Nesta quarta-feira (18) a McLaren confirmou mais uma adição ao seu programa de desenvolvimento de pilotos. Bianca Bustamante, atualmente pilota na F1 Academy agora faz parte do time Papaya.
No próximo ano a filipina de 18 anos, participará de mais uma temporada da F1 Academy, mas agora usando a pintura da McLaren em seu carro por conta do apoio que receberá do time. A McLaren é o primeiro time de Fórmula 1 a confirmar o seu apoio para a segunda temporada do campeonato feminino.
Bustamante compete desde os cinco anos, contando com várias vitórias em campeonatos de kart em toda a Ásia. A pilota competiu na W Series em 2022, a pilota também participou do Campeonato de Fórmula 4 dos Emirados Árabes, além da F4 Italiana e fez três provas na USF Juniors.
A pilota, assim como os outros participantes do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, terá o acompanhamento de Emanuele Pirro. Bustamante se junta ao brasileiro Gabriel Bortoleto, Pato O’Ward, Ryo Hirakawa e a Ugo Ugo Ugochukwu.
LEIA MAIS: F1 Academy divulga calendário da temporada 2024
“Este é um momento tão irreal na minha carreira, assinar com a McLaren e a ART Grand Prix está muito além de tudo que eu poderia imaginar crescendo correndo de kart nas Filipinas. Estou emocionada pois a história a esta equipa me deixa verdadeiramente sem palavras”, comentou Bianca Bustamante.
“Sou muito grata por esta oportunidade, pois acredito que agora tenho a melhor estrutura de desenvolvimento possível ao meu redor para dar o próximo passo em minha carreira, e por isso sou muito grata. Em 2023 fiz tudo para melhorar minha velocidade, o que demonstrei em várias corridas este ano, mas em 2024 meu objetivo é estabelecer consistência e melhorar a parte mental para lutar pelo título na próxima temporada da F1 Academy.”
“Por enquanto, meu foco é encerrar a temporada da F1 Academy com força aqui em Austin, mas começaremos a trabalhar imediatamente na temporada de 2024. Nunca estive tão motivada em minha vida! Um grande obrigado a Susie Wolff e à equipe da F1 Academy por lutar tanto por nós, meninas, e por nos dar esta oportunidade de sermos o melhor que podemos ser. Agradecimentos adicionais a Zak Brown, Andrea Stella, Emanuele Pirro, Sebastian Philippe, meus patrocinadores e todos os meus apoiadores por acreditarem em mim e tornarem tudo isso possível. Estou cheia de gratidão e prometo dar tudo de mim”, seguiu.
Ready to fly the flag for the Philippines and McLaren in F1 Academy! 🧡🇵🇭
Let's get it, @RacerBia. 👊
— McLaren (@McLarenF1) October 18, 2023
O programa criado pela equipe tem objetivo de facilitar o caminho dos jovens pilotos para outras categorias, como na Fórmula 1, Indy Car e Fórmula E que a McLaren está inserida.
A temporada 2023 da F1 Academy será encerrada neste fim de semana, com a última etapa sendo disputada em Austin. A competição conta com três corridas por etapa. Bianca Bustamante é a sétima colocada na tabela, somando 102 pontos. A pilota faturou duas vitórias neste ano, além de quatro pódios.