O piloto brasileiro Augusto Farfus, com um currículo repleto de vitórias em competições internacionais, mira agora um dos troféus mais cobiçados do automobilismo: as 24 Horas de Le Mans. Farfus, de 40 anos, é conhecido por suas conquistas em provas de longa duração, incluindo triunfos em Nürburgring, Dubai, Daytona, e títulos no GT World Cup e no Intercontinental GT Challenge. Sem contar no vice-campeonato no DTM.
Para Farfus, vencer em Le Mans seria a coroação de sua carreira: “Vencer Le Mans seria algo único. Já venci em Nürburgring, Daytona, Dubai e falta Le Mans para o currículo. Seria uma das maiores conquistas da minha carreira, tenha certeza”, afirmou o piloto. Esta será sua sexta participação na icônica corrida francesa, onde ele já competiu em 2010, 2011, 2018, 2019 e 2020.
Histórico em Le Mans
Farfus tem uma relação longa com a BMW, marca que ele representa desde 2007, exceto em 2020, quando competiu pela Aston Martin Racing. Seu melhor resultado em Le Mans veio logo na estreia, em 2010, com um sexto lugar na classe GT2, correndo ao lado dos alemães Jörg Müller e Uwe Alzen. Em 2011, Farfus fez história ao conquistar a pole position com a BMW M3 GT2, quebrando a barreira dos quatro minutos na classificação dos carros GT.
Temporada 2024 do FIA WEC
Na temporada atual do Mundial de Endurance, Farfus, junto com o indonésio Sean Gelael e o britânico Darren Leung, venceu as 6 Horas de Ímola, pilotando o BMW M4 LMGT3 #31 do Team WRT. Nas outras etapas, a Porsche dominou, com vitórias no Qatar e em Spa-Francorchamps. Apesar disso, Farfus acredita no potencial da BMW para Le Mans. A Porsche está voando neste ano, sem dúvidas. Mas em Spa, se não houvesse o acidente, teríamos chegado na frente do Porsche #92 e talvez poderíamos até ter vencido. Então também estamos muito fortes. E em Le Mans, com as altas velocidades, nossa M4 vai andar muito bem”, destacou.
LEIA MAIS: Augusto Farfus celebra primeira vitória no FIA WEC em Ímola
Estratégia para Le Mans
Farfus enfatiza a importância de minimizar erros e manter uma estratégia consistente para vencer em Le Mans. “Em Le Mans, minimizar os erros é fundamental. Mas a corrida tem uma dinâmica diferente, por exemplo, de Daytona, onde você pode esperar as últimas quatro, cinco horas, para ir para o ataque. Le Mans é uma prova que, se você quiser vencer, é preciso sempre estar junto dos líderes, o tempo todo. E as 24 Horas de Le Mans são atípicas também pelas características da pista”, explicou.
Próximos Desafios
Após as 24 Horas de Le Mans, Farfus e sua equipe se preparam para a Rolex 6 Horas de São Paulo, marcada para 14 de julho em Interlagos, com ingressos já disponíveis. Farfus segue focado em trazer mais uma vitória para o seu impressionante currículo e em escrever seu nome entre os vencedores de Le Mans.
LEIA MAIS: WEC divulga lista de inscritos para as 24 Horas de Le Mans de 2024
Com uma carreira marcada por sucesso e determinação, Augusto Farfus continua a ser um exemplo de excelência no automobilismo, e sua busca pela vitória em Le Mans é apenas mais um capítulo dessa trajetória brilhante.