O programa Girls On Track quer auxiliar o futuro das meninas dentro do automobilismo, 20 garotas de 12 aos 16 anos foram selecionadas para o início do programa, elas estiveram em Paul Ricard, na França para as primeiras atividades e agora 12 delas foram selecionadas para realizar a segunda fase de testes.
Estas meninas estão tentando obter uma vaga na Ferrari Driver Academy (FDA). As brasileiras Julia Ayoub e Antonella Bassani conseguiram a vaga para avançar no programa, depois dos três dias de atividades realizados em Paul Ricard.
Jean Todt como presidente da FIA e Michèle Mouton como presidente na Comissão de Mulheres no Automobilismo, vão participar desta segunda fase para identificar estes novos talentos e apoiar o desenvolvimento destas jovens que querem seguir carreira no automobilismo.
As garotas participaram de workshops destinados a trabalhar o bem-estar físico e mental dentro de um esporte extremamente exigente. Elas foram divididas em dois grupos e realizaram simulações de corrida, além do ritmo de classificação, essências em uma disputa.
Jean Todt falou sobre estas primeiras atividades: “O fato de recebermos meninas de cinco continentes destaca o apelo global desse conceito único em busca de talentos. Ao falar com as meninas de hoje, e observá-las completando suas diversas tarelas, a alegria e a paixão que elas têm pelo esporte motor transparecem.”
“Tenho orgulho de que, por meio de iniciativas como FIA Girls on Track – Rising Stars, a FIA esteja abraçando a diversidade no esporte motorizado, um dos objetivos de nosso movimento #PurposeDriven.”
“Foi realmente uma oportunidade fantástica, uma experiência que tenho certeza de que as meninas nunca esquecerão, e acredito que todas levarão consigo algo valioso à medida que progridem em suas carreiras”, comentou Michèle Mouton. “Tem havido uma forte competição, mas também um grande apoio entre as meninas, e todas devem estar muito orgulhosas de terem chegado a esta fase. Para as 12 meninas selecionadas, os próximos três dias se tornarão inevitavelmente mais intensos à medida que a perspectiva de ser selecionada para cursar a Ferrari Driver Academy se aproxima.”
Os próximos três dias de atividades começam amanhã (14 de outubro) e será focado em direção, análise aprofundada de desempenho e progressão e outros workshops. Até sexta-feira 8 meninas vão ser selecionadas para participar do treinamento voltado para a Fórmula 4 no Circuito de Paul Ricardo que será realizado entre os dias 2 e 4 de novembro.
Lista:
Julia Ayoub (Brasil)
Antonella Bassani (Brasil)
Jessica Edgar (Grã-Bretanha)
Ella Stevens (Grã-Bretanha)
Matilde Ferreira (Portugal)
Mariana Machado (Portugal)
Lola Lovinfosse (França)
Dorianne Pin (França)
Esmee Kosterman (Holanda)
Toni Naudé (Suíça)
Maya Weug (Bélgica)
Lily Zug (Alemanha)