Horas após o encerramento do primeiro e-Prix de Misano, Antonio Felix Da Costa é desclassificado. O português tinha faturado a vitória, cruzando a linha de chegada na primeira posição, mas identificaram uma irregularidade em seu carro.
Com o encerramento da corrida, os carros passaram por uma verificação. O dono do carro nº13, foi desclassificado quando identificaram que a mola do acelerador não foi encontrada em conformidade com um dos três itens opcionais declarados.
Por conta da desclassificação, Oliver Rowland que cruzou a linha de chegada na segunda posição, foi promovido para o primeiro lugar, se tornando o vencedor da 6ª rodada.
LEIA MAIS: Em corrida extremamente movimentada, Da Costa lava alma ao faturar vitória no e-Prix de Misano
A vitória era bem importante para Da Costa, principalmente para um piloto que não estava apresentando o melhor rendimento com o carro, desde que o Gen3 foi introduzido. Muito se falava sobre a adaptação de De Casta aos novos carros, mas o piloto português estava evitando desculpas, enquanto simplesmente busca fazer o melhor trabalho possível.
TAG Heuer Porsche's António Félix da Costa has been disqualified from the Misano E-Prix Round 6 as his throttle damper spring was not found in conformity with the regulations.
Nissan's Oliver Rowland inherits the race win. #MisanoEPrix pic.twitter.com/EV31dunsBk
— Formula E (@FIAFormulaE) April 13, 2024
O piloto português tinha começado a prova ocupando a 13ª posição, mas foi crescendo ao longo da corrida. Depois do toque de Pascal Wehrlein com Jean-Eric Vergne, sobrou para Da Costa representar o time em pista.
No início do fim de semana em Misano, a Porsche foi punica com uma multa, pois esqueceram de realizar a declaração das alterações feitas no carro.
Os comissários informação que a Porsche afirmou que a peça – de especificação fornecida pelo fornecedor de chassis Spark – permaneceu inalterada no carro do português desde o início da temporada 2022/23 – sendo o começo da era Gen3.
Era legal correr com a peça na era Gen2, mas a validade foi removida em algum momento no novo conjunto de regras.
A peça deve ter sido listada pela Spark em algum momento no início da era Gen3, mas foi removida em outra circunstância.
Da Costa por fim foi punido, pois por mais que a peça não gere uma vantagem no desempenho, o carro precisa estar em conformidade sempre.
A Porsche entrará com um recurso, pois eles entendem que ocorreu uma mudança no regulamento que não foi comunicada aos times.
Misano E-Prix race winner António Félix da Costa has been disqualified from Round 6 of the ABB FIA Formula E World Championship for a technical breach following an investigation by the FIA. Shortly after the decision was made, TAG Heuer Porsche Formula E Team declared its… pic.twitter.com/gedRgeZFOc
— TAG Heuer Porsche FE Team (@PorscheFormulaE) April 13, 2024