AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Audi anuncia Gabriel Bortoleto e Brasil tem mais uma vez um representante no grid da F1

Após diversas especulações, Bortoleto consegue vaga na Fórmula 1 e será companheiro de Nico Hülkenberg no próximo ano

A Sauber confirmou nesta quarta-feira (06) a contratação do brasileiro Gabriel Bortoleto como piloto titular para a temporada de 2025 da Fórmula 1. O jovem talento, que vem se destacando nas categorias de base, será companheiro de equipe de Nico Hülkenberg, no time que em breve se tornará Audi.

O piloto brasileiro assinou um contrato de múltiplos anos com a equipe, depois de se desligar do programa de desenvolvimento da McLaren no final deste ano, para ter a oportunidade de desfrutar desta oportunidade que surgiu em seu caminho.

O anúncio acontece pouco depois da realização do GP do Brasil, com Bortoleto conseguindo derrotar os seus concorrentes. Desta forma a dupla do time de Hinwil está formada tanto para o próximo campeonato, como para a temporada 2026.

Bortoleto, de 20 anos, foi um dos principais nomes da Fórmula 2 em 2024, onde mostrou um desempenho consistente, chegando para disputar o título nesta reta final do campeonato. A performance apresentada na categoria de base chamou a atenção, colocando o brasileiro na roda dos possíveis nomes para assumir uma vaga na categoria principal do automobilismo

A confirmação de sua chegada à Sauber marca um passo significativo em sua carreira, além de dar a oportunidade de novamente o Brasil ter um brasileiro correndo na F1. O último representante do país foi Felipe Massa, que fez a sua última temporada em tempo integral com a Williams, em 2017. Pietro Fittipaldi teve uma oportunidade de disputar duas provas pela Haas no final da temporada 2020, quando substituiu Romain Grosjean no GP do Sakhir e Abu Dhabi.

Nos últimos anos alguns brasileiros deram o nome nas categorias de base, Felipe Drugovich venceu o campeonato de Fórmula 2 em 2022, mas ainda não conseguiu uma vaga na categoria.

O anúncio veio após semanas de especulação sobre quem ocuparia o assento da Sauber em 2025, com nomes como Valtteri Bottas e Théo Pourchaire também sendo cogitados. No entanto, a escolha por Bortoleto reflete o desejo da equipe de investir em jovens talentos e construir uma base sólida para o futuro.

Bortoleto, por sua vez, se mostrou entusiasmado com a oportunidade e ansioso para começar sua jornada na Fórmula 1.

“Este é um dos projetos mais emocionantes do automobilismo, se não de todos os esportes. Entrar para uma equipe que combina a rica história do automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Além de simplesmente ser um membro, pretendo crescer com este projeto ambicioso e atingir o auge do automobilismo”, afirmou Gabriel Bortoleto.

“Estou incrivelmente grato pela oportunidade que me foi dada pela equipe e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de nutrir jovens talentos, e estou confiante de que, juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso.”

A chegada de Bortoleto à Sauber é vista como parte de um plano mais amplo da equipe para se consolidar como uma força competitiva na Fórmula 1 nos próximos anos, especialmente com a parceria com a Audi, que deve assumir o controle total da equipe até 2026. A presença de um jovem piloto é um reforço das apostas da equipe em contar com um piloto que pode ser preparado para conduzir a equipe. No entanto, contando com Nico Hülkenberg eles têm a experiência necessária para esse momento de transição vivido pela Sauber/Audi.

“Gabriel já demonstrou nas categorias juniores que tem tudo para ser um piloto vencedor”, disse o COO e CTO da Sauber, Mattia Binotto.

“Estamos muito satisfeitos que ele se tornará um membro da equipe Sauber e Audi. Junto com Gabriel, estamos em uma jornada rumo ao sucesso, e evoluiremos para uma força unificada para moldar uma nova era para a Audi no automobilismo. Nico e Gabriel representam a combinação ideal de experiência e juventude, posicionando-nos fortemente para o futuro.”

A McLaren realizou uma sessão de testes privado na primeira semana de setembro, para contribuir com a preparação de Bortoleto, mas também permitir que o piloto consiga os 300 km exigidos para a obtenção da superlicença.

Bortoleto foi destaque na temporada 2023 da Fórmula 3, não apenas pelo título conquistado, mas pela dominação, pois não perdeu a liderança do campeonato desde o começo do ano. O brasileiro realizou a sua estreia nos monopostos em 2020 participando do Campeonato Italiano de Fórmula 4, onde conquistou vitórias nas etapas de Monza e Mugello. Bortoleto seguiu para a Fórmula Regional by Alpine em 2021, fazendo duas temporadas na categoria antes de guiar pela Trident na Fórmula 3 em 2023.

Em outubro passado, o brasileiro foi confirmado como um integrante do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. Para 2024 ele saltou para a F2, guiando pela Invicta Racing. No começo do campeonato, Kush Maini teve uma performance um pouco melhor que o brasileiro, mas conforme o campeonato avançou, Bortoleto cresceu muito na competição, até ter a capacidade de disputar o título na competição.

Bortoleto venceu a corrida principal da F2 na Áustria e repetiu o feito em Monza. No entanto, na prova italiana, o competidor começou a prova da última posição e escalou o pelotão para vencer a corrida, em uma performance dominante.

Atualmente o brasileiro é o líder do campeonato na F2, somando 169.5 pontos, contra 165 de Isack Hadjar.

“Liderado por Mattia, o projeto de Fórmula 1 da Audi está fazendo grande progresso em muitas áreas. A assinatura do segundo piloto é outro marco. Estamos testemunhando atualmente uma mudança geracional na Fórmula 1, com jovens pilotos causando impacto imediato. Ao contratar Gabriel Bortoleto, garantimos um desses grandes talentos. Sua contratação ressalta a estratégia de longo prazo e o comprometimento da Audi com a Fórmula 1″, disse o presidente do Conselho da Sauber Motorsport AG, Gernot Dollner.

Seu acordo Sauber/Audi faz dele mais um jovem piloto no grid em tempo integral para 2025, juntando-se a Kimi Antonelli, da Mercedes, Jack Doohan, da Alpine, e Ollie Bearman, da Haas.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo