AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Carlos Sainz critica comissários da FIA após punição “inaceitável” no GP da Holanda

Piloto da Williams promete usar seu papel na GPDA para cobrar explicações após punição em Zandvoort, que classificou como “inaceitável” e preocupante para o futuro da F1

Carlos Sainz demonstrou a sua insatisfação ao encerramento do GP da Holanda, após a punição recebida por uma batida com Liam Lawson. Na análise dos comissários, o espanhol foi o culpado pelo incidente, mas como tudo aconteceu foi classificada pelo competidor como algo “inaceitável”.

O incidente ocorreu na volta 27, quando Sainz tentou a ultrapassagem por fora sobre Lawson, após um regime de Safety Car. Os dois pilotos se tocaram, comprometendo a corrida de ambos e tornando necessária uma nova passagem pelos boxes. Enquanto muitos entenderam o lance como um incidente de corrida ou até mesmo culpa do neozelandês da Racing Bulls por fechar Sainz, os comissários tiveram um entendimento totalmente oposto.

Sainz foi alertado pelo seu engenheiro no rádio que precisaria cumprir uma punição nos boxes de dez segundos em uma nova parada, algo que o competidor ficou indignado. Ao término da prova, Carlos tentou conversar com os comissários, mas eles não quiseram receber o espanhol para discutir o caso.

“Sinceramente, preciso ir agora aos comissários só para obter uma explicação. Para ver qual é o ponto de vista deles sobre o incidente. Porque é inaceitável, acho que não é do nível dos comissários da Fórmula 1, se eles realmente consideram isso uma penalidade de dez segundos”, comentou o piloto da Williams para a imprensa depois da corrida.

O espanhol revelou que tentou conversar com os oficiais logo após a corrida, mas foi orientado a retornar mais tarde, já que os comissários estavam envolvidos em outras investigações. Para ele, a situação vai além do prejuízo em Zandvoort:

“Dá minha parte, acho que é um assunto sério agora e que me diz respeito como piloto, como diretor da GPDA (Associação dos pilotos de Grandes Prêmios), e algo que farei questão de levantar.”

“É algo muito preocupante. Estou falando com maior calma e eloquência possível, tentando escolher as palavras da melhor maneira possível, sem tentar falar mal de ninguém, mas o que vi hoje e o que lidei hoje, são coisas que me preocupam”, seguiu o espanhol.

“Para mim, mas para os outros pilotos e para o automobilismo em geral, se eles realmente acham que é assim que uma penalidade deve ser aplicada ao cara que está do lado de fora.”

Sainz também voltou a criticar o estilo de pilotagem de Lawson, afirmando que incidentes semelhantes “sempre parecem acontecer” com o neozelandês.

Com o resultado, a Williams somou apenas os pontos conquistados por Alexander Albon, que terminou em quinto lugar. Sainz, por sua vez, deixou Zandvoort com a sensação de que a FIA precisa revisar critérios de julgamento para manter a consistência nas decisões.

O incidente de Sainz com Lawson retoma uma pauta antiga sobre a linha de condução tomada pelos comissários quando avaliam alguns casos.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading