Corrida preliminar do GP da Hungria da Fórmula 1, a F3 correu antes do treino classificatório da categoria mãe. Caio Collet da Apine Academy venceu após largar da quarta posição no grid do tradicional circuito Hungaroring.
Em uma pista molhada com a chuva que caia sobre o circuito húngaro o jovem brasileiro mostrou talento ao buscar em excelentes ultrapassagens a liderança da prova na décima volta e assim imprimiu uma sequencia inalcançável de voltas rápidas, chegando a frente do segundo colocado com 8s789, um excelente resultado em uma pista dita com de difícil ultrapassagens.
YESSSS @caiocollet! 👏
A first @FIAFormula3 win for our #AlpineAcademy driver. 🏆🥳#HungarianGP pic.twitter.com/VtT5Bl6TIy
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) July 30, 2022
A chuva trouxe o fim da seca que o Brasil possuía na categoria que desde 31 de agosto de 2019, não tinha um representante no topo do pódio, última vitória foi do Pedro Piquet no famigerado sábado do GP Bélgica com a morte do Anthoine Hubert na F2.
Defendendo a mesma esquadra que o seu conterrâneo Felipe Drugovich, porém este na F2, Collet conquistou onze pontos importantíssimos para o campeonato, com o carro de n.º.: #10, Caio mantem a oitava colocação no campeonato de pilotos, reduzindo de vinte e oito pontos para apenas dezenove pontos a diferença para o Top Five da categoria.
Um ótimo dia hoje! Minha primeira vitória na F3, estou muito, muito feliz. Acho que depois de ontem a equipe merecia isso. Muito obrigado a eles pelo apoio este ano, foi difícil, mas conseguimos a vitória. Celebramos hoje e recuperamos amanhã. – Collet, Caio. MP
III COMO FOI CORRIDA? EU TE CONTO:
Choveu no inicio da corrida, com isso a corrida foi iniciada atrás do Safety Car, cautela é tudo, ainda mais em categoria de base, após a saída do SC em regime de bandeira verde, Collet avança na curva 01, ele ultrapassa o pole que perdeu posições na larga, o monegasco Oliver Goethe estreava nesta etapa.
Já na terceira posição Collet viu o SC entrar, pois o espanhol Davi Vidales estava acidentado no setor dois da pista húngara, Collet prevendo um relargada ainda em piso molhado busco frieza e cálculo.
Assim na relargada o brasileiro buscou o melhor piso tracionando bem melhor que os adversários a frente e atacando o francês Isack Hadjar por fora na curva um, sua busca pela ultrapassagem contra o francês foi tão bem executada que ele já colou no Colapinto, piloto argentino.
Sofrendo fortes ataques do brasileiro o argentino viu Collet emparelhar por duas vezes, porém uma nova entrada do SC atrasou a liderança do jovem piloto da Alpine.
Na volta oito o SC sai e Caio cola no Colapinto em um ataque voraz e feroz do qual Colapinto com a cabeça de argentino que possui o bloqueia, forçando o brasileiro a desacelerar, perdendo por pouco metros a vice-liderança para o piloto francês Hadjar, do qual travam uma curta batalha até Collet recuperar a segunda posição poucas curvas depois.
Se aproximando de Franco Colapinto, Caio Collet na décima volta busca aplicar o X na curva um de Hungaroring no piloto argentino que decide forçar a defesa, porém espalha por demais na curva três deixando caminho livre para o brasileiro que no piso molhado mergulha e avança na liderança superando o adversário sul-americano.
Com pista livre, capacete ao vento, Caio Collet imprimi um ritmo totalmente excelente, fechando já a décima volta com 1.7s de vantagem para o argentino.
Na décima primeira volta, o brasileiro registra a melhor volta aumentando a diferença para mais de 3s, liderando com folga e tranquilidade sem perder ritmo e velocidade, mantendo uma constante de voltas rápidas até a última volta quando se sagrou o vencedor da etapa húngara da F3, conquistando os pontos da vitória e o ponto extra pela volta rápida.
Caio Collet, largará na nona posição do Grid para a Feature Race neste domingo quando retorna para etapa decisiva do fim de semana da F3 na Hungria, em corrida preliminar para o GP da Hungria de Fórmula 1, a corrida da F3 tem largada prevista para cinco da manhã pelo horário de Brasília, a transmissão ao vivo fica a cargo da Bandsports.
DRIVER STANDINGS
Just one point in it at the top after Saturday's wet-weather thriller!#HungarianGP #F3 pic.twitter.com/gaySJxx9iR
— Formula 3 (@Formula3) July 30, 2022