Nesta terça-feira (02) a McLaren confirmou uma série de mudanças em seu departamento técnico. David Sanchez que estava apenas a três meses no cargo, deixou a equipe.
Sanchez foi contratado pela McLaren em 2023, no entanto, para assumir o cargo precisou passar por uma “quarentena”, começando a trabalhar com a equipe de forma efetiva em janeiro de 2024.
A sua contratação foi pensada para atuar com o conceito e desempenho do carro, Sanchez trabalhava ao lado dos outros dois diretores técnicos da McLaren (Rob Marshall e Peter Prodromou), respondendo à Andre Stella.
McLaren fans, join me in welcoming David Sanchez and Rob Marshall to our already experienced and talented Technical Leadership Team. Mega! Let’s get to work! 👊 pic.twitter.com/ggfUAEXG7q
— Zak Brown (@ZBrownCEO) January 10, 2024
Pouco tempo depois de Sanchez ser anunciado, a McLaren comunicou a saída de James Key. Foi um período curioso, afinal o time enfrentava grandes problemas no começo do campeonato de 2023 e estava planejando atualizações na tentativa de melhorar o desempenho do carro.
Com pouco tempo de atuação, Sanchez deixa o cargo de diretor técnico, conceito e desempenho de carros, desta forma o departamento precisou ser atualizado.
“Agradeço a oportunidade de ter feito parte desta equipe. Embora a função que idealizamos e havíamos acordado não estivesse alinhada com a realidade do cargo que encontrei, saio respeitando a liderança, tenho admiração pela dedicação de meus colegas e apreço pela abertura e honestidade com que discutimos e chegamos a esta decisão. Desejo a esta equipe sucesso contínuo enquanto continuam a sua jornada para a frente do grid, onde lhes pertence. Estou ansioso para o meu próximo desafio na F1”, comentou Sanchez.
Sanchez tinha passagens pela Renault e McLaren, antes de ingressar na Ferrari em outubro de 201. Assumiu o cargo de chefe de conceito de veículos além de trabalhar como engenheiro-chefe, posto que ocupava desde 2016. Sanchez assumiu a liderança do departamento de aerodinâmica da Scuderia Ferrari em 2019, atuando como braço direito de Mattia Binotto e de Simone Resta. Ele também comandou os projetos que deram origem ao F1-75 (2022) e o SF-23 (2023).
A nova estrutura da McLaren fica desta forma:
- Rob Marshall assumirá a função de designer chefe;
- Neil Houldey passará a ser diretor técnico de engenharia;
- Peter Prodromou permanecerá em sua função como diretor técnico – aerodinâmica;
A McLaren confirmou que o departamento de conceito e desempenho será simplificado para se concentrar no desempenho e será liderado pelo diretor técnico de desempenho. Andre Stella, chefe de equipe da McLaren assumirá a função provisoriamente, até que uma nova pessoa seja confirmada.
“Este é mais um passo na evolução da estrutura do departamento técnico e do modelo de trabalho da equipe, significa o nosso compromisso em melhorar constantemente as nossas capacidades técnicas e fluxos de trabalho para uma maior eficiência e eficácia”, afirmou Stella.
“Após discussão cuidadosas entre David Sanchez e a liderança da equipe, foi tomada a decisão mútua de David deixar a equipe. Após nossa reflexão conjunta, ficou evidente que o papel, as responsabilidades e as ambições associadas à posição de David não estavam alinhadas com as nossas expectativas originais quando ele concordou em se juntar a nós em fevereiro de 2023”, seguiu Stella.
“Reconhecendo esse desalinhamento, David e eu concordamos que seria melhor nos separarmos agora, para que ele pudesse buscar outras oportunidades que aproveitem melhor em toda escala e amplitude seu conjunto de habilidade notáveis. Valorizamos muito e com gratidão as contribuições que David fez durante seu curto período conosco e desejamos a ele o melhor em seu futuro”, finalizou.