Sergio Pérez retornará ao grid da Fórmula 1 em 2026. O piloto mexicano é nomeado como a primeira escolha da Cadillac para representá-los em pista em sua estreia.
Ao longo dos últimos dias, os rumores se tornaram ainda mais fortes sobre a contratação de Pérez pela Cadillac e o competidor se tornará companheiro de Valtteri Bottas. Antes do anúncio, o piloto informou que estava avaliando o cenário e recebeu algumas propostas de outros times. Dispensado pela Red Bull ao final da temporada 2025, Pérez confirmou que só retornaria ao grid da categoria se fosse por um “projeto que fizesse sentido”.
A Cadillac estreia no próximo ano no grid da Fórmula 1, usando os motores da Ferrari, enquanto a General Motors se prepara para iniciar o fornecimento das unidades de potência em 2029.
A entrada da Cadillac na Fórmula 1 foi resultado de um processo longo e estratégico, que envolveu mudanças significativas na proposta inicial da equipe.
LEIA MAIS: Sergio Pérez analisa retorno à F1 em 2026, mas só volta “se o projeto fizer sentido”
Tudo começou em outubro de 2023, quando o projeto foi aprovado na primeira fase da FIA, ainda sob o nome Andretti. No entanto, a segunda etapa — relacionada ao acordo comercial com a FOM (Formula One Management) — encontrou forte resistência das 10 equipes atuais do grid, que questionavam o valor da nova entrada para a categoria.
A virada começou quando o projeto passou a ser apresentado não mais apenas como “Andretti”, mas sim como uma equipe de fábrica da Cadillac, apoiada diretamente pela General Motors. A promessa de que a GM desenvolveria sua própria unidade de potência para a F1 foi um fator decisivo para aumentar a credibilidade do projeto e atrair apoio institucional.
Em novembro de 2024, a Fórmula 1 indicou que a Cadillac seria aceita para estrear em 2026, desde que todas as exigências fossem cumpridas. A confirmação oficial da entrada veio em 7 de março de 2025. Pouco depois, no dia 23 de abril, a FIA aprovou formalmente a GM como fornecedora de unidades de potência a partir de 2029, consolidando o plano de longo prazo da montadora americana na F1.
É esse time com nova roupagem que Sergio Pérez defenderá no próximo ano. O piloto mexicano era cotado para a vaga por conta da sua experiência, além dos fortes patrocinadores que apoiam o piloto e impulsionam a sua carreira no automobilismo.
O piloto mexicano conta com seis vitórias na Fórmula 1, três poles, 12 melhores voltas e 39 pódios. Pérez estreou na Sauber, correu pela McLaren, Force India e Racing Point, antes de ser contratado pela Red Bull para a temporada de 2021.
A chegada do mexicano no time austríaco, foi motivada por um momento de instabilidade, pois a equipe precisava de um piloto experiente que ajudasse eles na captação de pontos e pudesse trabalhar ao lado de Max Verstappen.
O que era para ser uma decisão transitória, se estendeu até o final do campeonato de 2025. Pérez até contava com um assento para a temporada de 2025, mas o rendimento muito abaixo do esperado, atrelado ao fato da Red Bull ter perdido o Mundial de Construtores para a McLaren, motivou o encerramento do contrato com Pérez.
Como as negociações aconteceram ao final do campeonato, Pérez não conseguiu negociar uma vaga para o grid de 2025, mas garantiu que foi contactado por outros times, que demonstraram interesse em seus serviços.
Com a chegada da Cadillac ao grid, mais duas vagas foram disponibilizadas no grid e uma delas será ocupada pelo mexicano. O nome do companheiro de equipe de Pérez ainda é avaliado pelo time e será confirmado em um momento oportuno.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.