Nesta quinta-feira (02) a equipe ART Grand Prix confirmou a primeira pilota que disputará a F1 Academy, categoria que é 100% voltada para as mulheres. O time apresenta Léna Bühler que estará ao volante de um dos três carros inscritos para disputar a nova categoria.
A pilota suíça de 25 anos começou a competir no BMX em um nível internacional, antes de mudar para o kart em 2016. Quatro anos depois, Léna fez sua estreia nos monopostos, obtendo seis resultados entre os dez primeiros colocados no Campeonato Espanhol de Fórmula 4.
Bühler se tornou a primeira pilota a correr no Campeonato de Fórmula Regional da Alpine (FRECA) em 2021, tendo como o melhor resultado o 20° lugar, mas foi forçada a encerrar sua segunda temporada no início do ano passado. A suíça está atualmente disputando o Campeonato de F4 dos Emirados Árabes Unidos, antes de realizar a sua estreia na F1 Academy.
“É com grande prazer que poderei disputar o primeiro campeonato da F1 Academy e ainda mais com a ART Grand Prix, uma equipe com um histórico fantástico. Será um grande desafio para mim e para a equipe à medida que aprendemos mais sobre este novo monologar. Estou ansiosa para lidar com isso”, afirma Bühler.
LEIA MAIS: F1 Academy confirma as cinco equipes que entrarão no campeonato feminino
“Este será apenas o meu quarto ano no automobilismo e ainda tenho muito a aprender, mas estou pronta para dar 100% mentalmente e fisicamente para horar a confiança que a ART Grand Prix depositou em mim, juntamente com a dos meus parceiros, sem quem esta aventura não seria possível”, seguiu Léna.
A pilota estará disputando pela primeira vez um campeonato feminino, pois não esteve na W Series. Léna realizou testes com a W Series, mas deu preferência pelo campeonato regional.
O novo campeonato feminino tem por objetivo auxiliar as mulheres no automobilismo e construir uma base, podendo preparar as mulheres para outras competições.
“Estamos felizes em receber Léna em nossa equipe. Ela será uma das primeiras 15 pilotas a escrever o seu nome na história da F1 Academy. Isso corresponde perfeitamente à filosofia da ART Grand Prix, que é ajudar os jovens pilotos a subir a escada das fórmulas de base que levam ao mais alto nível do automobilismo”, disse Sebastien Philippe, chefe de equipe da ART.
“A equipe fará tudo o que for esportivamente, humano e tecnicamente possível para enfrentar este novo desafio histórico com Léna.
BREAKING: Lena Buhler takes the first of fifteen spots on the F1 Academy grid! 🙌
The Swiss driver will compete for @ARTGP ✨#F1Academy pic.twitter.com/Rrtht3UIxM
— F1 Academy (@f1academy) February 2, 2023
Bühler compõe o primeiro trio que está sendo formado pela ART, a pilota suíça disputará o campeonato com mais 14 pilotas. A Campos Racing, Carlin, MP Motorsport e Prema também fazem parte deste desafio e cada uma das equipes entrará no campeonato com três carros.
O calendário da F1 Academy ainda não foi divulgado, mas a categoria contará com sete eventos, com três corridas cada, totalizando 21 provas ao longo de 2023. Também serão realizados 15 dias de testes oficiais, contribuindo para a preparação das pilotas.