ColunistasFórmula 1Repost
Tendência

APOSENTADOS: McLaren – De Watson ao Button

Bons nomes iniciaram suas carreiras na equipe de Ron Dennis. Vamos lembrar hoje alguns pilotos que encerram sua passagem pela Fórmula 1 pilotando uma McLaren:

| John Watson, 1983:

John Watson 1983 (Fonte: @Tumblr)
John Watson 1983 (Fonte: @Tumblr)

Após brigar pelo título em 1982, esperava-se que John Watson pudesse ir além no ano seguinte. Só que a partir de 1983 os motores turbos passaram a dominar a categoria e a McLaren ainda era equipada com o velho Ford Cosworth aspirado. Brabham, Renault e Ferrari fizeram a equipe vermelho e branco comer poeira, mesmo assim Watson venceu em Long Beach e subiu ao podium pela última vez com o 03º lugar na Holanda. Foi o 6º colocado no campeonato com 22 pontos a frente de seu companheiro Niki Lauda;

| Niki Lauda, 1985:

Niki Lauda, 1985 (Fonte: @Tumblr)

Após a magnífica conquista de 1984 onde derrotou seu companheiro Alain Prost por 0,5 ponto, Niki Lauda Lauda parece ter perdido a motivação e não foi nem sombra de sua performance do ano anterior. Fechou o campeonato em um modestíssima 10º colocação com 14 pontos. Destaque para sua 25º e última vitória, conquistada no GP da Holanda;

| Keke Rosberg, 1986:

aposentados-mclaren-3
Keke Rosberg, 1986 (Fonte: @Tumblr)

Após uma longa e bem sucedida passagem pela Williams, onde conquistou 05 vitórias entre 1982 e 1985, e o título em 1982 o finlandês decidiu mudar de ares transferindo-se para a bicampeã McLaren onde seria companheiro de Alain Prost. Na nova equipe Keke Rosberg nunca foi páreo para o francês, tendo como bons momentos as performances em Imola, Mônaco, Adelaide e Hockenheim onde marcou sua última pole position. O melhor resultado foi o 02º lugar em Mônaco, fechando o campeonato com 22 pontos na sexta posição;

| Michael Andretti, 1993:

aposentados-mclaren-4
Michael Andretti, 1993 (Fonte: @Tumblr)

Sobre a passagem de “Andrettinho” na Fórmula 1 vejam nossa coluna Estreantes Parte 1;

| Nigel Mansell, 1995:

aposentados-mclaren-5
Nigel Mansell, 1995 (Fonte: @Tumblr)

Nigel Mansell e Ron Dennis nunca se bicaram, logo tal parceria tinha tudo para dar errado, e deu. Foi um vexame completo, Nigel Mansell não pode correr as etapas iniciais no Brasil e Argentina pois simplesmente não cabia no MP4/10, um dos carros mais feios que já pintaram no grid. A estréia aconteceu em Imola, e o Leão mostrou logo de cara que não era mais o mesmo, tendo uma prova apagada, largou em 09º e chegou em 10º, 02 voltas atrás do vencedor Damon Hill da Williams. Na Espanha largou em 10º, caiu para o fim do pelotão, chegando a disputar posição com Ukio Katayama da Tyrrell. De saco cheio encostou nos boxes e disse que o carro era uma porcaria, ferindo o ego da Mercedes e claro de Ron Dennis. Demitido após duas corridas o Leão encerrava de maneira melancólica sua carreira na Fórmula 1;

| Mark Blundell, 1995:

aposentados-mclaren-6
Mark Blundell, 1995 (Fonte: @Tumblr)

Após passagens por Brabham, Ligier e Tyrrell, Blundell teve a chance de pilotar para uma equipe de ponta substituindo Mansell na McLaren. Lugar certo, hora errada. O time de Ron Dennis estava iniciando a parceria com a Mercedes, o carro era problemático o melhor que o inglês conseguiu foram dois 4º lugares em Monza e Adelaide. Fechou o campeonato em 10º lugar com 13 pontos. No ano seguinte cruzou o Atlântico e foi ser companheiro de Mauricio Gugelmin na equipe PacWest na Cart, onde conseguiu algumas vitórias;

| Mika Hakkinen, 2001:

aposentados-mclaren-7
Mika Hakkinen, 2001 (Fonte: @Tumblr)

Após o bicampeonato em 98/99 e uma disputa palmo a palmo com Michael Schumacher em 2000, Hakkinen parece ter perdido o folego em 2001. Quebras e azares foram uma constante na temporada do finlandês, a mais emblemática de todas na última volta do GP da Espanha, transformando uma vitória que marcaria sua redenção no campeonato em uma sofrida derrota.

Recuperou-se quando o campeonato já estava decidido a favor de Schumacher vencendo em Silverstone e Indianapolis. Fechou o campeonato em 5º lugar com 37 pontos;

| Juan Pablo Montoya, 2006:

aposentados-mclaren-8
Juan Pablo Montoya, 2006 (Fonte: @Tumblr)

A relação entre o colombiano e Ron Dennis começou a azedar já no inicio de 2005 quando o piloto teve que ausentar das etapas do Bahrein e Imola devido a um acidente de moto. Lembrando que a McLaren disputou o título de 2005 contra a Renault. Para 2006 o time errou a mão no carro fechando a temporada sem vitórias pela primeira vez desde 1996. Mas o instável Montoya foi demitido após obliterar seu companheiro Kimi Raikkonen em Indianapolis. Mesmo disputando meia temporada ficou em 8º no campeonato com 26 pontos. Destaque para o 2º lugar em Mônaco, seu último podium na Fórmula 1;

| Jenson Button, 2016:

button-aposentados-mclaren
Jenson Button, 2016 (Fonte: @Tumblr)

O simpático Jenson Button deixou a Fórmula 1 da maneira mais britânica possível, sem alarde. O conjunto McLaren-Honda evoluiu em relação a 2015, mas mesmo assim ainda esteve longe, mas bem longe dos dias gloriosos do passado. O destaque em performance aconteceu na Áustria onde com o quali disputado com piso molhado Jenson colocou a McLaren na 3ª posição do grid, que marcou também seu melhor resultado no ano com o 6º lugar. Fechou o campeonato em 15º com 21 pontos. Button era o último piloto a estrear no século XX que ainda estava na ativa.

Mostrar mais

Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading