Desde o GP da Itália, a McLaren é o centro das atenções pela forma como ‘resolveu’ um problema, enquanto os seus dois pilotos estão disputando o título da temporada. Às vésperas do próximo embate do campeonato, a McLaren alinhou mais algumas coisas relacionadas “as regras Papaya” pensando em cenários futuros.
A ordem dada para Oscar Piastri devolver a posição para Lando Norris em Monza – após um erro de pit-stop da equipe, provocou vários debates. O australiano em questão, dessa vez, foi avaliado como não “digno” de um título, pois seguiu as ordens da equipe – quando o problema não era dele, se a equipe do box ao lado foi a que promoveu o problema e gerou a inversão da posição dos pilotos.
Falando na coletiva do GP do Azerbaijão, Piastri afirmou que foram discutidas mais algumas coisas internamente na McLaren: “Naturalmente, houve algumas reflexões, sim. Tivemos boas discussões com a equipe”.
“Obviamente, é um momento muito comentado, mas tivemos muitas conversas, esclarecemos muitas coisas e sabemos como vamos correr daqui para frente, o que é o mais importante. O que aconteceu está feito, e estou animado para correr aqui.”
O foco principal da McLaren neste ano foi garantir o Campeonato de Construtores pelo segundo ano consecutivo, após derrotar Red Bull e Ferrari no ano passado. A equipe de Woking pode ser declarada campeã neste evento, com sete corridas de antecedência para o final do campeonato.
Piastri então foi perguntado se é adequado esperar uma menor interferência do pit-wall, mas o australiano disse: “Não necessariamente, por conta do campeonato de Construtores.”
“Mas acho que tivemos muitas discussões sobre como queremos correr, e muito disso deve ficar para nós, porque, no final das contas, se divulgarmos essas informações, nos tornaremos alvos muito fáceis de serem atingidos, porque todos sabem o que vamos fazer. Tudo isso está muito alinhado com todos nós, mas permanece interno.”
Piastri preferiu não dar detalhes sobre quais foram os acertos internos da equipe, caso a McLaren enfrente uma nova vez um cenário semelhante.
Ciente de que seu ritmo ao longo do fim de semana não justificava um resultado melhor que o terceiro lugar, Piastri elogiou a equipe e comentou como a situação na pista colocou a McLaren em uma posição delicada.
“Se tivéssemos feito o oposto, a outra metade dos fãs teria dito que estava errado. No fim das contas, não há decisão correta nisso”, disse ele.
“Estou surpreso? Nem muito. Obviamente, é um momento importante da corrida e sinto que muitos fãs são muito rápidos em criticar coisas consideradas controversas. Não estou tão surpreso, mas acho que temos liberdade suficiente para controlar nosso próprio destino no campeonato.”
Lando Norris também comentou que a equipe avaliou o cenário de uma decisão do título: “Discutimos todas essas coisas. Não é algo que precisamos finalizar agora. Claro, foi um ponto de discussão. Foi tudo o que ouvimos de todas as pessoas que nos entrevistaram [em Monza].”
“É algo que foi levantado, é algo sobre o qual todos nós conversamos como equipe, todos nós temos um entendimento muito bom e todos aceitamos. Estamos felizes. Continuaremos trabalhando da maneira que queremos, e é isso que precisamos fazer.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.