Nesta quarta-feira (26) a Audi comunicou o acordo para a compra da Sauber. A fabricante alemã tinha informado a sua entrada na Fórmula 1 em agosto como fornecedora de motores, aproveitando o novo regulamento que será implementado na categoria, Mas, ainda não tinha anunciado qual equipe seria a sua parceira.
Os últimos rumores indicavam uma junção de Sauber e Audi, afinal, a Alfa Romeo informou que deixaria a equipe ao final de 2023. A Sauber utilizará as unidades de potência da Ferrari até o final de 2025, da qual é cliente.
A Audi fabricará a sua unidade de potência em Neuburg, na Alemanha, enquanto a Sauber ficará responsável pelo desenvolvimento e fabricação do carro na estrutura existente em Hinwill, na Suíça. A Sauber também será a responsável pelo planejamento e a execução das operações de corrida.
No comunicado, a Audi informa que a Sauber se tornará a sua “parceira estratégica no programa F1 da Audi”, mas a fabricante alemã também planeja “adquirir uma participação” no Grupo Sauber. A parceria renderá à Audi a oportunidade de entrar na Fórmula 1 como equipe de fábrica a partir de 2026.
Este é um grande passo para a Sauber, principalmente após trabalhar com a BMW nos anos 2000.
“Estamos muito satisfeitos por termos conquistado um parceiro tão experiente e competente para nosso ambicioso projeto de Fórmula 1. Já conhecemos o Grupo Sauber com suas instalações de última geração e equipe experiente de colaborações anteriores e estamos convencidos de que juntos formaremos uma equipe forte”, celebra, Oliver Hoffmann, da parte de desenvolvimento técnico da Audi.
MEDIAINFO: Audi selects Sauber as strategic partner for Formula 1 entry
>> https://t.co/BweK7FDK7x#Audi #F1 #Formula1 #FutureIsAnAttitude pic.twitter.com/3ca3gM1roB
— Audi Sport (@audisport) October 26, 2022
A Fórmula 1 mudará os seus motores para 2026, está também foi uma das formas encontradas pela categoria para atrair novos fabricantes. Apostando em uma unidade de potência mais sustentável, conseguiu adquirir o interesse do Grupo Volkswagen.
Por conta de sua entrada na Fórmula 1, a Audi está trabalhando em um projeto de expansão das instalações em Neubug, além dos seus edifícios, infraestrutura técnica e pessoal. A fabricante pretende realizar os seus testes práticos da unidade de potência em 2025.
“A parceria entre a Audi e a Sauber é um passo fundamental para nossa equipe, à medida que continuamos progredindo em direção à frente do grid. Torna-se a equipe oficial de trabalho da Audi não é apenas uma honra e uma grande responsabilidade. É a melhor opção para faturo e estamos totalmente confiantes de que podemos ajudar a Audi a atingir os objetivos que eles estabeleceram para sua jornada na Fórmula 1”, disse o atual chefe de equipe da Alfa Romeo, Frédéric Vasseur.
“É uma ótima notícia saber que a Audi terá uma parceria com a Sauber para sua entrada na Fórmula 1 em 2026. A combinação desses dois nomes é uma perspectiva muito empolgante para o nosso esporte”, comemora Stefano Domenicalli, presidente e CEO da F1.