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Batida de Logan Sargeant compromete TL3 chuvoso na Holanda

Os pilotos tiveram pouco tempo para realizar as suas verificações, por conta da batida de Logan Sargeant que aconteceu nos minutos iniciais da sessão. Gasly ainda registrou o melhor tempo

O tempo de ação do TL3 foi comprometido por conta de uma batida de Logan Sargeant, a atividade aconteceu neste sábado (24) na Holanda, quando os pilotos deveriam se preparar para o restante do fim de semana. A barreira de proteção precisou passar por reparos, comprometendo as verificações que seriam realizadas pelas equipes. Zandvoort é um circuito bem traiçoeiro por suas curvas, além do estilo old-school, mas a combinação mais perigosa foi a passagem pela grama em um traçado molhado por conta da chuva.

Sargeant atacou a grama, extravasando a linha branca, a combinação fez com que o piloto perdesse o controle e fosse enviado direto para a barreira de contenção. O equipamento pegou fogo e a Williams tem um trabalho muito grande pela frente, se quiser tentar colocar esse equipamento para participar do restante do fim de semana.

Restando apenas dois minutos para o final da sessão, a pista foi liberada brevemente. Os pilotos tiveram a chance de abrir uma volta rápida no circuito. Max Verstappen fez algumas ultrapassagens ainda na linha dos boxes e disputou espaço com outros competidores para ter a chance de abrir ao menos um giro rápido no traçado.

Pierre Gasly encerrou a sessão como líder, anotando 1m20s311, já que foi um dos primeiros colocados a deixar os boxes. Kevin Magnussen se estabeleceu na segunda posição com a marca de 1m20s450, seguido por Valtteri Bottas da Sauber com 1m21s155. Lando Norris foi o quarto colocado cravando 1m21s387, enquanto Fernando Alonso anotou 1m21s461.

A Fórmula 1 retorna às 10h (pelo horário de Brasília) para a disputa da classificação do GP da Holanda.

Saiba como foi o TL3 do GP da Holanda

O sábado em Zandvoort começou como no dia anterior, tempo fechado, carregado por nuvens e com chuva. A temperatura na pista estava na casa dos 20 °C, com 18 °C no ambiente.

Nos primeiros pilotos que foram liberados para o traçado, os pneus de chuva extrema foram utilizados, mas os pilotos achavam que já era possível experimentar os intermediários, desta forma Oscar Piastri foi o primeiro a usar o pneu de faixa verde para dar início a sua preparação.

O sábado será marcado pela chuva, então as equipes não tinham como se poupar completamente da sessão, ainda mais por ser um circuito muito desafiador por conta das suas curvas.

Rapidamente Piastri anotou 1m24s176 mas o circuito ainda estava bem molhado. Desde o início do fim de semana, Nico Hülkenberg parecia um pouco perdido na pista, já tinha cometido vários erros na sexta-feira e logo na primeira saída dos boxes neste sábado, perdeu o controle do carro e passou reto, colidindo na barreira de contenção. A asa dianteira ficou danificada e o piloto precisou passar pelos boxes.

Com menos de 20 minutos de sessão, Logan Sargeant provocou uma bandeira vermelha. O piloto ao tocar na grama foi direto para a barreira de contenção na curva 4. O carro começou a pegar fogo, ficando bem destruído.

Nesta altura da sessão, Fernando Alonso era o líder da atividade, anotando 1m21s461m seguido por Oscar Piastri, separados por 0s389. Lance Stroll era o terceiro colocado, com a marca de 1m21s941.

A batida demandou um pouco mais de tempo para a liberação do traçado. Além do carro danificado que precisava ser retirado, também foi necessário fazer uma substituição na barreira de contenção.

Segundo informações da Williams, o carro de Logan Sargeant estava com todas as atualizações e a batida comprometeu o equipamento. Talvez seja necessário fazer a substituição do chassi para reconstruir o equipamento.

A sessão foi reestabelecida restando apenas dois minutos para o cronômetro zerar. A direção de prova deixou os pilotos sentirem a pista, apenas para se preparar para a classificação, fazendo uma volta de verificação. Todos os competidores foram liberados com os pneus intermediários instalados.

Os pilotos tentaram registrar ao menos uma volta rápida. Pierre Gasly se estabeleceu na liderança por ser um dos primeiros liberados para o traçado, o francês anotou 1m20s311, contra 1m20s450 obtido por Kevin Magnussen. Apenas Yuki Tsunoda e Sergio Pérez não conseguiram cruzar o cronômetro antes dele zerar.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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