AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Audi apresenta conceito visual do carro que marcará sua estreia na Fórmula 1 em 2026

A Audi se prepara para estreia na Fórmula em 2026, apostando em Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg para impulsionar o time nesta nova fase

A Audi revelou nesta quarta-feira (12), em um evento especial no Audi Brand Experience Centre, em Munique, o conceito de pintura que irá representar o seu primeiro carro na Fórmula 1, marcando oficialmente a contagem regressiva para sua entrada na categoria em 2026.

Com um design que combina tons de titânio, preto, carbono e o tradicional vermelho Audi, o conceito antecipa o visual do modelo que será mostrado por completo em janeiro de 2026. A marca alemã aposta em uma identidade visual moderna e impactante, que reflete o DNA tecnológico e competitivo da empresa, simbolizado pelos icônicos quatro anéis.

A estreia da Audi na F1 acontecerá com chassi e unidade de potência próprios, desenvolvidos conforme o novo regulamento técnico da categoria, os preparativos são realizados desde 2022, quando a marca se comprometeu com a categoria. O projeto nasce da parceria com a Sauber, que se tornará oficialmente Audi F1 Team, e está sendo estruturado entre Neuberg (Alemanha), Hinwil (Suíça) e Bicester (Reino Unido) — onde a fabricante alemã instalou um centro tecnológico para aproveitar a expertise britânica em automobilismo.

O evento contou com as presenças de Gernot Döllner (CEO da Audi), Mattia Binotto (diretor do projeto F1), Jonathan Wheatley (chefe de equipe), além dos pilotos Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto, que representarão a equipe na nova fase.

No evento, eles conseguiram dar uma amostra do que está por vir, “oferecer uma prévia muito distinta do esquema de cores e o design do primeiro carro de corrida de Fórmula 1 da marca, que será apresentado em janeiro de 2026”.

“O automobilismo faz parte do DNA da Audi e sempre foi a força motriz por trás do progresso tecnológico e da inovação”, disse Dollner. “Ao entrar no auge do automobilismo, a Audi está fazendo uma declaração clara e ambiciosa.”

“Este é o próximo capítulo na renovação da empresa. A Fórmula 1 será um catalisador para a mudança rumo a uma Audi mais enxuta, mais rápida e mais inovadora. Não estamos entrando na Fórmula 1 apenas para estar lá. Queremos vencer. Ao mesmo tempo, sabemos que não se torna uma equipe de ponta na Fórmula 1 da noite para o dia. É preciso tempo, perseverança e um questionamento incansável. Até 2030, queremos lutar pelo título de Campeão Mundial”, seguiu.

A marca estabeleceu um plano de longo prazo, com o objetivo de disputar o título mundial até 2030. Segundo Binotto, o projeto será desenvolvido em três etapas: começar como desafiante, evoluir para competidor e, por fim, alcançar o status de campeão.

“O projeto Audi F1 é o projeto mais empolgante do automobilismo, senão do esporte em geral”, disse Binotto. “O objetivo é claro: lutar por campeonatos até 2030.”

“Essa jornada leva tempo, as pessoas certas e uma mentalidade de melhoria contínua. A Fórmula 1 é um dos ambientes mais competitivos. Tornar-se campeão é uma jornada de progresso. Erros acontecerão, mas aprender com eles é o que impulsiona a transformação. É por isso que seguimos uma abordagem em três fases: começando como um desafiante com a ambição de crescer, evoluindo para um competidor ao desafiar as coisas como são e alcançar os primeiros sucessos, e finalmente nos tornando um campeão.”

Wheatley, que se juntou à equipe no início deste ano, depois de longos 18 anos trabalhando com Red Bull, também tem se dedicado ao projeto.

“Esta jornada não se trata apenas do destino, mas também do envolvimento com as pessoas que tornam cada passo possível. Trata-se de sua mentalidade, foco, resiliência e confiança, sem complacência.”

“Equipes campeãs não são construídas com mágica – elas são construídas por pessoas que acreditam umas nas outras, no processo e no objetivo final. Nossos pilotos, Nico e Gabi, personificam esse espírito. Eles trazem paixão e garra, e encaram cada volta como uma oportunidade de aprendizado e evolução.”

Para o brasileiro Gabriel Bortoleto, que estreou neste ano na F1, a chegada da Audi representa um momento histórico: “Fazer parte da Audi é como um sonho realizado para mim”, disse Bortoleto. “Meu grande ídolo é Ayrton Senna. E foi Ayrton Senna quem trouxe a Audi para o Brasil.”

“Quando o projeto Audi F1 começou e me deram a oportunidade de fazer parte dele, foi como um presente. Estou vivendo meu sonho de pilotar na Fórmula 1 – e com a Audi, uma equipe que estamos construindo do zero.”

Hülkenberg que está envolvido com o projeto da Audi e foi escolhido como o piloto experiente para ajudar o time neste caminho por vitórias, conquistou o seu primeiro pódio na Fórmula 1 durante o GP da Inglaterra, em Silverstone e provou que a equipe pode unir forças para atingir os seus objetivos.

“Dá para sentir que algo grandioso está acontecendo aqui”, disse ele. “A energia e as ambições da equipe são impressionantes, e a atmosfera positiva do projeto é realmente palpável. Este é o começo de uma longa jornada, e é exatamente isso que me motiva.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading