Na última semana o Valkyrie AMR-LMH que estreará no Mundial de Endurance da FIA no próximo ano, realizou o shakedown no Reino Unido. O equipamento é desenvolvido pela Aston Martin Performance Technologies em parceria com a equipe americana The Heart os Racing.
Os pilotos de desenvolvimento da Aston Martin High Performance, Darren Turner, Mario Farnbacher e Harry Ticknell estiveram ao volante do Hypercar.
O shakedown foi apenas um passo no extenso programa de desenvolvimento planejado para este verão, tudo isso para encaminhar o carro para a homologação da FIA neste outono, liberando o carro para estar nas pistas em 2025. No próximo ano a Heart of Racing inscreverá dois Vakyrie no WEC e no IMSA.
O equipamento cumpriu as suas primeiras voltas no Reino Unido, usando os circuitos de Silverstone e Donington Park. Neste programa de desenvolvimento que seguirá para a próxima fase, pretende colocar o carro em contato com vários circuitos no Reino Unido e na Europa.
“O Valkyrie AMR-LMG define seu próprio padrão como um carro de competições de resistência puro-sangue. É uma máquina de corrida pura e de ponta, embora esteja muito no início do ciclo de testes, pelo que testemunhamos até agora, estamos satisfeitos que ele esteja atingindo as metas e os critérios que definimos para ele cumprir”, comentou Adam Carter, diretor de corridas de resistência da Aston Martin.
O Valkyrie AMR-LMH está equipado com uma versão modificada do motor Cosworth RA V12 de 6,5 litros, que na sua configuração padrão, atinge 11.000 rpm e entrega mais de 1.000 hp. Para competir na classe Hypercar, o trem de força foi aprimorado e ajustado, visando atender às exigências específicas dessa categoria e suportar as rigorosas condições das corridas de resistência.
A equipe Heart of Racing, que recentemente estabeleceu sua sede da FIA WEC em Silverstone, perto das instalações da Aston Martin Performance Technologies, é a responsável pelo desenvolvimento do Valkyrie.
“As primeiras voltas do Valkyrie AMR-LMH foram um momento de imenso orgulho no programa. O nascimento deste projeto levou alguns anos para ser feito, então levá-lo para a pista e vê-lo rodando em carne e osso parece importante para o Heart of Racing. Estamos ansiosos pela jornada que temos pela frente – é um caminho longo para todos os envolvidos neste projeto. Estamos no auge das corridas de carros esportivos, os competidores são formidáveis e fazem isso há muito tempo. Sabemos que estamos enfrentando os melhores, então pretendemos representar a Aston Martin no mesmo nível. Acredito que, pelo que vimos até agora, e com o DNA de onde este carro veio, temos as ferramentas certas para poder fazer isso com sucesso”, comentou Ian James, chefe de equipe da Heat of Racing.
Com a estreia do Hypercar, a Aston Martin se tornará a única fabricante a competir em todas as categorias de corridas de carros esportivos – desde o Hypercar até o GT4 – além de participar do campeonato de Fórmula 1 da FIA. Confira a galeria abaixo para ver as fotos do shakedown.