Do Qatar para a Itália, as expectativas dos pilotos brasileiros Augusto Farfus e Nicolas Costa contrastam para o segundo embate do FIA WEC, na classe LMGT3.
Augusto Farfus, natural de Curitiba e aos 40 anos, parte para Ímola após uma modesta sexta colocação na Qatar Airways 1812 Km do Qatar, conduzindo a BMW M4 LMGT3 #31 do Team WRT ao lado de Sean Gelael e Darren Leung. Com o objetivo de acumular pontos cruciais para a temporada, Farfus enfatiza a importância da regularidade num campeonato como o FIA WEC:
A nossa equipe testou recentemente em Ímola. Entendo que será um traçado um pouco mais difícil para nós por conta das características da pista e do asfalto. Entretanto, o objetivo é pontuar sempre porque o FIA WEC é um campeonato mais de regularidade do que de resultados separados
Já Nicolas Costa, de 32 anos e oriundo do Rio de Janeiro, chega a Ímola com renovadas esperanças. Apesar do incidente que comprometeu sua corrida no Qatar, Costa, que pilota o McLaren 720S GT3 Evo #59 da United Autosports ao lado de Grégoire Saucy e James Cottingham, expressa confiança em sua familiaridade com o circuito italiano:
Temos tudo para irmos muito bem em Ímola. É uma pista que conheço, diferente de Lusail, então já é uma coisa a menos para me preocupar. É um circuito que amo. Já morei perto quando corri na Itália, então é um lugar que realmente guardo com muito carinho
Costa também planeja homenagear um dos maiores ídolos do automobilismo, Ayrton Senna, cujo aniversário de morte se aproxima:
Correr de McLaren em Ímola, dez dias antes do aniversário de 30 anos da morte do Ayrton Senna, torna tudo ainda mais emocionante. Vai ser uma corrida para se guardar na memória, então espero que a gente consiga performar e honrar nossas raízes lá
A transmissão das 6 Horas de Ímola será feita ao vivo pelo canal BandSports na TV por assinatura e canal do Youtube da emissora (Esporte na Band), além do BandPlay e no site da Band. A transmissão da etapa também estará disponível em streaming no canal do site Grande Prêmio no YouTube, cobrindo desde os treinos até a corrida principal. Prepare-se para um fim de semana cheio de velocidade e emoção nas pistas italianas.
FIA WEC, temporada 2024
6 Horas de Ímola, programação (horário de Brasília) Sexta-feira, 19 de abril Treino livre 1: 7h00 Treino livre 2: 12h15
Carros: 37 Modelos e versões diferentes: 18 Fábricas inscritas: 14, Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine (Renault) e Lexus Equipes: 24 Pilotos: 110 Nacionalidades: 29, França, Itália, Grã-Bretanha, Dinamarca, Bélgica, Suíça, Alemanha, Japão, Estados Unidos, Áustria, Espanha, Holanda, África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Nova Zelândia, Rússia, China, Israel, Indonésia, Omã, Angola, Irlanda, Argentina, Noruega, Bielorrússia, Chile, Polônia
CATEGORIA LMGT3
Carros: 18 Pilotos: 54 Equipes: 12, Heart of Racing Team, Team WRT, Vista AF Corse, United Autosports, Iron Lynx, Proton Competition, Akkodis ASP Team, TF Sport, Iron Dames, Manthey EMA, Manthey Pure Rxcing, D’Station Racing
CATEGORIA HYPERCAR
Carros: 19 Pilotos: 56 Equipes: 12 – Cadillac Racing, Porsche Penske Motorsport, Toyota Gazoo Racing, Isotta Fraschini, Hertz Team Jota, BMW M Team WRT, Alpine Endurance Team, Ferrari AF Corse, Lamborghini Iron Lynx, AF Corse, Peugeot TotalEnergies, Proton Competition
MODELOS E VERSÕES CONFIRMADOS
Alpine A424, Aston Martin Vantage AMR LMGT3, BMW M Hybrid V8, BMW M4 LMGT3, Cadillac V-Series.R, Corvette Z06 LMGT3.R, Ferrari 296 LMGT3, Ferrari 499P, Ford Mustang LMGT3, Isotta Fraschini Tipo6-C, Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2, Lamborghini SC63, Lexus RC F LMGT3, McLaren 720S LMGT3 Evo, Peugeot 9X8, Porsche 911 GT3 R LMGT3, Porsche 963, Toyota GR010
CALENDÁRIO 2024 DO MUNDIAL DE ENDURANCE FIA WEC
Data / Etapa / País 02/03 – Qatar Airways 1.812Km do Qatar – Qatar 21/04 – 6 Horas de Ímola – Itália 11/05 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica 15/06 – 24 Horas de Le Mans – França 14/07 – Rolex 6 Horas de São Paulo – Brasil 01/09 – Lone Star Le Mans – Estados Unidos 15/09 – 6 Horas de Fuji – Japão 02/11 – BapcoEnergies 8 Horas do Bahrein – Bahrein
Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.