vencedor de corridas, e isso ressalta a trajetória ascendente em que estamos. Carlos traz não apenas experiência e desempenho, mas também uma motivação feroz para extrair cada milissegundo da equipe e do carro; o ajuste é perfeito.”
“Com Alex e Carlos, teremos uma das mais formidáveis duplas de pilotos do grid e com enorme experiência para nos guiar para as novas regulamentações em 2026. A crença deles na missão desta organização demonstra a magnitude do trabalho que está acontecendo nos bastidores. As pessoas não devem ter dúvidas sobre nossa ambição e impulso enquanto continuamos nossa jornada de volta à competitividade – estamos aqui, somos sérios e com o apoio de Dorilton estamos investindo no que for preciso para retornar à frente do grid.”
Logan Sargeant deixará a Williams como já era o esperado. O norte-americano não é cotado para uma vama na Fórmula 1, mas pode pintar em uma outra categoria em 2025.
“Também quero agradecer a Logan por tudo o que ele fez pela equipe e sei que ele continuará lutando muito por nós nas próximas corridas”, completou Vowles.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.