ColunistasFórmula 1Post

Aumento do público feminino chama a atenção em pesquisa realizada pela F1

A Fórmula 1 realizou uma pesquisa com fãs de 187 países, para responder algumas questões sobre o esporte e dar uma dimensão da categoria. A pesquisa foi conduzida pela Nielsen e Motorsport Network, onde eles identificaram os gostos das pessoas que estão acompanhando atualmente o esporte.

Estas pesquisas ajudam no direcionamento e na forma como a categoria pode tomar decisões nos próximos anos. Mais de 167 mil pessoal enviaram as suas respostas. Algo que chamou a atenção foi a participação feminina que dobrou desde a última pesquisa realizada em 2017.

O público feminino foi representado por mais de 30 mil na pesquisa atual, o que representa um aumento de 18,3% do total da amostra. Com relação aos dados obtidos em 2017, tivemos um aumento de 83%.

O público feminino que acompanha a Fórmula 1 está aumentando – Foto: Rafael Catelan

Eles atrelam este aumento, como uma responsabilidade também da W Series, o campeonato feminino onde apenas mulheres podem competir está chamando a atenção, principalmente por representar a possibilidade de termos mulheres nas pistas.

A pesquisa também apontou dados como piloto e equipes que estão mais populares. Max Verstappen está na liderança com 14,4% dos votos, mas o holandês não é o favorito, mesmo que mova uma grande quantidade de fãs pelo mundo tem uma fatia considerável, mas outros pilotos também estão bem perto de Max.

Lando Norris aparece na segunda posição com 13,7%, escolhido muito entre o público feminino, mas também das pessoas que estão abaixo dos 24 anos. Lewis Hamilton foi o número um no Reino Unido, aparece em segundo nos Estados Unidos, mas ocupa a terceira posição no geral com 12,5% dos votos.

Lando Norris aparece em segundo lugar na pesquisa que identifica o favoritismo dos fãs – Foto: reprodução

Quando à equipe favorita, a McLaren assumiu o topo, superando a Ferrari, 29,5% dos votos, a Red Bull também superou o time italiano contando com 19,8% dos votos, a Ferrari ocupa a terceira posição com 17,9% dos votos. A Mercedes é apenas a quarta colocada com 11,9% dos votos.

A posição da McLaren chama a atenção, mas pode estar atrelado a renovação do público, mas também por ser uma das equipes que tem pilotos muito admirados pelos fãs mais novos.

E as pistas favoritas do público são Monza (Itália), Spa (Bélgica), Silverstone (Inglaterra) e Monte Carlo (Mônaco) e Suzuka (Japão). O Azerbaijão também sofreu um aumento na sua popularidade, em 2017 quando a última pesquisa foi realizada ele aparecia em 1% da preferência do público, mas agora está em 13%.

Na pesquisa, a categoria aponta também a Sprint Qualifying, algo que está sendo muito mencionado pela Fórmula 1 e a categoria faz questão de ressaltar que está sendo bem aceita pelo público. No entanto, o formato que já foi testado em dois momentos neste ano (Silverstone e Monza), apenas 6,7% do público concordou com a introdução do formato.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo