A Aston Martin, em parceria com a equipe Heart of Racing, anunciou que retornará ao Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) em 2025 com dois hipercarros Valkyrie AMR-LMH. A marca britânica de carros esportivos ultraluxuosos busca uma vitória geral nas 24 Horas de Le Mans, um feito que não conquista desde 1959.
A decisão de inscrever dois carros em todas as etapas do WEC segue a mudança nos regulamentos do Automobile Club de l’Ouest (ACO) e da Federação Internacional do Automóvel (FIA), que exigem que cada fabricante participante inscreva no mínimo dois carros na classe Hypercar a partir de 2025. A Aston Martin e a Heart of Racing apoiam essa mudança regulatória, destacando seu compromisso com o desenvolvimento e a competição esportiva.
Desenvolvimento e Preparativos
O desenvolvimento do Valkyrie AMR-LMH está bem avançado, com testes de sistemas já realizados em Silverstone e Portimão. O hipercarro usará um chassi de fibra de carbono otimizado para corrida e uma versão modificada do motor V12 aspirado de 6,5 litros, originalmente produzido pela Cosworth para o modelo de rua do Valkyrie. Esse motor, que atinge 11.000 rpm e desenvolve mais de 1.000 cv, será adaptado para atender aos requisitos do Balance of Performance (BoP) da classe Hypercar e suportar as rigorosas competições de longa distância.
Adam Carter, chefe de Endurance Motorsport da Aston Martin, destacou a longa história da marca em corridas de resistência: “Estamos comprometidos com o conceito de hipercarro do WEC e em trazer nosso famoso Wings de volta à vanguarda das corridas internacionais de carros esportivos. Em 2025, com a nossa equipe de trabalho, a Heart of Racing, pretendemos colocar dois hipercarros Aston Martin Valkyrie AMR-LMH no grid para competir ao lado dos melhores fabricantes de automóveis desportivos do mundo.”
Planos para o IMSA
Além do WEC, a Aston Martin with Heart of Racing também planeja participar do IMSA na classe GTP com o Valkyrie AMR-LMH. O programa será administrado a partir da sede da Heart of Racing em Phoenix, Estados Unidos.
Ian James, diretor da equipe Heart of Racing, comentou sobre a nova direção do WEC: “Com esta nova direção do conjunto de regras do WEC, tivemos que antecipar nossos planos para rodar vários carros na classe Hypercar. Obviamente, isso condensou nosso processo de construção, mas estamos muito entusiasmados com a perspectiva de ter dois carros na pista. Teremos orgulho de fazer parte desta classe, que teve uma ascensão meteórica nos últimos anos e oferece corridas incríveis e interação com os fãs. O desafio que temos pela frente é imenso e estamos ansiosos pela jornada”
A presença da Aston Martin nas provas de Endurance
A entrada da Aston Martin na classe Hypercar garante que a fabricante britânica terá presença em todos os níveis de corridas de carros esportivos e GT, do Hypercar ao GT4, além do Campeonato Mundial de Fórmula 1. A Aston Martin é a única marca que competirá em todas essas categorias, reforçando sua posição no automobilismo mundial.
A empresa está comprometida com a sustentabilidade, com planos para lançar carros elétricos de alto desempenho até 2025 e alcançar instalações de fabricação com emissões líquidas zero até 2030.
Com o retorno ao WEC e a participação no IMSA, a Aston Martin reforça seu compromisso com o automobilismo de alto nível e seu legado de sucesso nas pistas. A temporada 2025 promete ser emocionante, com a expectativa de novas vitórias e conquistas para a icônica marca britânica.