Considerando a rigidez dos regulamentos da F1 e o gabarito dos engenheiros envolvidos, não nos surpreende que dois carros de equipes diferentes sejam similares. Entretanto, não é nada comum que dois times produzam soluções únicas, porém muito parecidas para um pequeno detalhe em seus bólidos.
Foi exatamente isso que aconteceu com o design das suspensões dianteiras de Toro Rosso e Mercedes para 2017. Com o intuito de aumentar a altura da suspensão, ambas as equipes adicionaram extensões nos pontos de conexão dos braços superiores, ao invés de conectá-los diretamente.
Isso com certeza afetará como essas suspensões funcionam, mas o objetivo principal de elevar as suspensões é melhorar o fluxo de ar vindo da parte frontal do carro que se dirige diretamente para os sidepods.
Esse é um dos pontos cruciais dos monopostos de 2017, uma vez que o tamanho dos pneus foi aumentado e os complexos dispositivos aerodinâmicos e bargeboards em frente aos sidepods voltaram a ser permitidos por regulamento.
As soluções encontradas pela Mercedes e pela Toro Rosso são elegantes, inteligentes e pioneiras na categoria.