ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Após problemas no GP da China, FIA realiza ajustes no regulamento

A FIA divulgou uma atualização no regulamento no dia 31 de julho, informando alguns ajustes de artigos. Dois deles foram alterados após situações enfrentadas no GP da China de 2024

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou uma atualização do regulamento da Fórmula 1, após dois incidentes que ocorreram durante o fim de semana do GP da China, prova disputada em abril.

Na ocasião, Carlos Sainz perdeu o controle do carro na última curva do circuito, quando passou com a Ferrari pela brita. O espanhol cruzou a pista e ficou parado, mas conseguiu colocar o carro para funcionar e participou do restante da classificação, depois que a equipe realizou breves reparos do seu carro nos boxes.

O Artigo 39.6 do regulamento dizia: “Qualquer piloto cujo carro pare na pista durante a sessão de classificação ou classificação sprint não poderá mais participar daquela sessão”.

Neste antigo Artigo, foi analisado que Sainz não tinha cometido uma transgressão e estava livre para continuar participando da atividade ao retornar para o circuito sem auxílio.

Carlos Sainz bateu durante a classificação e conseguiu retornar para a pista participando do restante da atividade – Foto: reprodução Ferrari

A Aston Martin acreditava que Sainz tinha violado o regulamento e realizou um protesto contra o resultado da classificação, mas o pedido foi rejeitado pelos comissários. Mas com algumas revisões realizadas no regulamento, o Artigo 39.6 alterado, diz agora: “Qualquer piloto cujo carro pare em qualquer área que não seja o pit-lane durante a classificação ou classificação sprint e receba assistência física não poderá mais participar daquela sessão”.

A ideia da FIA é tentar melhorar as ações dos comissários, elucidando melhor a situação e se ela voltar a se repetir o piloto e as equipes já sabem como agir, além de evitar um novo protesto dos adversários.

Também foi realizado outro ajuste levando em consideração o GP da China, fazendo com que penalidades aplicadas em corridas sprint, sejam aplicadas nas provas disputadas aos domingos.

Fernando Alonso e Carlos Sainz colidiram na curva 9 durante a corrida Sprint, em um duelo para realizar uma ultrapassagem, gerando a penalidade para o piloto da Aston Martin.

No entanto, como Alonso abandonou a corrida Sprint, ele não recebeu mais nenhuma punição. Neste ajuste do artigo 54.3.d, o piloto agora cumprira a sua punição na corrida principal.

“Se qualquer uma das [penalidades acima] for imposta a um piloto, e esse piloto não puder cumprir a penalidade por não ter sido classificado na sessão de sprint ou na corrida no caso de a) ou b) ou por ter abandonado a sessão de sprint ou a corrida no caso de c) ou d), os comissários podem impor uma penalidade de posição no grid ao piloto na próxima corrida.”


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo