ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Arábia Saudita apresenta uma nova pista para receber a Fórmula 1 no futuro

Visando substituir o circuito de Jeddah-Corniche, a Arábia Saudita apresenta um novo traçado. A mudança de elevação do traçado rouba a cena

Nesta terça-feira a Companhia de Investimentos Qiddiya (QIC, na sigla original em inglês) revelou detalhes do projeto de uma pista para receber a Fórmula 1 nos próximos anos. O traçado tem por objetivo assumir o lugar do circuito Jeddah-Corniche, para a disputa de outras edições do GP da Arábia Saudita.

O traçado apresentado conta com 21 curvas e uma diferença de elevação de 108m, entre o ponto mais alto e o mais baixo da pista. O circuito foi projetado pelo designer Hermann Tilke e o ex-F1 Alex Wurz, para ter o grau 1 da FIA, permitindo a liberação da realização de provas da F1.

Nas imagens divulgadas é a primeira curva do circuito que rouba a cena, chamada de “Blade” ela conta com uma elevação de 70 metros, o equivalente a um prédio de 20 andares. O circuito foi definido para ser usado no sentido anti-horário.

A proposta deste novo traçado é que Qiddya Speed Park combine as características de um circuito permanente e de rua, proporcionando múltiplas configurações e setores de alta e baixa velocidade.

O novo circuito de Qiddiya pode receber a Fórmula 1 depois de 2027 – Foto: reprodução

“A pista Speed Park será uma verdadeira encarnação da filosofia “power of play” de Qiddiya, e vai posicionar Qiddiya Ciry como a casa do automobilismo saudita e um dos principais palcos do esporte a motor no mundo. Visitantes e espectadores terão uma das experiências de corrida mais únicas e imersivas do mundo com essa pista pioneira”, disse Abdullah Aldawood, diretor do QIC.

A expectativa da organização é que os torcedores e aficionados pelo automobilismo tenham “uma das experiências de corrida mais imersivas do mundo”. Como foi divulgado para a imprensa, o circuito conta com múltiplos pontos elevados e terraços às margens e dentro da pista, incluindo um palco musical e uma montanha-russa próximas à pista.

São prometido dois setores: um similar a um circuito de rua e outro parecido com uma pista permanente.

O circuito que pode substituir o atual traçado de Jeddah, fica localizado a 50 km da capital Riyadh, que recebe atualmente a Fórmula E. O Qiddyah será parte de um novo complexo comercial e de entretenimento que integra a iniciativa “Saudi Vision 2030. O governo tem por objetivo criar um centro de entretenimento, esportes e arte como forma de diversificar a economia local.

É esperado que ao menos até 2027 a prova da Arábia Saudita seja disputada no Circuito de Jeddah-Corniche, antes que a mudança seja realizada para Qiddiya. A categoria tem contrato com o país ao menos até 2030.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo