ColunistasDestaquesFórmula EPost

Pascal Wehrlein escala o pelotão, supera Sam Bird e vence a Corrida 1 da Fórmula E em Diriyah

A corrida foi alucinante. Pascal Wehrlein precisou superar Sam Bird e se defender de Jake Dennis para vencer o ePrix de Diriyah na Arábia Saudita

Pascal Wehrlein venceu a Corrida 1 da Fórmula E em Diriyah, o piloto alemão da Porsche começou a prova do décimo nono lugar, mas foi escalando o pelotão. No final da corrida ainda desfrutou de voltas alucinantes no traçado, pois foi atacado por Jake Dennis que também buscava a vitória ao escalar o pelotão.

O pódio ainda contou com Sam Bird, o piloto da Jaguar esteve próximo de vencer a corrida, até liderou parte dela depois de enfrentar Sébastien Buemi, mas sofreu com os ataques de Wehrlein, desta forma foi ultrapassado pelo piloto alemão.

Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi cruzou a linha de chagada na décima terceira posição, enquanto Sérgio Sette Câmara foi o décimo quinto colocado. Até mesmo Dan Ticktum, companheiro de equipe do piloto brasileiro despencou no grid, ficando apenas com o décimo quarto lugar.

Com a corrida em Diriyah ficou clara a ineficiência do Modo de Ataque, os pilotos não estão ganhando posições com a potência extra. Quando o piloto ativa o Modo de Ataque, perde posições e não consegue recupera-las, aqueles que ganham posições, é apenas porque o adversário fez o deslocamento – saindo do traçado usual para passar pelo Modo de Ataque.

A Fórmula E volta neste sábado para a realização de mais uma classificação e a Corrida 2 que será disputada em Diriyah.

Saiba como foi a Corrida 1 da Fórmula E em Diriyah

Antes da prova ser realizada, os pilotos participaram da classificação para a definição do grid. A atividade foi bem disputada, principalmente por conta dos conflitos diretos quando foram para a fase de mata-mata. Sébastien Buemi superou Jake Hughes no último trecho da pista para estabelecer a pole.

A segunda fila contou com Sam Bird e Dan Ticktum, enquanto o segundo carro da McLaren aparecia em quinto lugar com René Rast.

Com a largada autorizada, Buemi manteve a primeira posição, enquanto Hughes precisou se defender de Bird. Rast espalhou na pista, mas conseguiu retornar para o traçado. Antes da conclusão da primeira volta o Safety Car foi acionado para a remoção de um pedaço de carro deixado pelo português.

Da Costa precisou passar pelos boxes antes da primeira volta ser concluída pois ficou com a asa dianteira do carro danificada ao tocar na traseira do carro de Oliver Rowland. A batida foi um efeito cascata por conta de Mitch Evans. O ritmo da corrida voltou ao normal rapidamente, pois a limpeza de pista foi concluída e nenhum carro estava parado pelo traçado, desta forma os pilotos estavam preparados para competir durante 39 voltas.

Com o final da segunda volta, os dez primeiros eram: Buemi, Hughes, Bird, Ticktum, Rast, Wehrlein, Evans, Cassidy, Di Grassi e Dennis. Porém na volta seguinte, Bird encontrou um espaço e realizou a ultrapassagem em Hughes para assumir a segunda posição.

Buemi era extremamente pressionado na ponta, principalmente por Bird que estava em um ritmo forte. Hughes assistia ao duelo pela ponta de camarote, tentando permanecer perto dos pilotos, mas também tentava poupar o equipamento, pensando no restante da prova.

Rast que ocupava o quinto lugar, estava atrasando Wehrlein e Evans. Na oitava volta Bird concluiu a ultrapassagem em Buemi, desta forma saltou para o primeiro lugar e rapidamente o piloto da Jaguar estabeleceu 1 segundo de vantagem para o rival. Aos poucos os pilotos que ocupavam a parte final da tabela estavam ativando o Modo de Ataque para travar as suas disputas.

Vergne foi ultrapassado por Lotterer durante a nona volta, pois foi buscar o Modo de Ataque. Na ponta, Hughes tinha se aproximado de Buemi , para brigar pelo segundo lugar. No giro seguinte, Rast cometeu um erro e Wehrlein fez o ataque necessário para conquistar o quinto lugar. Di Grassi e Dennis estavam batalhando pelo nono lugar, mas quando o brasileiro foi acionar o seu Modo Ataque, perdeu a posição não apenas para Dennis, mas também para Vergne.

A prova estava bem movimentada, Fenestraz foi mais um dos pilotos que danificou o carro por toques e perdeu posições no grid. Evans foi punido com cinco segundos por conta de um incidente na curva 18 após a confusão que ele se envolveu na largada e gerou alguns toques pelo grid. Com 14 voltas Müller seguiu para os boxes para abandonar a corrida.

Após 15 voltas concluídas os dez primeiros eram: Bird, Buemi, Hughes, Wehrlein, Rast, Tictum, Dennis, Cassidy, Evans e Vergne. Entre os brasileiros, Di Grassi era o décimo primeiro colocado, enquanto Sette Câmara ocupava o décimo terceiro lugar.

Por conta da ativação do Modo de Ataque, as batalhas passaram a ficar mais espaçadas pelo grid. Porém, Ticktum era atacado por Evans e na volta 20 o piloto da NIO foi ultrapassado, deixando que o piloto inglês fosse atacado por Vergne.

Após largar do segundo lugar, Hughes perdeu posições e caiu para o quinto lugar com a McLaren, se posicionando atrás do companheiro de equipe. Por outro lado, Wehrlein que começou a prova do nono lugar, era o terceiro colocado depois de 23 voltas completadas.

No giro seguinte quando Buemi foi finalmente acionar o seu Modo de Ataque, o piloto da Envision perdeu posições para Wehrlein e quase foi pego se surpresa por Rast.

Duas voltas depois Bird fazia o possível para defender a liderança, o piloto da Jaguar foi atacado pelo piloto da Porsche, mas como Wehrlein cometeu um erro, o britânico voltou a ocupar o primeiro lugar.

Mesmo com mais bateria, Hughes era fortemente atacado por Dennis e Cassidy. O piloto da McLaren precisava trabalhar com um traçado mais defensivo, para perder a posição para os rivais. Hughes conseguiu segurar o quinto lugar até a volta 28, pois primeiramente foi ultrapassado por Dennis e quando acionou o Modo de Ataque também foi surpreendido por Cassidy.

Novamente Bird mais uma vez foi atacado por Wehrlein, com o piloto da Jaguar precisando tomar cuidado com a traseira do seu carro para realizar mais uma vez uma defesa por posição.

Na volta 30 Wehrlein conseguiu encontrar um espaço e concluiu a ultrapassagem em Bird. O piloto alemão ainda tinha um minuto de Modo de Ataque para usar, antes que a prova fosse concluída. Dennis surgiu na terceira posição depois de escalar o pelotão e concluir mais uma ultrapassagem em Buemi.

Com 32 voltas os dez primeiros eram: Wehrlein, Bird, Dennis, Buemi, Rast, Cassidy, Hughes, Vergne, Evans e Lotterer. Mortara seguiu para os boxes para abandonar a corrida.

O final da prova prometia ser alucinante, pois Dennis tinha se aproximado de Bird para brigar pelo segundo lugar e derrubar o piloto que tinha liderado uma parte da prova. Na reta antes da curva 18, Dennis então assumiu o segundo lugar, ultrapassando Bird. Wehrlein permanecia na liderança, mas podia sentir a aproximação do piloto da Andretti.

Quando os pilotos entraram na última volta, Dennis tinha um pouco mais de bateria que Wehrlein, assim o piloto da Andretti que escalou o pelotão após começar a corrida do décimo segundo lugar, seguiu perseguindo o piloto alemão. Wehrlein precisou adotar um traçado defensivo para não ser ultrapassado pelo rival e poder comemorar sua segunda vitória na Fórmula E.

Wehrlein escalou o pelotão para vencer a Corrida 1 da Fórmula E em Diriyah – Foto: reprodução Fórmula E
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading