AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Após imbróglio com ex-patrocinadora, Uralkali confirma pagamento e Haas é liberada para deixar a Holanda

A Uralkali acusou o pagamento dos valores devidos pela Haas, além do recebimento do carro definido em acordo. Bens da Haas são descongelados e equipe norte-americana segue viagem para a Itália

A Haas ficou retida em Zandvoort, após o encerramento do GP da Holanda. O time norte-americano tinha realizado o pagamento para a Uralkali (sua ex-patrocinadora), mas precisou aguardar o recebimento da empresa para ser liberada e seguir viagem para a Itália.

Os caminhões contendo o equipamento da Haas permaneceram em Zandvoort, enquanto o material usado pelas outras equipes se destinava à Monza ao final da etapa.

Na última semana, a Uralkali entrou com uma ação nos tribunais holandeses, para que os bens da Haas fossem retidos em Zandvoort, até a equipe cumprir com a devolução do pagamento realizado pelo patrocínio. Em 2021 e o início de 2022, a Haas estampava o nome da Uralkali em seu carro, por conta do patrocínio realizado pela família de Nikita Mazepin. No entanto, após o início da invasão da Rússia na Ucrânia, várias sanções foram impostas ao povo russo.

Em julho, em uma audiência do tribunal de arbitragem suíço, foi determinado que a Haas reembolsasse a Uralkali em parte do pagamento realizado pela empresa, referente ao patrocínio de 2022. O pagamento não fora realizado anteriormente, por conta de todas as sanções que ocorrera.

O tribunal entendeu que a Haas tinha o direito de rescindir o acordo, mas seria necessário devolver parte do saldo pago pela campanha que não teve continuidade, por conta de todos os outros desdobramentos. A Uralkali fez cumprir os seus direitos, já que o time não tinha realizado o pagamento até o final de julho.

Na quinta-feira, a Haas recebeu a visita dos oficiais de justiça que foram contabilizar os bens da equipe. A partir daquele momento eles começaram a conversar com a Uralkali para chegar em um acordo e concluir o pagamento.

Nesta segunda-feira, a Uralkali divulgou uma nota informando que havia informado aos tribunais holandeses de que já havia recebido o pagamento e o carro, além de mencionar o que a empresa rua oferece aos seus consumidores.

“A Uralkali confirma que o recebemos integralmente o pagamento devido pela Haas (incluindo juros e taxas) seguindo a decisão do tribunal de arbitragem suíço. Também conseguimos o carro de corrida que nos era devido sob os termos do acordo de patrocínio”, informaram por comunicado.

“Dessa forma, a Uralkali notificou as autoridades holandesas de que elas podem liberar os bens da Haas da apreensão como medida provisória, e a Haas está livre para se retirar da Holanda.”

Ainda no domingo, a Haas indicou que havia realizado o pagamento, mas a confirmação pela empresa credora foi realizada apenas no início desta semana.

“A Uralkali confirmou o recebimento da transferência financeira da última sexta-feira e, portanto, nossos caminhões receberam autorização para deixar a Holanda e seguir para a Itália imediatamente”, disse Haas em um comunicado.

O breve atraso para deixar a Holanda não deve afetar as operações da Haas para a disputa do GP da Itália.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

  1. Ah, que alívio! Eu já estava recsoso de largarem apenas 18 carros em Monza. Além do pior, lógico, o prejuízo para a Haas. Espero que a equipe consiga se reestabelecer financeiramente.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo