365 DiasColunistasDestaquesFórmula 1
Tendência

Lauda volta ao pódio e Ferrari vence o campeonato de construtores, mas Hunt se aproxima

Lauda volta ao pódio e Ferrari vence o campeonato de construtores, mas Hunt se aproxima - Dia 142 dos 365 dias mais importantes da história do automobilismo

O histórico campeonato de 1976 vivia seus momentos finais. A penúltima prova daquele certame em 10 de outubro no circuito de Watkins Glen, nos Estados Unidos (Aquele era o GP dos EUA Leste, pois no começo do ano, houve outra corrida na terra do Tio Sam, em Long Beach, na Costa Oeste).

Fonte: Statsf1.com

A memorável batalha entre Niki Lauda e James Hunt poderia ter o desfecho em solo estadunidense, caso o austríaco da Ferrari conseguisse somar dois pontos a mais que o britânico da McLaren. No entanto, a tarefa parecia difícil, pois Lauda ainda se recuperava do terrível acidente sofrido em agosto, no circuito de Nurburgring. Hunt é quem tinha a condição mais favorável para alcançar seu rival.

A situação já se confirmou na classificação, com Hunt garantindo a pole, tendo ao seu lado a Tyrrell de Jody Scheckter. Lauda, por sua vez partia de quinto, embolado em um comboio da March, com Ronnie Peterson, Vittorio Brambilla e Hans-Joachim Stuck.

Fonte: Statsf1.com

O dia da corrida chegou e uma cena não vista em Rush acaba por revelar o armistício entre os protagonistas daquele campeonato: No hotel em que estavam hospedados, Lauda acorda Hunt e avisa ao inglês que seria campeão do mundo naquela tarde. Os dois riram e se entenderam, dando fim a qualquer animosidade que veio a ocorrer durante a temporada. A rivalidade ficaria apenas para dentro da pista

Agora a corrida: Na largada, Scheckter pula melhor e assume a ponta, com Hunt no seu encalço. Lauda teve trabalho no começo, mas conseguiu se livrar do comboio da March em quatro voltas para assumir o terceiro posto. No entanto, o piloto da Ferrari não tinha ritmo para alcançar o sul-africano e o piloto da McLaren.

A corrida seguiu equilibrada, com trocas de posições no meio do pelotão até a volta 15, quando Jacky Ickx perdeu o controle de sua Ensign e bateu forte no guard-rail. O bólido foi dividido ao meio com a parte da frente presa nas lâminas de proteção, enquanto o restante do carro ficou parado na pista com um princípio de incêndio. Incrivelmente, o belga conseguiu sair dos restos do carro mancando e, apesar de precisar passar em um hospital sofreu apenas uma lesão no tornozelo e queimaduras leves.

Fonte: Statsf1.com

A corrida prosseguiu de forma bem nervosa e os problemas foram se sucedendo. Jochen Mass acertou a Brabham de José Carlos Pace em disputa de posição, tirando o brasileiro da corrida e o deixando irritado. Na sequência, o pneu da Ligier de Jacques Laffite explodiu, possivelmente como consequência dos destroços do acidente de Ickx. O mesmo problema também afetou a March de Brambilla. O italiano e o francês deixaram a prova.

Fonte: Statsf1.com

Na frente, a disputa entre Scheckter e Hunt teve a presença dos retardatários para atormentar a dupla. Primeiro foi o sul-africano a ser atrapalhado pela Surtees de Henri Pescarolo. Com isso, o britânico encontrou a brecha para fazer a ultrapassagem na volta 37. Quatro giros depois, foi a vez do piloto da McLaren sofrer com a Williams de Warwick Brown e ser superado novamente pelo corredor a bordo da Tyrrell. Imagina se Sebastian Vettel corresse naquela época o que iria reclamar?

A disputa estava equilibrada, mas com pista limpa, a McLaren M26 rendia melhor do que a Tyrrell P34 (aquela de seis rodas) e, na volta 46, Hunt finalmente assumia a ponta para não perder mais. Apesar de não ter mais o mesmo rendimento do começo da prova, Scheckter ainda conservava uma vantagem sólida para Lauda e manteve o segundo posto.

Fonte: Statsf1.com

O austríaco, por sua vez, conduziu a sua Ferrari ao terceiro lugar. Era a primeira vez que Lauda subia ao pódio depois do seu acidente. Os quatro pontos conquistados também garantiram à escuderia italiana o título de construtores de 1976. Apesar disso, Hunt conseguiu descontar ainda mais a desvantagem em relação à Lauda para míseros três pontos, mantendo a disputa muito viva.

Faltava apenas uma corrida, com a decisão em Fuji, no Japão. O desfecho dessa história é lembrada por muitos, mas estes detalhes virão em breve nesta coluna, recordando este grande certame.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading