ColunistasDestaquesPost
Tendência

Bruno Famin permanecerá como chefe de equipe da Alpine em 2024

Antes o que era para ser algo temporarário - após todas as mudanças realizadas internamente na Alpine - Bruno Famin é confirmado oficialmente como chefe de equipe para o novo campeonato

Bruno Famin permanecerá como chefe de equipe ao longo a temporada 2024 da Fórmula 1, evitando mais uma alteração entre as diversas que aconteceram no último ano.

Durante a temporada 2023, a Alpine passou por mais uma reestruturação, Otmar Szafnauer que desempenhava o papel de chefe de equipe desde 2022, guiando o time francês por apenas uma temporada e meia, deixou a Alpine no GP da Bélgica.

Foi neste momento que Famin passou a desempenhar o papel de chefe de equipe até o encerramento da temporada 2023; o francês tinha se juntado ao time antes do início da temporada 2022 trabalhando como diretor executivo.

LEIA MAIS: Com grande ‘recorte’ na pintura Alpine apresenta o A524

Aconteceram várias alterações internamente na Alpine, resultado em uma debandada de pessoas com a temporada ainda em andamento, incluindo a troca do CEO. Laurent Rossi deixou o cargo, sendo substituído por Philippe Krief.

Na época em que as mudanças aconteceram, acreditava-se na possibilidade de Mattia Binotto que tinha recentemente deixado a Ferrari, fosse convidado para o cargo de chefe de equipe da Alpine. Famin informou na época que estava buscando um chefe de equipe, mas após realizar sua própria avaliação ao longo do segundo semestre de 2023, gerenciando a Alpine, revelou que sua permanência estava garantida.

A Alpine tem buscado de diversas formas transformar a equipe e se tornar competitiva no grid. No início da introdução do novo regulamento o time faturou a 4ª posição no Mundial de Construtores, mas não conseguiram cumprir o objetivo de permanecer nesta posição em 2023 – encerrando a temporada ocupando a sexta posição no Mundial, mas sem chances de protagonizar grandes lutas.

Ainda em 2023 a Alpine faturou dois pódios, mas foram situações circunstanciais que impediram mais que o time fosse ameaçado pelo final do pelotão, não significando uma batalha direta com Ferrari, McLaren ou Aston Martin.

Como estará à frente da Alpine, Famin estabelece os passos para a próxima temporada: “Precisamos continuar melhorando a equipe para levá-la ao próximo nível. Todos sabemos que o progresso nunca é linear. É por isso que não declaramos quaisquer metas numéricas”, afirmou Famin.

“Estamos nos concentrando em nós mesmos e na melhoria nas diversas áreas, para nos permitir demonstrar maior competitividade. Será uma batalha feroz na pista e fora dela na corrida de desenvolvimento nas fábricas, e pretendemos fazer parte dessa competição acirrada.”

A Alpine conta com um carro reformulado para 2024, mas uma boa mudança também parece ter acontecido em outros equipamentos. O time francês agora precisa encarar esse novo período de reestruturação e ver como será possível colher frutos depois de todas as alterações realizadas.

O time permanece com Esteban Ocon e Pierre Gasly para 2024, com os competidores se preparando para uma segunda temporada juntos. Jack Doohan cumprirá o papel de piloto reserva.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo