O estreante Oliver Bearman se aproxima de uma suspensão. O piloto se envolveu em um incidente com Carlos Sainz durante o GP da Itália e ao ser responsabilizado pelo incidente mais dois pontos de sua superlicença foram anotados, somando 10 pontos em poucos meses na Fórmula 1.
O lance entre o piloto da Haas e o espanhol da Williams foi analisado pelos comissários e rendeu uma penalidade ao britânico. Bearman tentava se defender de uma ultrapassagem que acabou resultando em um toque, os competidores rodaram e Isack Hadjar conseguiu herdar as posições.
No documento a FIA disse: “O carro 55 [Sainz] tentou ultrapassar o 87 [Bearman] por fora na curva 4 e teve o seu eixo dianteiro à frente do eixo dianteiro do carro 87 no apex, conquistando assim o direito à linha de corrida. O piloto do carro 87 defendeu a sua posição por dentro em vez de ceder a posição e causou a colisão. Os comissários determinaram que o piloto do carro 87 é predominantemente culpado e, portanto, a penalidade padrão para tais incidentes é aplicada.”
Além dos dez segundos, dois pontos da superlicença de Bearman foram anotados. Antes da etapa italiana, Bearman já tinha acumulado oito desses pontos, que só expiram em um período de 12 meses – sua situação só será aliviada a partir de novembro.
“É muito triste, honestamente, porque o carro estava ótimo hoje. Tive que lutar muito, pois estávamos lentos nas retas, mas sem o incidente com o Carlos Sainz, acho que poderíamos estar brigando por pontos – é uma pena”, comentou Bearman.
O destino do britânico pode ser o mesmo de Kevin Magnussen, piloto que Bearman substituiu no ano passado na Haas, pois atingiu os 12 pontos da superlicença e não pode guiar no Azerbaijão.
O sistema de pontos de punição na Fórmula 1 foi implementado em 2014 para acompanhar de perto a conduta dos pilotos durante a temporada. Cada infração cometida pode resultar em pontos adicionados à superlicença, que funcionam como um registro daquele competidor. Caso um piloto alcance 12 pontos ou mais dentro de um período de 12 meses, ele é automaticamente suspenso de uma etapa do campeonato.
Antes deste sistema de pontuação, foi Romain Grosjean que recebeu a suspensão de uma prova por colidir com vários carros no GP da Bélgica de 2012.
“Não vou me prender nas penalidades – nós as aceitamos e seguimos em frente –, ganhando ou perdendo, fazemos isso juntos. O lado positivo é que, sabendo que Monza é um dos nossos circuitos mais fracos, ainda lutamos muito e estou feliz com a forma como atuamos como equipe”, comentou Ayao Komatsu, chefe de equipe da Haas.
“Observamos alguns casos de formação de bolhas no eixo dianteiro, mas não o suficiente para impactar significativamente o desempenho do carro. Em termos de desgaste, fica claro que os pilotos que ultrapassaram a marca de 40 voltas no primeiro turno chegaram muito perto ou, em alguns casos, até ultrapassaram o limite de desgaste, mas sem perda de desempenho.”
A prova mais rápida da história da F1
O GP da Itália de 2025 também entrou para a história como a prova mais rápida já disputada na Fórmula 1. Com velocidade média de 250,706 km/h, Verstappen superou o recorde anterior estabelecido por Michael Schumacher em 2003, que havia marcado 247,586 km/h também em Monza. Vale destacar que do segundo ao 7° colocado, todos cruzaram a linha de chegada em tempos inferiores ao registrado por Schumacher na ocasião.
A McLaren, assim como em 2024, voltou a colocar seus dois pilotos no pódio: Lando Norris ficou em segundo e Oscar Piastri em terceiro. Além disso, Norris ainda registrou a volta mais rápida da prova na última passagem, com 1m20s901, atingindo velocidade média de 257,781 km/h – novo recorde absoluto do circuito.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.