Ayrton Senna da Silva, nascido em 21 de março de 1960 na capital paulista, é um ícone imortalizado no mundo da Fórmula 1. Sua carreira, que foi interrompida tragicamente em 1º de maio de 1994 em Bolonha, Itália, aos 34 anos, deixou uma marca indelével no automobilismo mundial.
lll Trajetória na Fórmula 1
Ao longo de suas 11 temporadas na Fórmula 1, Senna participou de 161 Grandes Prêmios, representando quatro equipes distintas: Toleman, Lotus, McLaren e Williams. Ele pilotou com motores Renault, Hart, Honda e Ford Cosworth, competindo em 13 modelos diferentes de carros.
Senna conquistou 41 vitórias, 65 poles positions e 19 melhores voltas, alcançando o pódio em 80 ocasiões. Porém, sua carreira também foi marcada por desafios, com 60 abandonos ao longo das corridas.
Durante suas temporadas na Fórmula 1, acumulou um total de 614 pontos, com uma média de 3.81 pontos por Grande Prêmio. Senna liderou por 2.931 voltas, totalizando 13.430 quilômetros na liderança, percorrendo ao todo 8.219 voltas e 37.937 quilômetros nas pistas.
lll Honrarias e Reconhecimentos
Além de suas proezas nas corridas, Senna foi agraciado com diversas honrarias e condecorações ao longo de sua vida e após sua morte prematura. Recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, a Ordem Nacional do Mérito, e medalhas como a da Ordem do Mérito Esportivo do CND e da Ordem do Mérito Aeronáutico, entre outras distinções.
lll Caminho para a Fama
Antes de entrar na Fórmula 1, Senna já demonstrava seu talento nas pistas. Ele foi campeão sul-americano e brasileiro de kart em 1978, alcançou excelentes posições no Mundial de Kart nos anos seguintes e conquistou vitórias em campeonatos de categorias como a Formula Ford 1600 e Formula Ford 2000.
lll Legado Além das Pistas
O legado de Ayrton Senna vai muito além das conquistas esportivas. Sua determinação, habilidade e carisma o tornaram uma figura lendária no esporte e um ídolo para milhões ao redor do mundo.
Os modelos de carros que Senna utilizou ao longo de sua carreira incluem o Toleman TG184 de 1984, Lotus 98T, Lotus 97T, Lotus 99T, McLaren MP4/4, MP4/5, MP4/5B, MP4/6, MP4/7A, MP4/8 e Williams FW16 de 1994.
Ayrton Senna deixou um legado imensurável no automobilismo, sendo lembrado não apenas como um piloto excepcional, mas como um ícone que transcendeu as pistas, inspirando gerações e definindo o conceito de excelência no esporte.
lll Ayrton Senna da Silva
lll Condecorações
- Grau de Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho em uma homenagem póstuma de agosto de 1994.
- Ordem Nacional do Mérito – Grau de Grã-Cruz (Póstuma) em 1994.
- Medalha da Ordem do Mérito Esportivo do CND em março de 1990.
- Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau de Cavaleiro – 1993
- Comenda da Ordem de Rio Branco da Presidência da República em 14 de fevereiro de 1992.
- Título de Jaguar da Força Aérea Brasileira – 1988
- Medalha do Mérito Santos-Dumont – 1987
lll Resultados antes da Fórmula 1
- 1973 – 01/jul – Primeira corrida de kart – Kartódromo de Interlagos
- 1978 – Campeão Sul-Americano de kart
- 1978 – Campeão Brasileiro de kart
- 1978 – 13 a 17/set – Mundial de Kart em Le Mans/França – 6º colocado
- 1979 – Campeão Brasileiro de kart
- 1979 – 18 a 23/set – Mundial de Kart em Estoril/Portugal – 2º colocado
- 1980 – Campeão Brasileiro de kart
- 1980 – 17 a 21/set – Mundial de Kart em Niveles/Bélgica – 2º colocado
- 1981 – Campeão Brasileiro de kart
lll 1981 – Formula Ford 1600 – Equipe Van Diemen (dois campeonatos: P&O Ferries (PO) e Townsend Thoresen (TT))
- 01/03 – PO – Brands Hatch – 5º
- 08/03 – TT – Thruxton – 3º
- 15/03 – TT – Brands Hatch – 1º
- 22/03 – TT – Mallory – 2º (pole)
- 05/04 – TT – Mallory – 2º
- 03/05 – TT – Snetterton – 2º (pole)
- 24/05 – RAC – Oulton Park – 1º (volta mais rápida)
- 25/02 – TT – Mallory – 1º
- 07/06 – TT – Snetterton – 1º (volta mais rápida)
- 21/06 – RAC – Silverstone – 2º
- 27/06 – TT – Oulton Park – 1º (volta mais rápida)
- 04/07 – RAC – Donnington – 1º (volta mais rápida)
- 12/07 – RAC – Brands Hatch – 4º (volta mais rápida)
- 25/07 – TT – Oulton Park – 1º (volta mais rápida)
- 26/07 – RAC – Mallory – 1º (volta mais rápida)
- 02/08 – TT – Brands Hatch – 1º
- 09/08 – RAC – Snetterton – 1º (volta mais rápida)
- 15/08 – TT – Donnington – 1º
- 31/08 – TT – Thruxton – 1º (pole e volta mais rápida)
- 16 a 20/09 – Mundial de Kart em Parma/Itália – 4º colocado
- 29/09 – TT – Brands Hatch – 2º (volta mais rápida)
lll 1982 – Formula Ford 2000 – Equipe Rushen Green Racing (dois campeonatos: Campeonato Inglês Pace British FF 2000 (PB) e Campeonato Europeu de 2000 (EFDA))
- 07/03 – PB – Brands Hatch – 1º (pole e volta mais rápida)
- 27/03 – PB – Oulton – 1º (pole e volta mais rápida)
- 28/03 – PB – Silverstone – 1º (pole e volta mais rápida)
- 04/04 – PB – Donnington – 1º (pole e volta mais rápida)
- 09/04 – PB – Snetterton – 1º (pole e volta mais rápida)
- 12/04 – PB – Silverstone – 1º (pole e volta mais rápida)
- 18/04 – EFDA – Zolder – pole e abandono
- 02/05 – EFDA – Donnington
- 03/05 – PB – Mallory – 1º (volta mais rápida)
- 09/05 – EFDA – Zolder – pole, volta mais rápida e abandono
- 30/05 – PB – Oulton – abandono
- 30/05 – Celebr. – Oulton – 1º (volta mais rápida)
- 31/05 – PB – Brands Hatch – 1º (volta mais rápida)
- 06/06 – PB – Mallory – 1º (volta mais rápida)
- 13/06 – PB – Brands Hatch – 1º (volta mais rápida)
- 20/06 – EFDA – Hockenheim – pole e abandono
- 26/06 – PB – Oulton – 1º (volta mais rápida)
- 03/07 – EFDA – Zandvoort – 1º (pole)
- 04/07 – PB – Snetterton – 2º
- 10/07 – PB – Castle Combe – 1º (pole e volta mais rápida)
- 01/08 – PB – Snetterton – 1º (volta mais rápida)
- 08/08 – EFDA – Hockenheim – 1º (pole e volta mais rápida)
- 15/08 – EFDA – Österreichring – 1º (pole e volta mais rápida)
- 22/08 – EFDA – Jyllandsring – 1º (pole e volta mais rápida)
- 30/08 – PB – Thruxton – 1º (volta mais rápida)
- 05/09 – PB – Snetterton – 1º (volta mais rápida)
- 12/09 – EFDA – Mondello Park – 1º (volta mais rápida)
- 15 a 19/09 – Mundial de Kart em Kalmar/Suécia – 14º colocado
- 26/09 – PB – Brands Hatch – 2º (volta mais rápida)
- 13/11 – Fórmula 3 – Thruxton – Ralt RT3-Toyota – 1º (pole e volta mais rápida)
lll 1983 – Formula 3 – Campeonato Inglês – Equipe West Surrey Racing (exceto em Macau, quando Senna pilotou para a Marlboro/Tedy Yip)
- 06/03 – Silverstone – 1º (volta mais rápida)
- 13/03 – Thruxton – 1º (pole)
- 20/03 – Silverstone – 1º (pole e volta mais rápida)
- 27/03 – Donnington – 1º (pole e volta mais rápida)
- 04/04 – Thruxton – 1º (pole)
- 24/04 – Silverstone – 1º (pole e volta mais rápida)
- 03/05 – Thruxton – 1º (pole e volta mais rápida)
- 08/05 – Brands Hatch – 1º (pole e volta mais rápida)
- 30/05 – Silverstone – 1º (pole e volta mais rápida)
- 12/06 – Silverstone – abandono
- 19/06 – Cadwell Park – pole, não largou
- 03/07 – Snetterton – volta mais rápida e abandono
- 16/07 – Silverstone – 1º (pole e volta mais rápida)
- 24/07 – Donnington – 2º (pole e volta mais rápida)
- 06/08 – Oulton – volta mais rápida e abandono
- 29/08 – Silverstone – 1º (pole)
- 11/09 – Oulton – abandono
- 18/09 – Thruxton – pole e abandono
- 02/10 – Silverstone – 2º
- 20/10 – GP de Macau – Macau – 1º (pole e volta mais rápida)
- 23/10 – Thruxton – 1º (pole e volta mais rápida)
lll Comparação com companheiros de equipe
Temporada | Pontos Ayrton Senna | Pontos companheiro de equipe | Companheiro de equipe |
---|---|---|---|
1984 | 13 | NC (nenhum ponto) 3 | Johnny Cecotto Stefan Johansson |
1985 | 38 | 33 | Elio de Angelis |
1986 | 55 | 3 | Johnny Dumfries |
1987 | 57 | 7 | Satoru Nakajima |
1988 | 90 (94) | 87 (105) | Alain Prost |
1989 | 60 | 76 (81) | Alain Prost |
1990 | 78 | 43 | Gerhard Berger |
1991 | 96 | 43 | Gerhard Berger |
1992 | 50 | 49 | Gerhard Berger |
1993 | 73 | 7 4 | Michael Andretti Mika Häkkinen |
1994 | NC (nenhum ponto) | 91 | Damon Hill |