Considerando as baixas velocidades médias, na casa dos 130Km/h, gerar pressão aerodinâmica nas ruas do principado de Mônaco é um grande desafio para os engenheiros e projetistas. Dito isso, mesmo os pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença na performance dos monopostos em Monte Carlo.
| McLaren MCL32 – Asa dianteira atualizada
A última atualização na asa dianteira de Woking, introduzida em apenas um dos carros na Espanha, já era muito complexa. Agora nos dois bólidos, a asa recebeu mais detalhes em Mônaco, como as três aletas pretas no canto superior do Endplate. É difícil dizer o quanto essa mudança em particular ajudou, de todo modo, a equipe colocou os dois carros no Q3 pela primeira vez no ano.
| Mercedes F1 W08 – dutos de freio dianteiros
A Mercedes introduziu uma versão B de seu monoposto na Espanha, modificando todas as áreas da máquina, incluindo os dutos de freio, que são agora muito diferentes dos usados anteriormente. Em Mônaco, a equipe também adicionou um corte na grande aleta posicionada em frente à roda dianteira, bem como uma nova aleta com o objetivo de criar mais pressão aerodinâmica e limpar o fluxo de ar na região.
| Force India VJM10 – Asa T
A Force India tornou-se a mais nova equipe a adicionar a Asa T em sua barbatana, sendo ela composta de três andares, similar a utilizada pela Renault. Além disso, a equipe também modificou o Monkey Seat, agora em formato de arco.
| Ferrari SF70H – Monkey Seat modificado
A Ferrari também revisou seu monkey seat em Mônaco, com o objetivo criar um pouco mais de pressão aerodinâmica. Além disso, a escuderia também manteve o design de Asa T dupla introduzida em Barcelona. As setas vermelhas na imagem indicam o monkey seat utilizado anteriormente.
Fonte das imagens e do texto: Formula1.com/Tech-Insight-Monaco-and-downforce-every-little-helps