ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Ayrton Senna é declarado Patrono do Esporte Brasileiro

Lei 14.559 foi sancionada por pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, após aprovação do Senado. Feitos do piloto brasileiro e sua importância são reconhecidos

Ayrton Senna foi declarado Patrono do Esporte Brasileiro, a horaria foi publicada nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial sob o texto da LEI 14.559/2023. A homenagem acontece em decorrência ao projeto PL2.793/2019 do deputado Filipe Barros (PL-PR) e foi aprovado em 29 de março no Plenário do Senado com relatório do então senador Dário Berger apresentado à Comissão de Educação (CE).

O piloto brasileiro faleceu em 1994 em um acidente no GP de San Marino, Senna ainda é considerado como um dos maiores pilotos da categoria e seu legado inspirou vários esportistas.

Na justificativa da proposta, Barros destaca a atuação esportiva de Ayrton Senna e sua representatividade para o esporte brasileiro.

“No auge de sua atuação, representava uma das poucas esperanças de um povo carente de vitórias e grandes conquistas. Proporcionava a alegria das manhãs de domingo, a certeza da vitória. E em cada conquista, fazia questão de demonstrar seu orgulho de ser brasileiro”. O relator citou pesquisas de opinião que reconhecem o piloto como “um herói nacional e um dos grandes esportistas da nossa história”, Berger destacou no relatório a importância do piloto que é um dos grandes ídolos nacionais.

O vice-presidente da República, no exercício do cargo de Presidente da República. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica declarado Patrono do Esporte Brasileiro o ex-piloto Ayrton Senna da Silva.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 25 de abril de 2023; 202º da Independência e 135º da República.

O tricampeão Mundial de Fórmula 1 correu na categoria entre as décadas de 1980 e 1990, conquistando os três títulos com a McLaren.

Recentemente, o heptacampeão Sir Lewis Hamilton recebeu uma honraria do governo brasileiro, sendo considerado cidadão honorário brasileiro, por sua proximidade com o país, além do ato no GP de São Paulo de 2021 – quando Hamilton ergueu a bandeira brasileira pelo circuito de Interlagos para comemorar a sua vitória.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo