DestaquesIndyPost

Scott McLaughlin desbanca Romain Grosjean e leva GP do Alabama

Com estratégia perfeita e ritmo vencedor, neozelandês aproveitou vacilo do rival para vencer a primeira em 2023

Com uma estratégia mais arriscada e um bom ritmo de corrida, Scott McLaughlin conquistou sua primeira vitória na temporada 2023 da Fórmula Indy. O piloto da Penske superou Romain Grosjean faltando 19 voltas para o fim e conquistou sua primeira vitória na temporada 2023 com o triunfo no GP do Alabama.

A vitória de McLaughlin foi construída com uma estratégia ousada da Penske, que optou por três paradas nos boxes, enquanto boa parte dos carros rivais foi para a tática de duas paradas. Da trinca, apenas Josef Newgarden não conseguiu encontrar um bom rendimento na parte final. Já Will Power conseguiu também um bom ritmo nas voltas finais e terminou em terceiro, atrás de Grosjean.

Para Grosjean, o segundo foi mais um resultado agridoce, já que viu mais uma vez a vitória escapar das suas mãos por pouco, após liderar boa parte da corrida. O franco-suíço segue ainda na busca de sua primeira vitória na Indy.

A corrida:

Romain Grosjean manteve a ponta após largada frenética (Chris Owens/IndyCar)

Na largada, Grosjean manteve a ponta, pressionado por Alex Palou e Pato O’Ward. O mexicano tentou assumir a ponta, mas teve que recuar para evitar um acidente e perdeu a segunda posição para o piloto da Ganassi.

O trio, junto de Scott Dixon, manteve as primeiras posições e abriu vantagem do restante do pelotão. Enquanto isso, a Penske decidiu antecipar a parada de seus três carros e parou Josef Newgarden, Scott McLaughlin e Will Power aos boxes. Além destes, Alexander Rossi e Felix Rosenqvist (que rodou na largada) também partiram para a mesma estratégia.

Ao fim, do ciclo, alguns pilotos que tinham pneus macios, como Colton Herta, começaram a perder desempenho, enquanto quem tinha compostos mais duros, como Christian Lundgaard evoluíam na corrida. O grupo liderado por Newgarden ia também subindo no grid, com um ritmo mais rápido até em relação aos líderes.

Quando os líderes foram aos boxes, Newgarden liderava, seguido por McLaughlin, Rossi Rosenqvist e David Malukas (este mais atrás), com Grosjean liderando o segundo grupo, enquanto O’Ward e Lundgaard se posicionaram à frente das Ganassi.

Então, na volta 40, o carro de Sting Ray Robb parou na pista com problemas mecânicos e provocou a bandeira amarela. Os pilotos que fariam as três paradas nos boxes resolveram parar antes do Pace Car ir para a pista e fizeram o segundo pit-stop. 

Melhor para McLaughlin que aproveitou o bom trabalho de sua equipe, e se posicionou em segundo, atrás de Grosjean. Já Newgarden, que vinha perdendo rendimento após sofrer um toque em disputa de posição, despencou para sétimo.

No recomeço, Grosjean e McLaughlin mostraram ter um ritmo muito forte e abriram uma vantagem grande para o restante do pelotão, sobretudo porque O’Ward estava economizando combustível para a próxima parada. Mais atrás, Newgarden perdia várias posições com o carro desalinhado.

Com o último ciclo de paradas nos boxes, Grosjean foi o primeiro a fazer o pit, enquanto McLaughlin foi para os boxes na volta seguinte. O neozelandês assumiu a liderança, com Grosjean na cola. O piloto da Andretti não se abateve e foi ao ataque, num déjà vu do acidente entre os dois em St Petersburg, na abertura da temporada, mas desta vez, o franco-suíço fez uma bela manobra na última curva antes da reta dos boxes e recuperou a dianteira.

 

Entretanto, para manter a dianteira, o piloto da Andretti pagou um preço: Grosjean havia gasto todos os 200 segundos de push to pass e não poderia mais usá-lo para se defender do rival. Assim, o franco-suíço não poderia cometer nenhum erro para não dar oportunidades para McLaughlin.

Mas Grosjean cometeu um erro: Faltando 19 voltas para o final, o piloto da Andretti escorregou no grampo da curva 5 e deu o espaço que McLaughlin necessitava para fazer a ultrapassagem e assumir a liderança da prova. O sonho da primeira vitória do franco-suíço acabara outra vez.

 

Nas voltas finais, quem veio forte foi Will Power. O atual campeão da Indy esticou a parada de boxes e, com pneus macios, voltou em terceiro e descontou a diferença dos líderes, chegando a pressionar Grosjean nas voltas finais, mas não conseguiu a ultrapassagem.

Com os resultados, Marcus Ericsson permaneceu na liderança com o discreto décimo lugar obtido no circuito de Barber. O sueco tem três pontos de vantagem para O’Ward, que terminou em quarto.

Hélio Castroneves teve mais um fim de semana bastante complicado, com dificuldades em encontrar o ajuste ideal. Para piorar, o brasileiro ainda levou um toque e saiu da pista em disputa contra Benjamin Pedersen. No fim, o piloto da Meyer Shank terminou apenas na 21ª colocação.

A próxima etapa da Fórmula Indy será no dia 13 de maio, um sábado, no circuito misto do Indianápolis Motor Speedway, iniciando as atividades do autódromo na caminhada para a Indy 500.

Classificação do GP do Alabama:

Classificação do campeonato:

1 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 130
2 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 127
3 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 121
4 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 119
5 – Romain Grosjean (FRA) – Andretti/Honda – 115
6 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 105
7 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 104
8 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 98
9 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 92
10 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 85

20 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 45

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo