ColunistasDestaquesFórmula 1Post

As lições aprendidas por Yuki Tsunoda após o GP do Bahrein

Um início maiúsculo para um piloto que se interessou a pouco tempo pelo automobilismo. Yuki Tsunoda disputou o seu primeiro GP de Fórmula 1 neste fim de semana no Bahrein. O japonês foi escolhido para substituir Daniil Kvyat quando time optou por não renovar com o russo.

Neste primeiro fim de semana Tsunoda já vinha imprimindo um bom ritmo e algumas vezes conseguia fazer voltas rápidas que já animavam o time para a classificação. É um piloto que ainda está se adaptando ao carro e a máquina que têm, mas que provavelmente vai entregar mais quando estiver habituado.

Durante a classificação Tsunoda teve um deslize e não conseguiu avançar para o Q3, foi justamente por conta dos pneus, ele não conseguiu contar com a aderência necessária quando abandonou a utilização dos pneus macios para os médios, desta forma largou da décima terceira posição.

Muito ciente da causa que o tirou da briga por uma posição melhor na classificação, durante a corrida o japonês foi o representante da AlphaTauri em pista, já que o incidente de Pierre Gasly com a McLaren no início da prova tirou ele de combate. Tsunoda avaliou a sua performance como 50% boa e 50% problemática, pois ele gostou de conquistar pontos, mas eperava por um desempenho melhor, já que perdeu espaço durante a largada. 

Yuki Tsunoda durante GP do Bahrein – Foto: AlphaTauri/Red Bull Racing
LEIA MAIS: Volta por Volta – Hamilton e Verstappen disputam corrida alucinante no Bahrein

A AlphaTauri conquistou dois pontos no GP do Bahrein, aparece dentre os cinco times do pelotão que conseguiam pontos na primeira etapa e, é a atual quinta colocada nos construtores. A ultrapassagem realizada por Tsunoda na última volta da prova, quando superou Lance Stroll rendeu a conquista.

Um estreante que em sua primeira prova já conquistou pontos e se mostra muito centrado em sua avaliação pós corrida: “Estou contente por ter conseguido marcar pontos no meu primeiro Grande Prêmio – penso que esta corrida mostrou o quão bom é o desempenho do nosso carro. Devo dizer que ainda estou um pouco desapontado porque perdi algumas posições durante a primeira volta, por ter sido muito cauteloso, e tive de trabalhar ao longo da corrida para as recuperar. Aprendi muito aqui no Bahrein, o que é muito positivo, e vou levar isso comigo para Imola.”

LEIA MAIS: GP do Bahrein – Estratégia soberana da Mercedes, Hamilton vence duelo contra Verstappen

Durante a prova Tsunoda ultrapassou Kimi Raikkonen, tirando a Alfa Romeo da zona de pontuação, mas também foi visto ultrapassando Fernando Alonso com a Alpine. “Tive algumas ultrapassagens fortes durante a corrida e, para mim, ultrapassar o Fernando foi uma experiência bastante emocionante, ele é um astro da Fórmula 1 que cresci assistindo, então foi muito emocionante”, disse Tsunoda.

Meu pai é um grande fã do Fernando, especialmente pelo seu estilo de pilotagem, meu pai gosta de como ele guia. Acho que a primeira vez que meu pai viu o Fernando foi em Suzuka e ele disse que na última curva, a aceleração dele era impressionante, ele era o melhor piloto do grid.

“Então, na Curva 1, eu apenas confiei nas habilidades de Fernando e me lancei como um novato!” Tsunoda riu. “Eu me senti um pouco triste, porque eu realmente vim de muito longe, mas foi definitivamente uma coisa muito emocionante. Claro que não é o mesmo carro, mas fiquei feliz por isso.”

“Estou muito orgulhoso do meu desempenho e estou ansioso para ver como vamos nos sair na próxima vez”, completou o japonês.

Yuki Tsunoda durante GP do Bahrein – Foto: AlphaTauri/Red Bull Racing

Antes de Fernando Alonso abandonar a corrida por conta do superaquecimento dos freios – em decorrência de uma embalagem de sanduiche que ficou presa no duto de freios. Tsunoda pode observar o espanhol guiando o carro e se aproveitou da visão privilegiada que teve ao ver o espanhol realizar voltas a sua frente.

“Eu guiei meu carro por algumas voltas com Fernando e definitivamente aprendi com ele, como ele estava controlando os pneus, como ele trabalha em cada curva, e depois que eu passei por ele, tentei copiar como ele estava dirigindo e por alguns das curvas, foi melhor para o meu carro também. As coisas que aprendi com ele serão importantes no futuro”, disse Tsunoda.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading