Neste sábado (16) Sam Bird faturou a sua primeira vitória com a McLaren. O piloto britânico estava com menos energia que Mitch Evans ou Jake Dennis, mas isso não intimidou o competidor.
Bird aproveitou a última volta da corrida para atacar Mitch Evans da Jaguar, escolhendo o melhor momento e para recuperar a ponta.
Antes do segundo Safety Car a coisa estava um pouco complicada para Bird, pois o piloto da McLaren já tinha gastado o Modo Ataque e seria desafiado pelos adversários. No entanto, após o SC neutralizar a corrida mais uma vez, em decorrência da batida de Nick Cassidy, Mitch Evans e Pascal Wehrlein gastaram a última potência extra atrás do carro de segurança e ficaram em pé de igualdade.
As últimas voltas da corrida foram eletrizantes. Bird que fora usado pelos adversários, passou a jogar contra eles. O britânico foi atrasando as freadas na curva, enquanto deixava Wehrlein e Evans batalharem pelo segundo lugar.
Evans ainda assumiu a dianteira, mas não conseguiu se livrar de Bird. O piloto da McLaren então foi trabalhando para recuperar a ponta, até que viu a oportunidade e saltou para a primeira posição, podendo comemorar a primeira vitória do time britânico na Fórmula E. Este também é o primeiro pódio da história da McLaren, depois que a equipe entrou na categoria ano passado, com a saída da Mercedes.
Após vencer em São Paulo em 2023, Evans esperava repetir a vitória, principalmente após um início de temporada não muito forte, mas precisou se contentar com o segundo lugar.
Oliver Rowland aproveitou o deslize de Pascal Wehrlein e Jake Dennis para assumir o terceiro lugar e faturar um pódio para a Nissan.
Desta forma, o e-Prix de São Paulo de 2024 fica marcado por um excelente resultado para a Nissan, com dois carros usando o seu powertrain no pódio.
A McLaren tinha flertado com o pódio na Arabia Saudita e estava ansiosa por um bom resultado em São Paulo. A vitória foi um excelente resultado para a equipe, mostrando principalmente a evolução que tiveram de uma temporada para a outra.
SAM BIRD.
OUR FIRST-EVER FORMULA E WIN!!!!! pic.twitter.com/aDjGT7v4f0
— NEOM McLaren FE (@McLarenFE) March 16, 2024