A etapa de Gateway da NASCAR Cup Series deste ano foi uma das mais marcantes em termos de reviravolta na reta final como também para a temporada. Um dos pilotos mais ameaçados para não avançar para os playoffs era Austin Cindric. O piloto da Penske vinha numa temporada bem irregular, mas Cindric estava com a sorte ao seu lado e conseguiu sair cum a vitória.
A corrida foi dominada por Christopher Bell, que tinha o carro dominante no fim de semana, vencendo os dois estágios e liderando a maior parte da prova. No entanto, a Penske arranjou uma estratégia diferente para posicionar Ryan Blaney, Joey Logano e Cindric entre os ponteiros.
Na parte final da prova, Logano ficou mais para trás, com Blaney e Cindric comandando a dobradinha, mas Bell tinha pneus mais novos e descontou a vantagem, superando o piloto do carro número 2 da Penske e buscava a vitória contra o atual campeão da Cup.
Blaney e Bell tiveram um duelo bem intenso pela liderança, até que o motor do Toyota Camry 20 da Joe Gibbs apresentou problemas de motor e Bell perdeu rendimento e passou a ser ultrapassado por facilidade, enquanto se arrastava para chegar ao fim.
Sem seu principal adversário, a vitória parecia certa para Blaney. No entanto, o piloto do Ford Mustang número 12 ficou sem combustível na abertura da última volta e se arrastou pela pista, vendo a chance de sua primeira vitória no ano escapar.
Assim, Cindric tomou a ponta e conquistou uma vitória importantíssima para ele e a Penske. Foi a primeira conquista da equipe em 2024 na Cup e, mesmo com um ano de altos e baixos, além de muita pressão pelo desempenho irregular, o piloto do carro número 2 garante sua vaga nos playoffs.
A vitória de Cindric foi um duro golpe para pilotos que estão na briga por pontos, que veem uma vaga a menos para a pós-temporada. O maior prejudicado da etapa foi Kyle Busch, que abandonou a corrida após ser tocado por Kyle Larson no final do segundo estágio e ficou mais longe da zona de classificação.
No próximo domingo, a NASCAR Cup Series vai para a Califórnia, em mais uma prova em circuito misto nesta temporada, com a corrida no circuito de Sonoma.
Top-10 da etapa de Gateway
1 – Austin Cindric (Penske/Ford)
2 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
3 – Brad Keselowski (RFK/Ford)
4 – Tyler Reddick (23Xi/Toyota)
5 – Joey Logano (Penske/Ford)
6 – Austin Dillon (Richard Childress/Chevrolet)
7 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
8 – Carson Hocevar (Spire/Chevrolet)
9 – Justin Haley (Rick Ware/Ford)
10 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
Classificação da temporada regular (após 15 de 26 etapas):
Classificados por vitória: Denny Hamlin e William Byron (3); Kyle Larson e Christopher Bell (2); Chase Elliott, Tyler Reddick, Brad Keselowski, Daniel Suárez e Austin Cindric (1)
Classificação por pontos: (diferença em relação à zona de corte)
Martin Truex Jr +132
Ty Gibbs +107
Alex Bowman +59
Ross Chastain +59
Ryan Blaney +47
Bubba Wallace +13
Chris Buescher +10
Chase Briscoe -10
Joey Logano -14
Kyle Busch -20
Josh Berry -104