O chefe da Haas, Ayao Komatsu, traçou as expectativas em relação a Ollie Bearman para a sequência da temporada, destacando a importância da consistência e de assumir um papel de liderança dentro da equipe.
No ano passado Oliver Bearman foi acionado pela Ferrari para substituir Carlos Sainz, na ocasião o competidor conseguiu uma sétima posição com a Ferrari no GP da Arábia Saudita. O trabalho entregue na Ferrari fez a Haas acender um alerta para a contração do jovem piloto. Bearman foi escalado ainda para a corrida do Azerbaijão – quando Kevin Magnussen foi suspenso do evento, além de voltar ao carro no GP de São Paulo quando o dinamarquês não estava se sentindo bem.
Ao longo do último ano o britânico também fez várias sessões de treinos livres, elas funcionaram como um processo de preparação já que o competidor se tornaria piloto em tempo integral do time norte-americano em 2025.
A primeira metade de seu ano de estreia apresentou altos e baixos, mas trouxe um ponto positivo marcante: o 6° lugar no GP da Holanda, seu melhor resultado até aqui, após o piloto flertar algumas vezes com a zona de pontuação com o 11° lugar.
Komatsu elogiou o talento de Bearman, reforçando que ele é um piloto rápido, mas algumas coisas precisam ainda ser aprimoradas ao longo do campeonato.
“Acho que a velocidade é indiscutível. Veja bem, não há dúvida de que o talento está lá. Para nós, o que importa é realmente aproveitar esse talento e entregá-lo consistentemente, em todas as sessões, em todos os fins de semana de corrida, o que não temos feito.”
“Normalmente, estamos trabalhando muito, muito de perto com o Ollie, fornecendo objetivos de curto prazo, obtendo feedback, ética de trabalho, etc. Mas ele é um ótimo garoto, ele tem uma ótima personalidade, uma personalidade positiva que motiva todo mundo, e ele também é muito mente aberta.”
“Ele aceita feedbacks construtivos, até mesmo críticas, muito bem, então temos um ótimo relacionamento de trabalho e nossa meta este ano, nas corridas restantes, é realmente mostrar o talento dele de forma consistente. Essa consistência é a chave”, seguiu o chefe de equipe da Haas.
Após o GP da Itália, o piloto britânico somou a anotação de 10 pontos na superlicença e ele corre o risco de ser suspenso por um evento, assim como aconteceu com Kevin Magnussen e facilitou a sua estreia na Haas.
LEIA MAIS: Bearman se aproxima de suspensão após incidente com Sainz em Monza
Por ser novato e ainda estar entendendo como as coisas funcionam na Fórmula 1, o competidor acabou se envolvendo em alguns incidentes ao longo do campeonato, que comprometeram pontos na sua superlicença.
A Haas, por sua vez, continua trabalhando amplamente com Ollie para que ele continue se desenvolvendo na Fórmula 1. Komatsu reforçou que para os avanços com Bearman acontecerem é necessário definir os objetivos de curto prazo e exigir uma maior concentração na competição.
“O que acabei mencionando sobre os objetivos de curto prazo é muito importante. E então simplificar a sua vida, não sua vida privada, apenas se concentra no que realmente importa.”
“Não se pode desperdiçar uma sessão, não se pode desperdiçar uma volta, e temos que controlar todos – temos que exigir mais uns dos outros. Então, mesmo sendo um novato [e] tendo 20 anos, ele é um piloto de Fórmula 1, então ele também precisa controlar a equipe.”
“Estou pressionando os pilotos, mas também os engenheiros e todos, mas ele pode fazer mais nesse aspecto, e ele sabe e é capaz de fazer isso. Então, ao extrair mais um do outro, não apenas de si mesmo, em troca ele terá um carro melhor, obterá melhores informações sobre a preparação dos pneus e marcará mais pontos.”
Atualmente a Haas ocupa o posto de nona força do campeonato, somando 44 pontos, contra 55 da Sauber.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.