O início do sábado (28) no Bahrein foi dedicado a busca por voltas rápidas. A briga entre a Mercedes e Red Bull pela ponta foi intensa e se na sexta-feira o time alemão estava preocupado com este desempenho da equipe austríaca, neste TL3 Max Verstappen mostrou que tem força para brigar pela pole.
Desta forma o holandês terminou na primeira posição com 1m28s355, superando Lewis Hamilton por 0s263. Valtteri Bottas figurou abaixo dos dez no início das atividades, mas conseguiu a terceira posição, seguido por Alexander Albon que teve o carro consertado e encaixou o quarto melhor tempo, anotando 1m29.018.
Desta vez, por conta das voltas rápidas o grid pareceu estabelecer uma ordem, Carlos Sainz foi o quinto colocado com a McLaren, enquanto o seu companheiro de equipe, Lando Norris, ocupou a sétima posição. Ainda foi possível ver a dupla da AlphaTauri com Pierre Gasly em sexto, enquanto Daniil Kvyat foi o oitavo.
Para completar o top-10, Lance Stroll ficou com a nona posição, acompanhado por Sergio Pérez em décimo. O mexicano disputou os treinos livres de sexta-feira com os primeiros colocados, mas nesta atividade não mostrou a mesma força. A Ferrari ficou mais uma vez abaixo dos dez primeiros, com Sebastian Vettel na décima terceira posição, enquanto Charles Leclerc foi o décimo quinto, atrás de Antonio Giovinazzi da Alfa Romeo.
A Fórmula 1 retorna às 11h para a realização da classificação.
Saiba como foi o Terceiro Treino Livre
A temperatura na pista estava na casa dos 32°C, com 28°C no ambiente.
The final practice session is under way…
The two @HaasF1Team cars are the first out on track #BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/umjpjywpjS
— Formula 1 (@F1) November 28, 2020
Quando os boxes foram liberados a dupla da Haas foi a primeira a realizar uma avaliação na pista. Kimi Raikkonen foi liberado pela Alfa Romeo pouco depois, o finlandês foi além da volta de verificação e registrou 1:31.247. Aos poucos outros pilotos eram liberados para o circuito, mas o clima era de muita tranquilidade no início das atividades.
Com mais de dez minutos de atividade o segundo tempo apareceu, ele foi cronometrado por Nicholas Latifi com 1:31.752. Russell superou o companheiro de equipe após anotar 1:31.456 e assumiu a segunda posição.
Depois de 25 minutos de atividade, os pilotos de fato passaram a invadir a pista dando atenção para os pneus macios. Os tempos estavam na casa de 1m30s, onde estavam trabalhando as voltas rápidas. Pérez tinha 1:30.159 superando Pierre Gasly com a AlphaTauri que anotou 1:30.232, mas Max Verstappen apareceu na ponta com 1:29.617 e o grande desafio da Mercedes neste fim de semana seria enfrentar a Red Bull.
A Red Bull precisou trabalhar no carro de Alexander Albon ao final do TL2, já que o tailandês acabou batendo forte e danificou muito o carro. O piloto da RBR ficou na quinta posição com 1:30.261, separado por 0s644 de Verstappen.
Restando 25 minutos para o término da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Pérez, Gasly, Albon, Ocon, Norris, Leclerc, Ricciardo e Bottas. Na abertura do DRS de Max Verstappen era possível observar uma instabilidade e quando o holandês retornou aos boxes, a equipe passou a realizar uma avaliação.
He currently tops the timesheet but he might have an issue with the rear of his car – he’s back in the pits now#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/Zre1DuDUWo
— Formula 1 (@F1) November 28, 2020
Com 20 minutos de atividade, os pilotos realizaram uma breve pausa, antes de instalar novos pneus macios e partirem para mais uma sequência de voltas rápidas. Desta forma Russell apareceu na nona posição com 1:30.559, enquanto Latifi era o décimo quinto colocado com 1:30.917.
Valtteri Bottas que ocupava apenas a décima primeira posição, saltou para o primeiro lugar com 1:28.721, mas Hamilton que estava em volta rápida bateu o tempo estabelecido pelo finlandês, anotando 1:28.618.
A briga pela ponta era grande, Max Verstappen voltou para a primeira posição com 1:28.355, Alexander Albon apareceu na quarta posição com 1:29.018. E atrás do tailandês era possível ver Carlos Sainz, Pierre Gasly e Lando Norris.
Os pilotos davam uma volta rápida e retornavam para os boxes, simulando realmente a classificação.
FP3 CLASSIFICATION
Max Verstappen leads the two Mercedes in the final practice session – all 👀 will be on qualifying!#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/bovU9cToi2
— Formula 1 (@F1) November 28, 2020