A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou uma atualização do regulamento da Fórmula 1, após dois incidentes que ocorreram durante o fim de semana do GP da China, prova disputada em abril.
Na ocasião, Carlos Sainz perdeu o controle do carro na última curva do circuito, quando passou com a Ferrari pela brita. O espanhol cruzou a pista e ficou parado, mas conseguiu colocar o carro para funcionar e participou do restante da classificação, depois que a equipe realizou breves reparos do seu carro nos boxes.
O Artigo 39.6 do regulamento dizia: “Qualquer piloto cujo carro pare na pista durante a sessão de classificação ou classificação sprint não poderá mais participar daquela sessão”.
Neste antigo Artigo, foi analisado que Sainz não tinha cometido uma transgressão e estava livre para continuar participando da atividade ao retornar para o circuito sem auxílio.
A Aston Martin acreditava que Sainz tinha violado o regulamento e realizou um protesto contra o resultado da classificação, mas o pedido foi rejeitado pelos comissários. Mas com algumas revisões realizadas no regulamento, o Artigo 39.6 alterado, diz agora: “Qualquer piloto cujo carro pare em qualquer área que não seja o pit-lane durante a classificação ou classificação sprint e receba assistência física não poderá mais participar daquela sessão”.
A ideia da FIA é tentar melhorar as ações dos comissários, elucidando melhor a situação e se ela voltar a se repetir o piloto e as equipes já sabem como agir, além de evitar um novo protesto dos adversários.
Também foi realizado outro ajuste levando em consideração o GP da China, fazendo com que penalidades aplicadas em corridas sprint, sejam aplicadas nas provas disputadas aos domingos.
Fernando Alonso e Carlos Sainz colidiram na curva 9 durante a corrida Sprint, em um duelo para realizar uma ultrapassagem, gerando a penalidade para o piloto da Aston Martin.
No entanto, como Alonso abandonou a corrida Sprint, ele não recebeu mais nenhuma punição. Neste ajuste do artigo 54.3.d, o piloto agora cumprira a sua punição na corrida principal.
“Se qualquer uma das [penalidades acima] for imposta a um piloto, e esse piloto não puder cumprir a penalidade por não ter sido classificado na sessão de sprint ou na corrida no caso de a) ou b) ou por ter abandonado a sessão de sprint ou a corrida no caso de c) ou d), os comissários podem impor uma penalidade de posição no grid ao piloto na próxima corrida.”
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