ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Aston Martin sai de Zandvoort com pontos importantes, mas sentimentos divididos

Equipe coloca Alonso e Stroll no top-10 em Zandvoort; espanhol critica estratégia, enquanto canadense celebra recuperação do 19º ao 7º lugar

A Aston Martin enfrentou um fim de semana contrastante no GP da Holanda. A equipe oscilou entre mostrar ritmo competitivo contra a McLaren e enfrentar contratempos que exigiram até duas reconstruções do carro. Ainda assim, a equipe conseguiu colocar os dois carros na zona de pontuação, sendo um resultado positivo, principalmente para uma equipe do pelotão intermediário.

Fernando Alonso terminou a prova em Zandvoort ocupando a 8ª posição, após uma corrida que o espanhol ficou bem frustrado. Ao largar da 10ª posição, o competidor não fez uma boa largada e caiu para o 13° lugar.

Por conta das decisões estratégicas tomadas, já que Alonso parou cedo e poucas voltas depois o Safety Car pintou na pista. Preso no tráfego, o espanhol reclamou com a equipe da decisão e deu a ideia de fazer uma segunda troca de pneus e esperar uma oportunidade melhor em pista. Embora esse não seja o maior pulo do gato, Alonso de fato ganhou algumas posições no período de Safety Car provocado pela batida de Charles Leclerc e Andrea Kimi Antonelli.

LEIA MAIS: Piastri brilha, Norris abandona e estratégias de pneus marcam a corrida em Zandvoort

“No final, estar nos pontos em P8 é ótimo, um bom resultado, mas a tarde não foi fácil, explicou Alonso.

“Os Safety Cars não ajudaram, entraram todos na hora e no lugar errado. E sim, alguns dos carros que terminaram na nossa frente, acho que foram significativamente mais lentos do que nós… [como] os haas, então talvez tenhamos perdido uma oportunidade.”

Mesmo assim, a recuperação até o oitavo lugar foi considerada aceitável, ainda que Alonso reconheça que a Aston Martin precisa dar mais um passo em performance.

A luta da equipe britânica é principalmente com a Williams (5ª colocada no Mundial de Construtores) e soma 80 pontos, enquanto a Racing Bulls é a 8ª colocada no campeonato e deu um passo adicional com o pódio conquistado por Isack Hadjar neste fim de semana, colaborando para a equipe atingir a marca de 51 pontos.

Neste momento, a Aston Martin conseguiu se beneficiar de uma queda de desempenho da Williams, além disso, a equipe ainda tem promovido algumas alterações no equipamento, em busca de um rendimento melhor e a chance de capitalizar mais alguns pontos até o final da temporada 2025.

Se Alonso saiu descontente, Lance Stroll teve mais motivos para comemorar. O canadense largou em 19º após um sábado complicado, mas escalou o pelotão até a sétima posição. Um toque com Gabriel Bortoleto no início da prova levou a uma parada precoce, que acabou se transformando em vantagem estratégica. Com boa velocidade e beneficiado pela entrada do Safety Car, Stroll conseguiu converter a corrida em pontos valiosos.

“Parabéns à equipe por reconstruir o carro na sexta-feira à noite e novamente no sábado, após a folga na qualificação”, disse o canadense.

“Foi um fim de semana frustrante até aquele ponto, mas tivemos uma boa velocidade desde o TL1, estávamos lá e me senti bem no TL3, foi uma pena que só a tarde de sábado tenha sido uma pena, então foi bom nos recuperarmos hoje.”

O fim de semana de Stroll foi definitivamente desafiador, sua equipe precisou enfrentar duas reconstruções de carro, pois o piloto bateu forte no TL2 e perdeu o controle do equipamento no início da classificação, danificando novamente o AMR25.

O resultado chama a atenção, principalmente para o restante do campeonato e como as equipes do meio de pelotão vão se comportar.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading